Trading
As criptomoedas existem há mais de uma década. Com elas surgiram projetos muito interessantes e que oferecem soluções concretas para a vida das pessoas em todo o mundo. Mas também há outros que escondem intenções maliciosas e não têm uma utilidade real, a não ser beneficiar alguns poucos.
Uma das fraudes mais comuns no mundo das criptomoedas são os rug pulls. É um método usado para enganar investidores que, de boa fé, decidem apostar em um projeto jovem que, no final, acaba por decepcioná-los fortemente.
Rug pull (em português ‘puxão de tapete’) é um termo usado no mundo das criptomoedas para descrever uma situação em que os desenvolvedores de um projeto o abandonam repentinamente, levam os fundos dos investidores e desaparecem sem deixar rastro. Isso geralmente resulta na perda total do investimento.
Os rug pulls podem ocorrer em qualquer tipo de projeto de criptomoeda: exchanges, mercados de NFT, pré-vendas de tokens, entre outros. Em 2017, foram algo comum durante o frenesi das ICOs (ofertas iniciais de moedas), um esquema no qual os investidores compravam tokens pré-minados (pré-fabricados) de um projeto para apoiar seu desenvolvimento e se tornarem acionistas quando ele começasse a gerar lucros.
Claro, o primeiro passo de um rug pull é a criação de um projeto. Aqui, não se economiza esforços nem adjetivos grandiosos; promete-se uma solução para quase todos os males (econômicos, sociais e de qualquer outro tipo) presentes na sociedade. A ideia é chamar a atenção e que muitas pessoas saibam do que se trata, ou melhor, pelo menos uma parte disso.
Depois vem uma das fases mais importantes de um rug pull, que é a atração de investidores.
Para isso, costuma-se recorrer à manipulação do preço de um token (para que suba) e a estratégias publicitárias agressivas, por exemplo, através de redes sociais. Fingir que se tem uma "grande comunidade" é um ingrediente-chave na fórmula para inflar a suposta demanda.
Quando a fase publicitária e de arrecadação termina, começam os passos finais. Os desenvolvedores do projeto desaparecem com o dinheiro dos investidores, que não têm outra opção a não ser recorrer à Justiça para denunciar a fraude e reivindicar o reembolso de seus fundos.
Existem alguns projetos que praticamente têm a etiqueta "rug pull" colada na testa. Sua organização é duvidosa mesmo à primeira vista e a desconfiança é a resposta natural de qualquer investidor com alguma experiência no ecossistema.
No entanto, outros estão melhor camuflados e são mais difíceis de identificar. Muitas vezes, eles até recebem o apoio de pessoas populares ou famosas que (provavelmente sem saber) acabam contribuindo para este negócio perigoso para os investidores.
Alguns aspectos fundamentais que devem ser avaliados para identificar um rug pull são os seguintes:
Existem algumas medidas que você, como investidor, pode usar para se proteger de um rug pull. A primeira delas é a que foi mencionada no ponto anterior, pesquisar. Todos os pontos mencionados e qualquer outro que você tenha à sua disposição serão úteis.
Você também pode se guiar pelas opiniões dos especialistas. Atualmente, as redes sociais permitem um contato direto com pessoas que realmente sabem do assunto e estão dispostas a compartilhar seu conhecimento com aqueles que precisam para criar um ecossistema mais seguro para todos. Lembre-se de que o fato de um projeto ser anunciado na internet ou em meios de comunicação tradicionais não necessariamente significa sua integridade ou reputação. Às vezes, trata-se apenas de dedicar um orçamento generoso à parte de marketing e publicidade para aparecer em o maior número de lugares possível.
Finalmente, na medida do possível, é recomendável recorrer às plataformas, wallets e protocolos em geral com maior reputação e história. Costuma acontecer que as grandes inovações que prometem os rug pulls não são mais do que "adornos" e, na verdade, esses projetos acabam oferecendo o mesmo que já existe em outros mais confiáveis, até mesmo em termos de investimento para gerar renda passiva.
De qualquer forma, se um projeto parecer sério e você decidir investir nele, procure diversificar seu portfólio. Ou seja, "não coloque todos os ovos em uma única cesta". Além disso, nunca invista dinheiro que você não esteja disposto a perder ou que precise para seus gastos básicos. Por fim, documente tudo o que puder, com comprovantes e capturas de tela, caso você precise desta informação no futuro.
Como se fosse um trabalho ou uma relação tóxica, os rug pulls apresentam algumas "bandeiras vermelhas" que deveriam nos chamar a atenção antes de investir dinheiro neles. Afie seus sentidos para identificar qualquer um dos seguintes:
Se você foi vítima de um golpe de rug pull, mantenha a calma. Há várias ações que você pode seguir para tentar consertar a situação.
Como se trata de uma ação premeditada pela outra parte, entrar em contato com o suporte da plataforma em questão provavelmente não surtirá efeito. No entanto, você pode entrar em contato nas redes sociais com outros usuários para saber se eles tiveram a mesma experiência. Se sim, é possível se organizar para fazer uma reclamação coletiva e, se necessário, dividir os custos do processo judicial.
Justamente, o próximo passo será informar às autoridades sobre o que aconteceu. A polícia ou as agências de proteção ao consumidor costumam ser a melhor forma de começar essas reclamações. Também um advogado especializado em direito comercial pode aconselhá-lo sobre o assunto.
Algo muito importante é ter toda a documentação à sua disposição. Dados de registro, transações, depósitos, saques; tudo o que você fez e todas as interações com os estelionatários serão úteis. Tenha cuidado, pois nos rug pulls é muito comum que os acessos dos usuários sejam revog. O jogo do Calamar foi um rug pull realizado através de um token temático da série "O jogo do Calamar".
Por fim, é importante que as vítimas de rug pulls compartilhem suas experiências. Dessa forma, será mais fácil prevenir que mais pessoas sejam prejudicadas por esse tipo de estratégia fraudulenta no futuro.
Os governos de todos os países têm regulamentação para empresas que oferecem serviços financeiros em seu território. Normalmente, eles são supervisionados por entidades relacionadas ao Banco Central, que são responsáveis pela regulamentação de suas atividades e serviços oferecidos ao público.
Outro ponto importante para prevenir os rug pulls são as auditorias. Estes processos de revisão realizados por especialistas permitem ter uma maior certeza (mas não absoluta) da confiabilidade econômica e técnica de um projeto.
Por exemplo, as empresas que emitem stablecoins podem se submeter a auditorias para provar as reservas que respaldam o criptoativo. Por outro lado, os protocolos de finanças descentralizadas (DeFi) podem fazer auditoria de seu código para provar que é seguro e que não há uma "porta dos fundos" para que alguém leve os fundos à discrição.
Finalmente, as empresas do mercado de criptomoedas decidiram tornar públicas suas reservas através das chamadas provas de reservas ou provas de solvência. Trata-se de documentação (off-chain e on-chain) que a empresa publica para dar confiança aos seus clientes e mostrar-lhes onde investem ou armazenam os seus poupanças. Este tipo de provas tornou-se frequente e importante após as falências de gigantes do mercado, como FTX, Celsius e Three Arrows Capital.
Além dos rug pulls, outras fraudes que existem no mundo das criptomoedas são:
Como explicado anteriormente, em um rug pull os criadores ou líderes de um projeto desaparecem e levam consigo o dinheiro dos investidores. Isso geralmente acontece de forma repentina e sem aviso.
Assim como outros tipos de golpes, os rug pulls se baseiam na confiança. As pessoas enganadas depositam seu dinheiro em um projeto em que confiam. Ao contrário do phishing, por exemplo, não é necessário nenhum link malicioso ou software que rouba informações, mas sim estratégias de convencimento e engano para que o público acredite nas mentiras dos golpistas.
Os projetos de criptomoedas podem adotar diferentes métodos para prevenir os rug pulls e, além disso, para mostrar que são confiáveis e sérios.
Um deles foi mencionado antes, e são as auditorias. Estas podem ser do tipo técnico, ao auditar o código de um contrato inteligente; legal, ao revisar os termos e condições de uma empresa; ou contábil, ao fazer um controle dos fundos que administra uma empresa ou das reservas que respaldam uma stablecoin. Periodicamente, Tether publica auditorias das suas reservas de stablecoin USDT, líder do mercado.
Por outro lado, também pode servir o uso de contratos inteligentes — desde que estejam bem feitos e não contenham “portas de escape” para que seus criadores roube os fundos unilateralmente. Dessa forma, limita-se a ação humana e automatizam-se funções que só ocorrerão caso se cumpram as condições necessárias para isso.
Ou seja, se você fizer staking de uma criptomoeda, seus fundos só ficarão disponíveis após o tempo de bloqueio determinado de antemão. Nem você nem os criadores do projeto deveriam poder retirá-los antes do tempo.
Em última instância, toda a informação que um projeto possa colocar à disposição do público — sem prejudicar sua privacidade, claro — ajudará a aumentar a transparência e a credibilidade para os investidores.
Se você for investir em um projeto de criptomoedas, necessariamente você precisa fazer uma pesquisa prévia. Nesse processo, você deve se certificar de que o time de desenvolvedores tem prestígio e trajetória no campo, que o projeto tem uma linha de tempo com objetivos alcançáveis e procurar a opinião de outros usuários ou investidores.
Além disso, é recomendável auditar o projeto se você for capaz de fazê-lo ou consultar se uma empresa ou especialista já o fez e verificar os resultados.
Tenha em mente que projetos novos são mais arriscados do que aqueles que estão no mercado há mais tempo. Como recomendado anteriormente, não invista quantias de dinheiro que não esteja disposto a perder.
A primeira criptomoeda, o bitcoin, nasceu em 2009. Desde então, milhares de criptoativos surgiram; muitos deles são sérios e têm metas claras, mas outros não passam de tentativas de ganhar dinheiro às custas de outras pessoas.
As fraudes com criptomoedas, incluindo os rug pulls, minam a confiança do ecossistema para o "mundo exterior". Portanto, dificultam a captação de novos usuários e impedem a adoção de criptomoedas, que certamente podem oferecer soluções reais para problemas cotidianos das pessoas.
Do ponto de vista institucional, a existência de rug pulls e outros tipos de fraudes - que, em alguns casos, causam perdas milionárias - promove regulamentações mais rígidas para as criptomoedas e sua indústria. Da mesma forma, também afasta possíveis investidores institucionais, que são importantes para a proliferação de startups que promovem o avanço tecnológico e, assim, aumentam a segurança e eficiência das redes e suas criptomoedas.
É difícil estimar um montante de dinheiro perdido devido aos rug pulls, pois esses manobras ocorrem em todo o mundo e, de acordo com relatórios, cada vez com mais frequência. No entanto, pode-se afirmar que milhões de dólares são perdidos todos os anos como resultado disso.
De acordo com dados da plataforma de análise CipherTrace, perdas de cerca de 400 milhões de dólares foram causadas por fraudes de criptomoedas no primeiro trimestre de 2021. Além disso, um relatório recente da empresa de análise de blockchain Chainalysis descobriu que as fraudes de criptomoedas, incluindo os rug pulls, representaram 0,4% do volume total de transações com criptomoedas em 2020.
Além de gerar perdas econômicas significativas para muitas pessoas, os rug pulls freiam o avanço do mercado de criptomoedas em geral. Isso se deve ao fato de que eles deterioram a confiança dos potenciais investidores e despertam a desconfiança dos reguladores. Por isso, é fundamental encontrar métodos eficazes para prevenir este tipo de ações fraudulentas.
O termo rug pull refere-se especificamente a fraudes na indústria das criptomoedas com as características mencionadas acima. No entanto, existem metodologias semelhantes em outras áreas que recebem outros nomes, como estafa de saída ou estafa de retirada. Basicamente, trata-se de negócios nos quais os fraudadores enganam seus clientes ou investidores para receber pagamentos ou investimentos em troca de um bem ou serviço que, finalmente, não oferecem.
Além disso, os pump-and-dump também podem ocorrer nos mercados financeiros tradicionais, com ações de qualquer empresa. No campo das criptomoedas, muitas vezes a falta de informação ou de regulamentação favorece esses projetos fraudulentos. O anonimato e a distância imposta pelo mundo digital também são benéficos para os criminosos.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.