Trading
A liberação dos bitcoins está estritamente limitada: no total, podem ser extraídos 21 milhões de moedas no mundo. Para que não se desvalorizem, os halvings estão incluídos no programa desta criptomoeda. Os mineradores, ou seja, aqueles que mineram bitcoins, recebem uma remuneração pelo seu trabalho.
Após cada 210 mil blocos extraídos, sua recompensa é reduzida pela metade. Contamos-lhe como funciona esta redução ou halving do bitcoin.
O halving do bitcoin é uma redução pela metade da recompensa para os mineradores por minerar bitcoins. Para compreender como isto funciona, primeiro deve compreender como aparecem os novos bitcoins.
Os mineradores usam um hardware poderoso que resolve enigmas criptográficos. Por exemplo, ASIC. Isto é necessário para verificar e confirmar transações na rede blockchain desta criptomoeda. Por cada algoritmo resolvido, os mineradores recebem um pagamento na forma de novos bitcoins.
A recompensa do bloco é reduzida pela metade a intervalos regulares, ou seja, 210.000 blocos adicionados. Isto é chamado de redução pela metade e acontece aproximadamente a cada quatro anos.
Satoshi Nakamoto criou bitcoin em resposta à crise bancária de 2008. Estava tentando desenvolver um sistema monetário que pudesse funcionar melhor do que o centralizado existente. Por exemplo, quando um banco central imprime dinheiro ordinário em quantidades ilimitadas, provocará uma hiperinflação. Isto aconteceu no Zimbábue em 2007.
Com bitcoin, isto não deve acontecer, pois Nakamoto programou a redução pela metade ou halving no protocolo da primeira criptomoeda. Cada vez é mais difícil minerar bitcoins e o valor de cada moeda, consequentemente, aumenta.
A redução pela metade da recompensa em bloco está programada no código-fonte e realiza várias funções:
Com isso, garante-se uma emissão uniforme. Quanto menor for a recompensa por cada bloco, mais tempo serão extraídas as moedas. Após reduzir pela metade, a quantidade dos bitcoins extraídos diminuirá. Reduzir pela metade retarda a produção de novos bitcoins e atrasa a data de criação destes últimos.
Quanto mais tempo as moedas forem extraídas, mais tempo levará para que todos os bitcoins entrem em circulação. Com o tempo, as novas moedas escassearão. Quanto mais lenta for a extração de novas moedas, menor será a inflação.
À medida que a oferta no mercado diminui, a demanda e o valor aumentam. A redução pela metade afeta a quantidade de mineradores que recebem moedas por extrair blocos do bitcoin. Historicamente, isso teve um impacto positivo no preço da criptomoeda líder a longo prazo.
A redução pela metade foi projetada para evitar a inflação da moeda. Ao contrário dos bancos centrais que imprimem dinheiro à vontade, a oferta dos bitcoins é limitada. Portanto, a criptomoeda torna-se cada vez mais escassa e valiosa, parecendo mais com o ouro do que com uma moeda fiduciária nacional imprimível livremente.
Cada redução pela metade é um lembrete de que os suprimentos estão se esgotando e limita a quantidade de novas moedas criadas, tornando as moedas existentes mais valiosas.
Com cada redução pela metade, o preço do bitcoin aumenta. Eis como os preços das moedas mudaram:
Estes são os padrões que ocorrem após os halving:
A última redução pela metade ocorreu em março de 2024, o Bitcoin superou seu recorde histórico: seu preço foi de mais de US$ 60.000. Um incidente semelhante ocorreu após a redução pela metade de 2021.
O próximo halving está previsto para o ano de 2028. Esse fenômeno poderia ter um impacto significativo no preço do Bitcoin, já que a redução na oferta de novos bitcoins pode gerar um aumento em seu valor, supondo que a demanda se mantenha constante ou aumente. Investidores e entusiastas do mundo das criptomoedas acompanham de perto essas datas, pois historicamente elas têm coincidido com movimentos altistas nos meses que cercam o evento.
Uma análise do comportamento do bitcoin no contexto das reduções pela metade ajuda a entender em que fase a criptomoeda se encontra. Os investidores costumam usar isso para escolher os momentos certos para comprar BTC.
As reduções pela metade formam as "estacões" do bitcoin. O período anterior à redução pela metade da velocidade de extração é semelhante à primavera: a moeda está "se preparando" para o próximo rally. O período de tempo após a redução pela metade é o "verão". O BTC "floresce", atualizando recordes. Depois disso vem o "outono", um período de correção, que se transforma em um inverno criptográfico, o momento em que a moeda cai para mínimos locais e se move em uma tendência lateral prolongada.
As reduções pela metade protegem o bitcoin da inflação e ajudam os investidores a navegar pelo BTC. A história do movimento das criptomoedas mostra que uma redução gradual na velocidade da mineração tem um efeito positivo em sua taxa.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.