logo RankiaBrasil

Afinal, quem é Bill Gates? Conheça um dos homens que mudou a história

quem é Bill Gates?

Cofundador da Microsoft, visionário, com um intelecto acima da média, o maior filantropo do mundo, criador dos sistemas operacionais MS-DOS e Windows… William Henry Gates terceiro…. Mais conhecido como Bill Gates.

Ele é um dos homens mais ricos do mundo conforme a revista Forbes e seus comentários e declarações sempre despertam interesse e controvérsia

História de Bill Gates

Bill Gates, cujo nome verdadeiro é William Henry Gates III, é um empresário e filantropo americano, nascido em Seattle em 28 de outubro de 1955, conhecido não apenas por seu papel como investidor, mas também por sua atividade como inventor e programador de computadores.

Família Bill Gates

Bill cresceu em Seattle com suas duas irmãs. Seu falecido pai, William H. Gates Sr., foi um advogado de Seattle e um dos co-presidentes da Fundação Bill e Melinda Gates e sua falecida mãe, Mary Gates, era professora de escola, regente da Universidade de Washington e presidente da United Way International.

Estudos

Com apenas 13 anos, ele criou seu primeiro software. Um jogo clássico de lápis e papel, que alguns de vocês conhecem como TicTacToe, Três em linha ou Três em linha. Com um computador General Electric, ele adaptou este jogo e também conseguiu que se pudesse jogar contra o próprio computador.

A informática era definitivamente a sua coisa, ele a dominava tanto que durante o ensino médio acessou o software da escola para poder coincidir com o maior número de meninas possível e ter as sextas-feiras livres.

Claro, ele conseguiu por seus próprios méritos pontuações perfeitas, algo incomum, e acabou em Harvard estudando para ser advogado. Isso durou muito pouco e apenas dois anos após ter ingressado, ele saiu para se dedicar à empresa que o tornaria um dos milionários mais influentes do mundo aos 26 anos: Microsoft.

Por que Bill Gates é admirado?

Bill Gates foi o fundador, com Paul Allen, da Microsoft, a maior empresa de software para equipamentos eletrônicos do mundo, que ele mesmo fundou com Paul Allen.

Biografia de Bill Gates

Bill Gates e Microsoft

Se por algo é conhecido Bill Gates, é pelo seu papel na revolução do computador pessoal através de sua empresa Microsoft.

A Microsoft nasce da associação entre Bill Gates e Paul Allen, que após alcançar um acordo em 1975 com a empresa MITS para distribuir seu intérprete Altair BASIC, decidiram nomear sua associação como” Micro-Soft” (Para registrá-la um ano mais tarde com o nome comercial de Microsoft).

Em 1976 a Microsoft se torna independente da MITS para continuar desenvolvendo seu próprio software de linguagem de programação. O grande salto da empresa ocorreu em 1980 quando a Microsoft aceitou escrever o intérprete BASIC para a IBM e entregar o sistema operacional conhecido como PC DOS, com o qual a imprensa começou a destacar a influência da Microsoft no setor.

Outro dos fatos mais relevantes da empresa foi quando em 1985 foi lançado o Microsoft Windows, a primeira versão comercial da empresa de sua conhecida interface gráfica baseada em sistema de janelas.

O papel de Bill Gates na Microsoft ao longo de todos esses anos foi principalmente o de cuidar da estratégia de produto da empresa, aumentando sua gama de produtos e se posicionando muito bem no mercado para posteriormente defender essa posição em relação aos seus concorrentes.

Apesar da grande responsabilidade que assumiu nos primeiros anos da Microsoft, onde além de supervisionar os detalhes do negócio, revisava todas as linhas de código e até as reescrevia e seu papel como desenvolvedor de software. Bill Gates tem sido mais reconhecido por seu trabalho como administrador e executivo da empresa ao longo de sua história.

Nos últimos anos, Bill Gates tem se afastado das operações do dia a dia da Microsoft, para finalmente anunciar em 4 de fevereiro de 2014 que deixaria seu cargo como CEO em favor de Satya Nadella para se tornar um consultor tecnológico e ter mais tempo para se concentrar em trabalhos filantrópicos.

Bill Gates e Steve Jobs

A guerra entre Steve Jobs e Bill Gates foi latente por muitos anos. De fato, Steve Jobs contratou a Microsoft para desenvolver aplicativos de texto para Macintosh.

O problema é que Jobs pensava ser possível que as intenções de Gates fossem copiar o sistema operacional, então a relação entre eles acabou se rompendo com o surgimento do Windows. Gates copiou a ideia de Jobs?

A realidade é que não, porque a ideia veio da empresa Xerox, então se pode dizer que ambos copiaram a ideia desta empresa, que foram os primeiros a usar a metáfora de desktop e uma interface gráfica de usuário, bem como um mouse.

Algumas declarações de Steve Jobs foram: “Bill Gates é um homem pouco imaginativo que nunca inventou nada. Ele roubou descaradamente as ideias de outras pessoas. Ele seria um cara mais aberto se ele tivesse experimentado ácido uma vez”.

E, por outro lado, Gates declarou sobre Steve Jobs: “ele é uma pessoa estranha e um ser humano defeituoso”.

O trabalho filantrópico de Bill Gates

Bill Gates também é conhecido por seu grande interesse em trabalho filantrópico. Em 1994, ele criou a fundação”William H. Gates” e formou posteriormente com sua esposa em 2000 a ”Fundação Bill e Melinda Gates”, na qual anunciaram a primeira rodada de Gates Millennium Scholars, parte de um esforço de $ 1,000 milhões para ajudar 20,000 jovens a pagar a universidade nas próximas duas décadas.

Esta Fundação foi reconhecida em 2013 como a fundação de caridade mais rica do mundo, com ativos avaliados em mais de 34 bilhões de dólares e desde 2007 o casal doou mais de 28 bilhões para fins de caridade, além disso, ambos planejam doar 95% de sua riqueza para a caridade.

O grande interesse de Bill Gates pela filantropia foi originado pela influência de David Rockefeller, a quem Gates admira por suas obras de caridade.

Além do trabalho da fundação, Bill assumiu separadamente alguns projetos para abordar questões que lhe interessam, como a entrega de energia limpa para todos que precisam. Em todo o seu trabalho, com a fundação e outros, ele se concentrou no que ele chama de filantropia catalíticainvestimentos em inovações que melhorarão a vida dos mais pobres. São soluções para problemas em que os mercados e os governos investem pouco.

Adicionalmente, em 2018 Bill uniu forças com um grupo de filantropos para criar o Diagnostics Accelerator, um programa destinado a encontrar uma maneira de diagnosticar o Alzheimer.

Gates e as pandemias

Seu nome se tornou uma tendência todos os dias, devido à popularidade da palestra que deu em 2015, onde alertou que uma crise de saúde poderia ocorrer devido a vírus desconhecidos.

Desde então, ele se dedicou a divulgar sobre esses assuntos, sugerindo medidas e financiando projetos de pesquisa.

Em 2022, ele deu outra palestra Ted por ocasião do lançamento de seu novo livro sobre o tema.

Livros de Bill Gates e recomendados

Bill Gates também se dedicou a escrever livros e até agora publicou vários deles

  • ”O caminho a percorrer'‘ publicado em 1995 e no qual fala sobre a revolução do computador pessoal e o futuro da informática.
  • ”Business @ a velocidade do pensamento” publicado em 1999 e onde fala sobre como aproveitar as infraestruturas e as informações da rede para obter vantagens em relação à concorrência.
  • "Como prevenir a mudança climática?" publicado em 2020
  • "Como nos antecipar à próxima pandemia?" publicado em 2022, onde discute a criação de um grupo especial para nos prevenir da próxima pandemia

Ele também lança uma lista todos os anos dos livros que mais o impactaram. Estas foram suas recomendações no ano passado:
A Thousand Brains: A New Theory of Intelligencepor Jeff HawkinsPoucos assuntos capturaram a imaginação dos escritores de ficção científica como a inteligência artificial. Se você está interessado em aprender mais sobre o que pode ser necessário para criar uma verdadeira IA, este livro oferece uma teoria fascinante. Hawkins pode ser mais conhecido como o co-inventor do PalmPilot, mas ele passou décadas pensando nas conexões entre neurociência e aprendizado de máquina, e não há melhor introdução ao seu pensamento do que este livro.

  • The Code Breaker: Jennifer Doudna, Gene Editing, and the Future of the Human Race, por Walter Isaacson.
  • Klara and the Sun, por Kazuo Ishiguro.
  • Hamnet, por Maggie O’Farrell.
  • Project Hail Mary, por Andy Weir.

Filmes e documentários sobre Bill Gates

  • Em 2020, foi lançado o documentário da Netflix Inside Bill's Brain: Decoding Bill Gates. A série de três partes que contou a história da vida de Bill desde a infância até a Microsoft e seu trabalho atual.
  • Você também pode encontrar no PrimeVideo o documentário Bill Gates: Tycoon Story

Revista Forbes

Nas listas da Revista Forbes, Bill Gates ocupa as seguintes posições:

  • Nº 4 Forbes 400 2021
  • Nº 4 Bilionários 2021
  • Nº 7 Pessoas Poderosas 2018
  • Nº 1 Os mais ricos em tecnologia 2017.
  • Baixas comissões de trading.
  • Ampla gama de produtos.
  • Juros de até 4,83% em contas em USD e 3,49% em euros.
Visitar

Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.

Melhores corretoras

A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.

Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.

Publicidade