Corretoras
Na Rankia, temos quase 20 anos revelando as maldades do sistema financeiro: más práticas dos bancos, corretores com produtos complexos e nos últimos anos lutando contra empresas de marketing multinível que se disfarçam de empresas confiáveis com retornos garantidos.
Na nota de hoje, você poderá não apenas entender por que Xifra/Decentra Universe é um esquema piramidal, mas também tentaremos ensinar você a decifrá-los e as 10 perguntas que você pode fazer a uma pessoa que queira propor algo semelhante.
RESUMO XIFRA (DECENTRA UNIVERSE):
Xifra é uma fraude completa, um esquema multinível com o qual NÃO é seguro investir em criptomoedas.
Vamos ver as 10 perguntas que você deve fazer a alguém que lhe propõe uma oportunidade de investimento
➡️ Qual é o retorno médio anual deste investimento? Se superar 15%, desconfie
➡️ É um retorno em um backtest ou real? Onde posso consultar?
➡️ Onde meu dinheiro será custodiado? Eles têm algum seguro em caso de perdas?
➡️ Quem é a equipe de investidores? Qual é a experiência deles?
➡️ Qual é a regulamentação? Podem me passar o link da ficha da entidade no regulador?
➡️ Quantos funcionários eles têm? Posso ver o perfil do Linkedin e ver a trajetória dessas pessoas?
➡️ De onde eles obtiveram meus dados para me contatar?
➡️ Em que vão investir meu dinheiro? São produtos derivados ou complexos? Sou o detentor das ações?
Vamos agora aplicar tudo o que aprendemos ao caso de Xifra/Decentra, que cumpre todos os parâmetros de ser um esquema piramidal.
Realizamos uma pesquisa e a Xifra tem enganado pessoas principalmente nos seguintes países:
Xifra Lifestyle é um esquema piramidal de investimentos muito popular no México, liderado por George Goodman e Jonathan Sifuentes.
Foi multado pela Condusef em 2021 com um milhão de pesos e foi proibido de operar no México.
No início de maio, a Xifra anunciou que não estava mais operando e que as pessoas recuperariam o dinheiro alguns meses depois ou se mudassem para uma nova plataforma Decentra Universe/University, protagonizando o maior golpe de saída da história recente do México.
As vítimas são contadas aos dezenas de milhares. Vamos ver agora como funcionava.
Seus fundadores, que não têm experiência em investimentos, reconheceram que tinham em mente montar um modelo multinível (Lição 1: eles não chamam de pirâmide, mas sempre é).
A primeira proposta foi montar um multinível sobre pílulas, mas o modelo de negócio se transformou em investimento em criptomoedas ( Lição 2: eles sempre procuram um produto que esteja na moda e que possa mostrar ao público que pode ficar rico rápido e ninguém questiona os retornos).
Eles propuseram um modelo onde você dava as criptomoedas e eles negociavam com elas com supostos traders que haviam recrutado de Guadalajara e Espanha (já começa a cheirar estranho que alguns desconhecidos de repente recrutem os melhores traders de língua espanhola, mas vamos continuar).
A realidade é que esse dinheiro não era investido e que a alta do bitcoin era o que permitia pagar.
A empresa tinha várias licenças de negociação que permitiam até dobrar seu investimento dependendo do tamanho do mesmo e esses ganhos eram acelerados se você trouxesse pessoas.
O ecossistema tinha segmentos de criptomineração, plantação de cannabis, imóveis, etc.
Em todas elas, quanto mais pessoas você trouxesse para o ecossistema, maior seria a porcentagem que você recebia. A empresa prometia grandes viagens e experiências únicas se você subisse na cadeia.
Suas contas nas redes sociais acumularam mais de 50 mil seguidores e rapidamente desenvolveram uma rede de captação. Mas o que realmente acontecia.
O próprio fundador reconhece que 40% do dinheiro que entrava ia diretamente para pagar comissões e que quase desde o início parou-se de negociar e a entrada de pessoas e a alta do bitcoin permitiam que o esquema continuasse funcionando.
Os retornos prometidos eram de 1,5% ao dia, 180% ao ano… mas mais de 150.000 pessoas ainda acreditavam que seu dinheiro estava seguro com esses personagens….(quase 250 milhões de dólares)
Toda vez que uma pirâmide muito grande cai, nasce outra promovida pelos mesmos influenciadores que recomendavam a anterior. No final, eles vivem de afiliação e precisam que você deixe seu dinheiro em quantos lugares puder.
Aqui na Rankia, não vamos oferecer alternativas multiníveis em investimentos. Nossa missão é que você contrate os melhores produtos financeiros e opere apenas em entidades reguladas.
Se você não se educa e entende que o melhor investidor da história a longo prazo não superou 20% de rentabilidade anual e entende que qualquer um que ofereça algo superior a isso ou não sabe do que está falando, ou sabe e está tentando enganar você.
Não existem atalhos para ficar rico sem economizar dinheiro e sem investir de forma diversificada a longo prazo ou com seu próprio estilo de investimento. Todo o resto são mentiras.
Alternativas de investimento que se caracterizam por sua segurança e experiência:
Plataforma avançada, ampla gama de produtos, IBKR Lite para trades de ações e ETFs sem comissão. | Informação não disponível | Ver Mais | |||||
Oferece MetaTrader 4, mais de 40 pares de forex e CFDs em índices, commodities e bullions. | Regulada pela FCA (UK), AISC (Austrália), JSFC (Jordânia), FSC (Maurício), FSA (Japão), VFSC(Vanuatu). | Ver Mais |
George Goodman e Jonathan Sifuentes se conheciam de um emprego em Houston onde, segundo palavras do primeiro, demitiu o segundo por má conduta.
Depois se reúnem novamente para criar a Xifra e, nas palavras de George, desconhecia que Jonathan era procurado por várias fraudes multinível que haviam fracassado nos Estados Unidos.
Se reúnem novamente em Guadalajara e montam este esquema no final de 2019. Segundo uma entrevista com George, não foi até 2021 que ele percebeu que não operava nas contas e que tudo era falso.
Jonathan e George se desvincularam. Mas George embolsou quase 5 milhões de dólares
Desde 26 de abril, pararam de atualizar suas redes sociais.
A equipe de gestão restante liderada por Sifuentes e Enrique Salazar se mudam para Dubai, sede de vários escritórios de fraudes piramidais que denunciamos como Omega Pro, Smart Business Group, Goarbit etc
Em 12 de junho, lançaram um comunicado oficial que dizia o seguinte:
Vemos, um exit scam de toda a vida, mas com a novidade de que continuam operando em uma nova marca.
Bem, o mesmo que Xifra, mas desta vez montado por Sifuentes e para esconder seu nome, eles colocaram Carlos Arteseros como CEO.
Eles se vendem como um ecossistema de aprendizado com associações, mas na verdade o que estão tentando empurrar é novamente o negócio de criptomoedas, metaverso e nft.
Misturam tudo isso em apresentações do futuro, mas basicamente estão fazendo a mesma coisa, cantando dinheiro e pagando recompensas com o dinheiro dos outros
Decentra não tem perfil no Linkedin.
A esta altura, nem deveria dedicar tempo a isso, mas vamos ver quais empresas eles dizem que formam esse ecossistema que você entra uma vez que paga as associações
Espero que você nem esteja considerando, mas eles vão de 99,99 USDT e depois pagamentos mensais de 34,95USDT ou pagamento anual de 349,95USDT
Pelo que se vê em suas redes sociais e embora pareça incrível ao mesmo tempo que deixaram centenas de milhares de pessoas sem seu dinheiro em Xifra, eles foram capazes de montar um evento multitudinário em CDMX chamado revelação onde pagaram a palestrantes para dar credibilidade a seus novos esquemas.
Agora querem levar esses eventos também para outros países como Colômbia ou Peru, todos esses países têm reguladores com canais de denúncia que, se todos nós os avisarmos sobre esses eventos, podemos proteger centenas de milhares de afetados por este novo esquema piramidal.
Finalmente, aqui deixo várias comparações onde você poderá analisar de acordo com o produto que deseja investir quais são essas entidades reguladas.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.