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O que é Arpu? (Receita Média Por Usuário)

QUE É ARPU

A Receita Média por Usuário (ARPU), que se traduz como média de receita por usuário, é a receita média que uma empresa obtém em relação aos seus clientes. É calculado dividindo a receita em um determinado período pelo número de usuários ativos no período.

Ou seja, temos a seguinte proporção:

No denominador usamos o número médio de clientes. Isso porque a quantidade de usuários vária diariamente. Então, se procuramos o dado mensal, por exemplo, o mais acertado é calcular a média diária para esse período de 30 dias.

O ARPU é uma medida bastante útil para empresas de telefonia móvel, ao permitir analisar não apenas a relação entre as vendas e os clientes que a empresa possui, mas quanto os usuários efetivamente contribuem.

Outros setores que utilizam este indicador são as redes sociais e os meios de comunicação. Dessa forma, o ARPU permite ter uma ideia do consumo médio realizado pelos clientes. Assim, com base nisso, podem ser tomadas decisões nas estratégias de marketing e vendas.

Alguns exemplos de empresas para as quais o indicador ARPU pode ser útil são a App Store da Apple, Twitter, WhatsApp, Jogos F2P (grátis para jogar), etc.

O ARPU é um dos chamados KPIs (key performance indicator) ou indicadores-chave em marketing.

Vantagens e desvantagens do ARPU

Algumas vantagens do ARPU podem ser:

  • Permite tomar decisões de negócios, ou seja, é muito útil internamente na empresa.
  • Permite ao investidor tomar a decisão de onde colocar seu capital, embora, vale ressaltar, só se possa comparar os indicadores de duas empresas concorrentes que pertençam ao mesmo setor e preferencialmente que tenham um modelo de negócio similar, por exemplo, de assinaturas mensais.
  • Ajuda a ter uma avaliação da empresa e a gerar uma ideia de seu potencial de crescimento.
  • O ARPU é especialmente interessante para a tomada de estratégias focadas em otimizar os recursos da empresa.

No entanto, também existem algumas desvantagens:

  • Não permite observar certos detalhes importantes, por exemplo, uma rede social pode ter muitos assinantes. No entanto, se uma grande porcentagem deles interage pouco dentro da plataforma ou entra muito raramente, isso representa um grande problema para os anunciantes que buscam o maior número possível de visualizações.
  • Outros indicadores podem ser mais relevantes que o ARPU. Por exemplo, temos a taxa de abandono (churn rate), que reflete a quantidade de usuários que deixam a empresa, provavelmente para a concorrência. Da mesma forma, o crescimento (novas receitas) no número de usuários pode ser valioso.
  • Não podemos deixar de mencionar que o resultado do ARPU pode ser distorcido se o período de faturamento dos clientes não for uniforme. Talvez todos paguem uma assinatura mensal. No entanto, se alguns pagam a cada três meses, pode haver uma distorção ao estimar o ARPU mensal. Por exemplo, se eu calcular o ARPU de maio, posso estar deixando de lado as receitas provenientes daqueles clientes que em abril pagaram pelo período de abril a junho.

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