O que é o Rally de Natal na bolsa?

Rally de Natal, como o próprio nome indica, ocorre no Natal (final de dezembro-início de janeiro), e consiste basicamente em um padrão sazonal em que se considera que o mercado de ações vai subir nas últimas 5 sessões do ano e nas duas primeiras do próximo ano.

rally de natal

Possíveis explicações para o Rally de Natal

Existem diferentes razões pelas quais o Rally de Natal pode ocorrer, como:

  • Aumento dos gastos nessas datas comemorativas
  • Por práticas fiscais no final do ano
  • Para atingir os objetivos estabelecidos pelos corretores
  • Para tentar “maquiar” os valores para o fechamento das contas anuais

Quando chega janeiro, quer os objetivos tenham sido alcançados ou não, deve-se considerar novamente a obtenção do benchmark do zero, por isso o apetite por risco aumenta e tende-se a vender o que foi adquirido em novembro-dezembro.

Isso é chamado de “Efeito janeiro”, no qual podemos observar que se a bolsa registra ganhos no final da quinta sessão do ano em relação ao fechamento do ano anterior, o exercício será otimista e vice-versa.

Padrões sazonais semelhantes do mercado de ações

  1. Efeito Janeiro: Este fenômeno se refere a um aumento nos preços das ações que geralmente ocorre em janeiro. Acredita-se que isso se deve à venda de ações para a realização de perdas fiscais no final do ano anterior, seguida de uma recompra em janeiro.
  2. Efeito Segunda-Feira: Historicamente, as segundas-feiras costumam ser dias em que as bolsas experimentam quedas. Isso pode estar relacionado ao ajuste do mercado a notícias e eventos que ocorreram durante o fim de semana.
  3. Efeito Outubro: Outubro é conhecido por ter sido o mês de alguns dos piores colapsos do mercado na história, incluindo a Quinta-Feira Negra de 1929 e a Segunda-Feira Negra de 1987. Isso às vezes leva a uma maior cautela entre os investidores durante este mês.
  4. Efeito Final do Mês: Alguns estudos sugerem que as ações tendem a ter um desempenho melhor durante os últimos dias de cada mês e os primeiros dias do mês seguinte. Isso pode ser devido às estratégias de investimento institucional e à reinvestimento de dividendos.
  5. Efeito dos Quatro Dias Antes de um Feriado: As ações frequentemente mostram um desempenho positivo nos dias de negociação imediatamente antes dos feriados, possivelmente devido ao otimismo geral e à menor atividade de negociação.
  6. Efeito dos Seis Meses Favoráveis: Conhecido também como a estratégia “Venda em maio e saia”, refere-se à tendência de que os mercados de valores têm um desempenho melhor entre novembro e abril do que entre maio e outubro.

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