Bolsa
Gostaria de consultar como são compostos os portfólios de grandes investidores? E seus movimentos? dataroma.com torna isso possível.
No artigo que apresentamos a seguir, analisamos uma das ferramentas mais consultadas pelos gestores profissionais. Mas, o que talvez você não saiba é que está ao alcance de todos. Se continuar lendo, poderá descobrir como funciona o dataroma.com e a quantidade de informações que pode fornecer para tomar decisões de investimento.
Graças ao dataroma.com qualquer pessoa tem ao seu alcance a pesquisa sobre os movimentos de portfólio realizados por investidores renomados e gestores de fundos de investimento e hedge funds, como por exemplo Warren Buffett (não é um exemplo aleatório, seu portfólio está realmente registrado na lista de dataroma.com).
Este site mostra a composição e os últimos movimentos realizados pelos “superinvestidores”. Em resumo, dataroma.com realiza um rastreamento e acompanhamento dos portfólios dos grandes gestores e investidores. O que antes eram dados desconexos e de difícil acesso, agora são apresentados de forma ordenada e clara.
Além disso, dataroma.com oferece as seguintes utilidades:
A importância dessa informação é evidente. Trata-se de um portal que permite observar como o dinheiro inteligente se comporta. Seja para reproduzir suas decisões (mesmo que em menor escala) ou para ter uma melhor compreensão de como essas grandes figuras das finanças tomam decisões; qualquer investidor, por menor que seja, além de suas próprias análises, tem à sua disposição as operações dos "superinvestidores" (como o próprio portal os chama).
Vamos imaginar que se pretende investir usando uma estratégia de valor. Com dataroma.com, você poderá acompanhar um dos portfólios que seguem essa abordagem de investimento. Também poderia ser analisado quais ações são as mais apreciadas por esse tipo de pessoa.
Quanto às desvantagens, propriamente ditas, não existem (esse tipo de informação é sempre bem-vinda). No entanto, se tivéssemos que dizer algo contra essa ferramenta informativa, seria apenas que dataroma.com se encarrega de apresentar informações somente sobre ações de empresas. Ativos de renda fixa ou de outra natureza são deixados de fora.
Por outro lado, os investidores que são seguidos geralmente têm um horizonte de investimento de médio ou longo prazo (pelo menos 3 anos). Portanto, os traders puros são descartados, aqueles que apenas realizam manobras especulativas de curto prazo.
E para colocar algum outro "mas"; seria apenas que os grandes investidores, por razões práticas, tendem a alocar mais capital para empresas de grande capitalização de mercado. Portanto, esses tipos de portfólios são tendenciosos para esses tipos de valores. No entanto, não há dúvida de que é um portal de grande utilidade.
Para dizer a verdade, a estética da página não é tão atraente quanto deveria ser. No entanto, dada a sua grande utilidade, essa questão pode ser ignorada (não é que fica em segundo plano, é que se torna irrelevante). Para facilitar o seu uso, expomos o funcionamento do dataroma.com.
De acordo com o menu que podemos encontrar na parte superior do portal, ele tem as seguintes seções.
Nesta página, a de entrada, encontramos uma extensa lista do que dataroma.com chama de "Superinvestidores" (como mencionado, são investidores e gestores de grande relevância). Está ordenado de acordo com a atividade recente que realizaram.
Clicando em qualquer um deles, você acessa diretamente os dados do seu portfólio:
Além da listagem, na parte direita da tela também podemos observar informações sobre os valores favoritos dos superinvestidores. Abaixo da listagem dos portfólios, são mostradas as últimas compras significativas de pessoas com informações privilegiadas.
Deve-se notar que as informações sobre as participações acionárias nos portfólios são fornecidas no meio de cada trimestre, portanto, dataroma.com mostra o calendário de investimentos do trimestre imediatamente anterior. É conveniente ter em mente essas questões, pois os preços dos valores, como se sabe, flutuam diariamente e podem ter sofrido alguma modificação significativa.
Nesta seção de dataroma.com, como o próprio nome indica, podemos observar os comentários, vídeos, declarações, escritos e outras comunicações públicas feitas pelos gestores dos grandes portfólios.
É interessante para estar ciente de seus ensinamentos, suas perspectivas e tudo o que eles podem nos oferecer. Muitas vezes, pode-se encontrar mais informações lendo nas entrelinhas do que nas declarações diretas.
De qualquer forma, sempre se encontra algo instrutivo observando esta aba de dataroma.com. Por exemplo, por que John Goetz (da Pzena Investment) prefere investir na Volskwagen em vez da Tesla. Em geral essa comunidade se comunica em inglês.
A aba “Superinvestors” do dataroma.com na verdade mostra os investidores e seus portfólios (como na Home). A diferença é que neste caso organiza as informações em ordem alfabética e mostra uma tabela com o valor do seu portfólio, o número de ações e as dez principais posições do portfólio. De qualquer forma, se você clicar no portfólio do superinvestidor, terá acesso às informações relacionadas a ele.
Se você clicar em qualquer um dos valores, terá acesso direto à informação do mesmo, incluindo os “superinvestidores” que o possuem, em que percentual, sua atividade recente, etc. Isso é aplicável a todas as seções do dataroma.com onde os tickers das ações aparecem.
A aba “Atividade” nos leva de volta à lista de portfólios, ordenada em ordem alfabética. Neste caso, a tabela mostra as 10 principais compras e vendas de cada um desses grandes investidores durante o último trimestre.
Por exemplo, podemos observar como Charlie Munger, braço direito de Warren Buffet mas neste caso gestor da Daily Journal Corp., não fez nenhuma compra ou venda durante o quarto trimestre de 2020.
Essa informação pode ser ampliada com o portfólio e o restante dos dados que o dataroma.com oferece para fazer uma análise mais completa de por que essas compras e vendas significativas foram realizadas.
Esta seção organiza as informações do ponto de vista das ações que compõem o índice S&P 500. Precisamente, é um quadro no qual se podem ver os tickers dos diferentes valores e verificar, individualmente, as seguintes informações:
Podemos apreciar na imagem anterior que existem valores do Standard & Poor’s 500 que não fazem parte de nenhum portfólio dos grandes investidores (aqueles em branco). Por outro lado, empresas como Facebook, Google (Alphabet Inc.) ou Amazon estão muito presentes.
Esta seção de datorama.com também está focada em ações individuais e não em portfólios. Mostra-nos as empresas que os grandes investidores possuem, bem como estatísticas relativas ao setor de atividade, último preço conhecido em que os investidores ainda mantinham o valor, a porcentagem máxima, etc.
A particularidade desta seção é que permite estabelecer um filtro da porcentagem mínima que uma empresa deve ter em, pelo menos, um dos portfólios dos grandes investidores.
As estatísticas setoriais são interessantes, graças a elas, podemos saber que (no momento em que estas linhas são escritas) o setor que tem mais presença nos portfólios é o financeiro, seguido pela tecnologia e cuidados de saúde.
Esta seção simplesmente mostra um histórico das operações realizadas, ordenadas cronologicamente.
Podemos verificar os movimentos de valores realizados em cada um dos portfólios, bem como se predominam as compras ou vendas e quais ações são as protagonistas (além do valor e preço).
Estamos diante de outra grande utilidade do dataroma.com: as operações dos “insiders”. Ou seja, aquelas pessoas que pertencem à própria empresa e que têm presença em sua gestão. Portanto, eles têm acesso a informações privilegiadas.
Nesta aba, as informações são mostradas através de uma série de filtros para observar este tipo de operações:
Os dados dos insiders são importantes, pois são pessoas informadas. No entanto, as compras são especialmente significativas, pois são um sinal de confiança (as vendas, por outro lado, podem ser devidas a vários motivos. Embora também possam lançar alguma luz). Nesse aspecto, dataroma.com mostra ser um portal completo e útil.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.