logo RankiaBrasil

O que é a Dívida Financeira Líquida e como ela é calculada?

divida Financeira

dívida financeira líquida é uma medida da liquidez que é calculada subtraindo a dívida financeira (de curto e longo prazo) menos o dinheiro e seus ativos equivalentes (incluindo aqueles investimentos que podem ser facilmente convertidos em dinheiro).

Ou seja, a dívida financeira líquida é a dívida financeira após subtrair os ativos mais líquidos.

Dívida financeira líquida = Dívida Financeira – (dinheiro e seus equivalentes + investimentos financeiros atuais ou de curto prazo)

Devemos lembrar que a dívida financeira representa toda dívida com custo que uma empresa tem. Dito de outra forma, é a quantia que devemos a terceiros que nos emprestaram dinheiro.

Normalmente, a dívida financeira das empresas é composta por empréstimos recebidos de entidades financeiras e por emissões de dívida (bônus emitidos pela empresa, por exemplo). Ambos os tipos de dívida envolvem um custo, os juros.

Dívida financeira = Passivos financeiros não correntes + passivos financeiros correntes

Vale ressaltar que os passivos financeiros são não correntes ou de longo prazo quando seu vencimento é em mais de um ano. Por outro lado, são correntes quando vencem em menos de doze meses.

Entendendo a dívida financeira líquida

O tamanho da dívida financeira e da dívida financeira líquida é um dado que sempre deve ser controlado. Dependendo da natureza do negócio das empresas e da recorrência de suas receitas, estas podem suportar um menor ou maior grau de dívida em relação ao tamanho de seu ativo.

Empresas com receitas ou lucros estáveis, como é o caso da Enagás ou REE, podem se dar ao luxo de ter níveis de dívida maiores do que outras empresas, pois, além disso, terão que pagar uma taxa de juros menor pelo motivo mencionado anteriormente: previsibilidade e estabilidade dos lucros da empresa (Lembre-se que, quanto menor o risco, menor a taxa de juros cobrada do devedor).

Em empresas que aumentam seu nível de dívida, devemos observar se esse aumento foi acompanhado por um aumento no tamanho dos ativos e/ou na geração de lucros. Caso contrário, provavelmente essa empresa terá problemas.

Por outro lado, quando a dívida financeira líquida é negativa, significa que os ativos financeiros mais líquidos, juntamente com o dinheiro, superam as obrigações financeiras. Nesse caso, existe, mais do que uma dívida financeira líquida, um excesso de caixa.

Vantagens e desvantagens de usar a dívida financeira líquida

Podemos destacar as seguintes vantagens de observar a dívida financeira líquida:

  • É relativamente fácil de calcular.
  • Permite saber se uma empresa pode cumprir suas obrigações usando seus ativos mais líquidos.
  • Permite comparar o nível de solvência entre empresas (neste caso, as empresas devem ter características semelhantes, como tamanho e setor ao qual pertencem).

No entanto, também observamos algumas desvantagens:

  • Assume-se que a dívida financeira é a única que a empresa possui, ou que é a mais importante, deixando de lado a dívida que pode ter, por exemplo, com fornecedores ou com os funcionários da empresa
  • Estamos assumindo que todos os ativos mais líquidos poderiam ser usados para cobrir as dívidas, mas isso não é realista. Sempre deve haver algum nível de dinheiro em caixa para cobrir as necessidades do dia a dia.
  • Não permite comparar empresas de diferentes setores, uma vez que o nível de endividamento e o custo financeiro médio é diferente em cada segmento. Aqueles setores de maior risco, por exemplo, estarão sujeitos a taxas de juros mais altas.

Ratio Dívida financeira líquida/EBITDA

Um ratio que costuma ser calculado a partir da dívida financeira líquida é a dívida financeira líquida dividida pelo EBITDA.

Devemos lembrar que o EBITDA são os lucros da empresa sem considerar juros, impostos, depreciação e amortização. Dessa forma, é interpretado como o lucro gerado pelo próprio negócio,

A razão dívida financeira líquida/EBITDA, então, é um indicador cujo resultado é interpretado como o período (medido em anos) em que uma empresa pode cobrir sua dívida financeira.

Em termos gerais, se o resultado for maior que 4, é um aviso de que podem surgir problemas para cobrir a dívida. Por outro lado, se a razão for menor que 2, considera-se que a empresa tem uma “boa” capacidade de pagar suas obrigações.

Exemplo de cálculo de dívida financeira líquida

Suponha que temos os seguintes dados de uma empresa (os números estão em euros):

  • Passivos correntes: 60.000
  • Passivos não correntes: 80.000
  • Dinheiro e equivalentes: 40.0000
  • Investimentos financeiros correntes: 30.000
  • EBITDA: 25.000

Dívida financeira líquida: 60.000+80.000-(40.000+30.000)= 140.000-70.000= 70.000

Razão dívida financeira líquida/EBITDA= 70.000/25.000 = 2.8

Pode-se interpretar que a empresa poderia cobrir em 2.8 anos sua dívida financeira com os lucros gerados pelo negócio. Esse resultado não indica ampla solvência, mas também não é preocupante.

  • Baixas comissões de trading.
  • Ampla gama de produtos.
  • Juros de até 4,83% em contas em USD e 3,49% em euros.
Visitar

Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.

Melhores corretoras

A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.

Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.

Publicidade