logo RankiaBrasil

Bolhas Financeiras: John Law e a Companhia do Mississippi

Bolhas Financeiras mississipi

A história sempre se repete, aceite, é assim e continuará sendo.

Apesar de o ser humano ter avançado mais do que nunca nos últimos 50 anos, continuamos cometendo os mesmos erros que fazíamos na época de Isaac Newton.

Conhecemos a lei da gravidade, mas a maçã continua caindo na nossa cabeça, uma e outra vez e continuamos pensando ser a primeira vez. Precisamente por isso, é tão interessante conhecer alguns capítulos da história da bolsa de valores.

Qualquer semelhança nas bolhas que você lerá a seguir, com o que você viveu nos últimos meses é pura coincidência.

Bolhas Financeiras Séculos XVII-XVIII

Uma das leituras mais agradáveis que você pode encontrar é o livro Delírios Populares Extraordinários e a Loucura das Massas, escrito por Charles Mackay, que reflete três episódios de loucura especulativa mais antigos que se lembram

  1. O projeto do Mississippi
  2. A bolha da South Sea Company
  3. A tulipomania ou bolha dos tulipanos

O projeto do Mississippi

Esta é a história de como um escocês viciado em jogos de azar, culpado de assassinato, acabou arruinando a França.

Quem foi John Law?

Esta é a história de John Law.

Nasceu em Edimburgo em 1671. Foi ourives e banqueiro, acumulando um patrimônio considerável e sendo conhecido como Law de Lauriston.

Após a morte de seu pai, mudou-se para Londres, tornando-se um frequente frequentador de casas de apostas, onde acumulou uma boa fortuna, mas o nível de risco que assumia era tão alto que acabou tendo grandes perdas.

Seus problemas amorosos o levaram a um duelo contra um nobre chamado Mr Wilson, do qual o segundo não sairia vivo.

Fugiu para o continente, onde por alguns anos vagou por Amsterdã e cidades próximas, tentando a sorte nas casas de jogo.

Retornou à Escócia em 1700 onde fundou o Banco Hipotecário da Terra, conhecido pelos locais como banco de areia.

John Law fugiu da Escócia depois de não conseguir convencer seus compatriotas a criar um Banco da Terra que emitisse papéis pela mesma quantidade de terras que possuíam.

Na França, encontrou um país à beira da falência, com um monarca de 7 anos e um regente disposto a tudo para salvar a situação do país e com pouca vontade de ser ele quem buscasse uma solução.

Qual era a ideia de negócio de Law?

A ideia de Law era criar um banco que emitisse créditos para financiar o Estado com o respaldo das terras. Foram emitidas 12 mil ações e em pouco tempo valorizaram 15% enquanto o dinheiro do Estado era cotado com um desconto de 78%

O banco de Law obteve o monopólio da venda de tabaco, o direito exclusivo de refino de ouro e prata e finalmente se tornou o Banco Real da França.

O regente violou a principal norma para a credibilidade de um sistema monetário e emitiu mais papel do que seus ativos tinham para respaldá-lo

Criação da Companhia do Mississippi

Diante do sucesso, Law foi um passo além e propôs a criação de uma empresa que detivesse o privilégio exclusivo do comércio com o grande rio Mississippi e a província de Louisiana em sua margem ocidental.

A tese era que os metais preciosos eram abundantes e a empresa, respaldada pelos lucros de seu comércio exclusivo, seria a única que coletaria impostos e cunharia moeda.

Foram emitidas cartas patentes, e a empresa foi constituída em agosto de 1717.

Em 1719, foi promulgado um decreto que concedia à Companhia o privilégio de comércio exclusivo com as Índias Orientais, China e os Mares do Sul, e todas as possessões da Companhia Francesa das Índias Orientais, fundada por Colbert.

Foi proposto pagar 200 libras de dividendo anual de um nominal de 500 (40% de Rentabilidade por dividendo)

Para a emissão de 50.000 ações, houve uma demanda seis vezes maior.

(1719 França= 2020-2021 Nasdaq)

Duques, marqueses, condes, com suas respectivas duquesas, marquesas e condessas, esperaram durante horas todos os dias na rua em frente à porta de Law para saber quem eram os sortudos que receberiam as ações.

Law era o Morgan Stanley e Goldman Sachs de nossos dias sem cobrar milhões para distribuir ações de um IPO superaquecido.

A especulação se desencadeou

Uma rua inteira cheia de plebeus e marqueses se tornou a Wall Street de nossos dias e qualquer local onde as ações pudessem ser negociadas era o mais cobiçado.

Pessoas que amanheciam pobres, iam dormir ricas. Ria-se de Juicy Fields…

Atrás de todo extremismo sempre há oportunistas e a França não seria a exceção. Vários viram que as ações não poderiam subir eternamente e converteram seus papéis em moeda que levaram para fora do país.

Queda da companhia do Mississippi

Isso alertou Law que sabia que se todos repetissem o padrão não teria dinheiro suficiente.
.

Mas os movimentos políticos não foram suficientes. As pessoas continuavam tentando trocar suas notas por ouro e prata.

Foi proibido ter moeda, investir em ouro e em joias e recompensas eram dadas a quem denunciasse pessoas que desrespeitassem a norma.

Law se destacou como Cathie Wood e passou do céu ao inferno. De ser venerado a ter que se esconder.

Tentou-se restaurar a confiança no projeto da Companhia do Mississippi embarcando mais de 6000 condenados ou pessoas de má reputação para cruzar o Atlântico e demonstrar as oportunidades que existiam naquelas margens. E as ações subiram, típico rebound do gato morto.

O parlamento convocou reuniões de emergência. As notas emitidas alcançavam 2600 milhões enquanto a moeda não chegava a 1300… O resultado foi uma desvalorização do papel até equilibrá-lo. (Isso não acontecia com o BCE)

O regente culpou Law, que foi demitido e teve que ser escoltado diante das multidões que atacavam sua carruagem e pediam sua cabeça.

O que aconteceu com Law e a Companhia do Mississippi?

Foi exilado de Paris e foram escritos versos, canções em seu nome. Nenhum melhor do que este reflete o espírito de qualquer bolha.

Segunda-feira comprei ações
Terça-feira ganhei milhões
Quarta-feira arrumei minha parceira
Quinta-feira peguei uma bagagem
Sexta-feira fui para a dança
E sábado para o hospital.

Retirou-se da Companhia das Índias ou do Mississippi a direção da casa da moeda, a coleta de impostos e qualquer outra vantagem ou privilégio, reduzindo-a a uma mera companhia privada.

Quanto a Law, fora da França, foi forçado a retomar sua antiga vida de jogador. Perseguido por seus credores em Roma, mudou-se para Copenhague, onde recebeu autorização do ministério inglês para residir em seu país natal, que já lhe havia enviado o perdão pelo assassinato de 1719.

O conde de Coningsby reclamou que um homem que havia renunciado tanto a seu país quanto a sua religião fosse tratado com tantas honras, e expressou sua convicção de que sua presença na Inglaterra era muito perigosa em uma época em que as pessoas estavam perplexas pelas práticas iníquas dos conselheiros da South Sea Company.

Law ficou cerca de quatro anos na Inglaterra e depois se mudou para Veneza, onde morreu em 1729 em circunstâncias muito embaraçosas. Então, o seguinte epitáfio foi escrito:

Aqui jaz um escocês famoso, Calculador sem igual.

  • Baixas comissões de trading.
  • Ampla gama de produtos.
  • Juros de até 4,83% em contas em USD e 3,49% em euros.
Visitar

Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.

Melhores corretoras

A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.

Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.

Publicidade