Bolsa
Os mercados de ações não funcionam no vácuo, pelo contrário, são influenciados por eventos passados, presentes e futuros que estão ocorrendo. Nesse sentido, o calendário econômico é um meio de ordenar cronologicamente toda a vasta informação que chega até nós .
Se aprendermos a aproveitá-lo, pode se tornar um grande aliado que abre as portas para sessões muito lucrativas. Mas cuidado! É necessário muito trabalho e dedicação prévia para utilizá-lo profissionalmente .
Para tirar proveito desta ferramenta, primeiro devemos conhecê-la a fundo, vamos começar por saber o que é e qual a sua importância no mundo do trading.
Como o próprio nome sugere, o calendário econômico é uma ferramenta que agrupa por data a publicação de dados ou a ocorrência de eventos significativos que podem afetar os preços de ativos individuais ou dos mercados como um todo.
O calendário econômico é oferecido gratuitamente por quase todos os sites especializados em informações econômicas e do mercado de ações, bem como por um bom número de corretoras que o publicam para seus clientes. Um dos calendários econômicos mais populares é o publicado pela Investing.com
Um calendário econômico pode servir a 2 propósitos principais no campo do comércio profissional :
Embora os comerciantes de varejo tendam a se concentrar na análise técnica, é importante saber o que está acontecendo nos mercados e qual é o contexto que as informações publicadas estão fornecendo .
Para fazer isso, muitos analistas coletam dados históricos e analisam essas informações valiosas para antecipar como seu comportamento futuro pode impactar os mercados.
Muitos traders aproveitam o calendário econômico para desenvolver estratégias de negociação que são implementadas antes, durante e depois de dados relevantes e comunicados de imprensa .
No entanto, para lá chegar é necessário ter feito uma análise exaustiva. É prudente começar com um backtest manual que permite ver como um determinado ativo se comporta após a publicação de alguns dados específicos no calendário .
Isso requer a compilação de pelo menos centenas de gráficos que nos ajudam a vislumbrar padrões técnicos do ativo a partir de diferentes valores dos dados em questão. Por outro lado, é preciso alertar que negociar com base em eventos pode ser extremamente arriscado.
O mercado nem sempre reage de acordo com a lógica dos dados publicados ou, pelo menos, não o faz de imediato. Se esse fato for ignorado, perdas catastróficas podem ser sofridas.
A operação do calendário econômico é muito simples. Os dados são transmitidos e atualizados automaticamente, pelo que podemos consultar a informação de interesse em tempo real:
Continuando com o calendário econômico da Investing, um dos mais completos e versáteis, podemos identificar 3 diferentes camadas de informações que vale a pena detalhar :
Na caixa vermelha, numa primeira camada, podemos ver parte dos dados publicados em 27 de julho de 2023. Aqui temos 7 variáveis:
Na caixa azul podemos ver como agrupar a informação com base na sua temporalidade:
Essas temporalidades e ferramentas podem ser aplicadas a qualquer cardápio do calendário econômico.
Finalmente, na caixa amarela podemos ver outras seções de grande interesse no calendário econômico, a saber:
Para interpretar os dados fornecidos por um calendário econômico, devemos levar em consideração 2 aspectos anteriores :
Existem indicadores de atraso que medem o comportamento passado de uma variável, eles medem um evento que já ocorreu. A maioria das variáveis se enquadra nesta categoria: inflação, desemprego, PIB, etc. Os indicadores de atraso são métricas que podem confirmar a mudança em vez de prevê-la.
No entanto, também existem indicadores antecedentes que, embora reflitam um valor, são usados para prever o comportamento futuro de outras variáveis. Aqui podemos citar os índices de confiança do consumidor e os índices de atividade dos gerentes de compras (PMI), entre outros. Os principais indicadores podem ajudar a prever tendências nos negócios e na economia em geral.
Devemos levar em consideração as possíveis relações causais que existem entre um indicador e um ativo de estoque. Da mesma forma, é necessário observar o grau de importância que um indicador tem em termos da volatilidade que pode gerar nos mercados .
A reação do dólar à divulgação dos dados da inflação. É de se esperar que o dólar americano reaja ao nível das taxas de juros definidas pelo Fed. Por sua vez, o nível das taxas de juros é influenciado, entre outras variáveis, pela inflação.
Quando a inflação sobe demais, é preciso elevar os juros para moderar a demanda por moeda e a atividade econômica, o que acaba reduzindo os preços. É o que acontece desde o primeiro trimestre de 2022.
Porém, na medida em que a inflação cai, a expectativa é de que o Fed modere ou freie os aumentos dos juros , e isso, em última instância, acaba pressionando o dólar para baixo em relação às outras moedas.
Vejamos o que aconteceu em 12 de julho de 2023 com o Índice do Dólar (DXY), uma vez que a manchete mensal e os principais dados da inflação foram divulgados às 8h30 ET:
Tanto a inflação nominal quanto a subjacente revelaram um declínio maior do que o previsto . Isso animou a expectativa de uma pausa ou mesmo o fim da campanha antiinflacionária do Fed.
A queda da inflação produziu uma queda de quase 1% no índice do dólar, então esse dado pode ser benéfico para operações longas e curtas com os principais pares do mercado Forex .
Se é comerciante de retalho, siga as recomendações que lhe vamos apresentar para um bom aproveitamento do calendário económico :
Entre as corretoras mais importantes que oferecem o calendário econômico podemos citar:
Identifique as principais variáveis e eventos que afetam seus ativos preferidos e aproveite o calendário econômico!
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.