Bolsa
Ray Dalio é um investidor, gestor de hedge fund e filantropo americano; que tem uma carreira profissional e trabalhista bem-sucedida. Neste post, você conhecerá um pouco mais sobre a biografia de Ray Dalio, seus princípios, estratégia de investimento, bem como livros e frases pelas quais ele também é famoso. Vamos começar:
Raymond Thomas Dalio nasceu na área de Queens, cidade de Nova York, no dia 08 de agosto de 1949. Seu pai era músico de jazz e trabalhava nas discotecas de Nova York e sua mãe era dona de casa.
Desde muito cedo, Dalio se sentiu atraído pelas finanças e pelos negócios. Na sua juventude, trabalhou como entregador de jornais e aos 12 anos começou a trabalhar num clube de golfe; foi lá que ele pôde ouvir grandes empresários e investidores de Wall Street fazendo recomendações sobre o setor de investimentos, ouvindo suas projeções e, em geral, aprendendo de graça, o que alimentou ainda mais sua curiosidade pelo mundo financeiro, tudo isso enquanto eles pagavam a ele para carregar tacos de golfe e ser recolhedor de bolas.
Com esse trabalho, presume-se que Ray conseguiu juntar dinheiro suficiente para investir no mercado de ações, fazendo seu primeiro investimento ao adquirir um total de 60 ações da companhia aérea
Northeast Airlines no valor de 300 dólares. E como costuma acontecer, no início os valores subiram e ele conseguiu triplicar seu dinheiro… Mas caiu na armadilha que todos caem no início, começou a pensar que a bolsa era fácil, e logo perdeu todo o seu dinheiro
No entanto, esse revés não o fez desistir, pelo contrário, aceitou o fracasso, aprendeu a lição e descobriu que ainda tinha muito a aprender sobre os mercados financeiros.
Assim, Dalio estudou no CW Post College da Universidade de Long Island, onde teve um desempenho impecável e se formou como economista.
Uma vez formado, ele conseguiu entrar em 1971 para trabalhar em Wall Street, onde presenciou uma crise financeira causada pela decisão tomada pelo presidente Richard Nixon que separou o valor do ouro do dólar, evento conhecido como Acordo de Bretton Woods.
Após seu primeiro trabalho em Wall Street e devido ao seu alto desempenho acadêmico, Ray conseguiu entrar na Universidade de Harvard, onde obteve o MBA da Escola de Negócios nessa
universidade cara, usando apenas os lucros que obtinha de seus investimentos em ações.
E assim foi como seu nome começou a ser conhecido em Wall Street; um mestrado pago com os lucros de seus investimentos e certa habilidade para negociar futuros na Bolsa de Valores de Nova York, fez com que fosse contratado por empresas como “Dominick & Dominick” e “Shearson Hayden Stone” como seu corretor de futuros.
Tal era sua habilidade, que no final dos anos 70 já tinha montado seu próprio negócio, no entanto, no início dos anos 80 Ray Dalio atingiu o fundo do poço. Justo quando se sentia mais seguro de sua habilidade financeira, tomou uma série de medidas que o levaram à falência e passou pelo mau momento de ter que demitir todos os seus funcionários.
Depois de um breve período de escuridão, ele recorreu a seu pai e pediu 4.000 dólares para começar de novo.
E assim foi como Ray saiu com seu flamante cheque e do apartamento onde morava, Ray Dalio criou a empresa Bridgewater Associates em 1983. Com o passar dos anos, a gestora passou de gerir os fundos e o capital de seus primeiros clientes a tornar-se o maior Hedge Fund do mundo e que atualmente conta com mais de 1500 funcionários, gerencia o capital de várias grandes empresas e, além disso, desde 1985 tem um acordo com o Fundo de Pensões do Banco Mundial.
Desde então até agora, mais ou menos todos conhecemos sua história graças ao seu livro Princípios que se tornou um retumbante best seller com mais de um milhão de cópias vendidas. E recentemente lançou um novo livro que promete se tornar um best-seller, Princípios para enfrentar a Nova Ordem Mundial.
Atualmente, mora com sua esposa Barbara em Greenwich, Connecticut; e é conhecido por praticar a Meditação Transcendental. O casal tem 4 filhos: Devon (†), Paul, Matthew e Mark.Princípios de Ray Dalio
Ray Dalio criou um estilo de investimento que se orienta nos seguintes princípios:
Princípios fundamentais no investimento de Ray Dalio
Aprenda com seus erros
Não se preocupe com as críticas
Sincronize-se com a verdade
Mantenha a mente aberta
Valorize sua credibilidade
Escolha o objetivo correto e continue aprendendo e melhorando
Para Dalio, todos os humanos cometem erros, mas o investidor deve ter a capacidade de identificar, analisar e aprender com eles; ele afirma que um investidor inteligente deve identificar seus próprios erros, portanto, errar deve ser visto como uma oportunidade constante para melhorar. Este princípio deve ser aplicado e levado em conta quando as coisas não vão bem nos negócios.
Você não deve se preocupar com as críticas nem vê-las como algo ruim, Ray diz que seus pontos fortes e fracos servem apenas para uma coisa: fortalecê-los; portanto, se seu conhecimento em negócios é limitado, você deve lembrar que lendo e estudando você melhorará suas habilidades.
No mundo dos negócios, você deve ser íntegro para alcançar seus objetivos, isso ajudará a evitar o desequilíbrio.
Segundo Ray, você deve manter a mente aberta e ter seus próprios conceitos; para isso, você deve procurar pessoas que também tenham a mente aberta para os negócios e evitar pessoas de mente fechada; isso permitirá que você conheça os conceitos e diferentes maneiras de fazer as coisas, além disso, cada desacordo que é resolvido permite explorar a mente de cada investidor.
Você deve valorizar sua opinião, pois a credibilidade é demonstrada com fatos.
No negócio, você deve ter um objetivo claro baseado em alcançar objetivos e metas, para isso você deve escolher sua meta principal e priorizá-la.
Finalmente, se você seguir esses passos, será muito mais fácil crescer tanto pessoal quanto profissionalmente. Com base neles, Dalio hoje tem um dos maiores e mais famosos fundos de investimento do mundo.
Na Bridgewater Associates, Dalio desenvolveu várias estratégias de investimento, colocando dinheiro em torno de tendências econômicas, mudanças nas taxas de câmbio, crescimento da inflação e do PIB.
Consequentemente, Ray divide seus ativos em duas áreas: investimentos Beta e investimentos Alpha, com o objetivo de ter um portfólio de investimentos não correlacionados baseado na alocação de risco, em vez da alocação de ativos.
Como resultado dessa abordagem, o fundo de hedge de Ray Dalio aceita dinheiro de clientes institucionais como fundos de pensão, fundações e bancos centrais. Infelizmente, os investidores privados raramente podem investir nos ativos de Ray Dalio.
Em seu livro Princípios, o guru financeiro recomenda que você governe sua vida em pelo menos três aspectos fundamentais:
Portanto, se nos concentrarmos nos princípios de investimento, dentro dele, Ray propõe a “Paridade de risco”, que em termos mais digeríveis “Trata-se de equilibrar o risco, não as quantias em dólares”.
Parafraseando as pessoas do BBVA, nossas carteiras devem ser compostas com base em ativos que não estejam correlacionados entre si, para que, considerando os momentos de crescimento econômico e de inflação, sempre tenhamos ativos que ofereçam retornos positivos, independentemente do ciclo econômico em que nos encontramos.
A coisa seria mais ou menos assim:Estratégia All weather portfolio de Ray Dalio
Esta estratégia de investimento é chamada de “All weather portfolio” , e é projetada para que, independentemente do momento, o risco esteja sempre equiparado ou equilibrado.
Portanto, o que Dalio faz é diversificar os ativos tanto em subclasses, como ações de grande e médio porte, títulos… tanto a curto prazo quanto a longo prazo. Esta diversificação do portfólio permite reduzir o risco e a volatilidade. E por causa disso, o portfólio All Weather, utiliza uma variedade de ativos que se comportam de maneira diferente em cada período, de modo que quando a renda variável cai, a renda fixa sobe e vice-versa.
Por isso, Dalio atribui aos seus investimentos as seguintes ponderações por classe de ativo:
Portanto, a relação de renda fixa para variável é de 2:1 que, segundo o investidor nativo de Queens, tem mais volatilidade.
Por outro lado, Ray Dalio aposta contra mercados ao redor do mundo através das vendas a descoberto, uma abordagem que lhe permite alavancar enquanto se diversifica.
E esse é o seu grande segredo, pois como qualquer pessoa, é óbvio que ele não pode prever o futuro, então o que ele faz é ter um portfólio muito diversificado para se proteger de perdas financeiras causadas por eventos econômicos imprevistos como crises, guerras… etc.
A seguir, deixo você com alguns de seus livros mais famosos, bem como suas citações mais famosas
A seguir, trazemos uma compilação das melhores frases de Ray Dalio
Se você não está falhando, não está ultrapassando seus limites, e se não está ultrapassando seus limites, não está maximizando seu potencial.
2. O que realmente importa não depende do seu sucesso econômico, mas do seu sucesso pessoal:
Ter o básico, uma boa cama para dormir, bons relacionamentos, boa comida, é o mais importante, e essas coisas não melhoram quando você tem muito dinheiro nem pioram quando você tem menos.
3. Sobre o barulho dos pseudo-gurus:
Ouvir pessoas desinformadas é pior do que não ter respostas.
4. Sobre a necessidade de ser austero:
Aperte o cinto, gaste menos e reduza a dívida.
5. Sobre se afastar do intraday caótico dos mercados:
Não me deixo pegar pelo momento.
6. Sobre o fato de que cada pessoa acaba recebendo o fruto de seu trabalho:
No geral, a vida lhe dará o que você merece e não se importa com o que você gosta.
7. Sobre a importância de desenvolver seu próprio caminho:
Para ganhar dinheiro nos mercados, você deve pensar de forma independente e ser humilde.
8. Sobre a importância de enfrentar a realidade:
Não há nada a temer da verdade.
9. Sobre o fato de que o tempo acaba lhe dando o que você merece, mas talvez não o que você deseja:
Aprendi que se você trabalha duro e criativamente, pode ter quase tudo o que quiser, mas não tudo o que quiser.
10. Sobre o progresso e como requer sacrifícios:
Dor + Reflexão = Progresso.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.