logo RankiaBrasil

Biografia de André Kostolany

vida de André Kostolany

André Kostolany foi um reconhecido investidor húngaro, considerado em todo o mundo como um dos mestres da especulação e do investimento em Bolsa.

  • Nome: André Kostolany.
  • Nacionalidade: Hungria / Estados Unidos.
  • Nascimento: 9 de fevereiro de 1906.
  • Falecimento: 14 de setembro de 1999.
  • Conhecido por: Mestre do investimento em bolsa.
  • Obras destacadas: Ensinos de Kostolany; A arte de refletir sobre o dinheiro; O fabuloso mundo do dinheiro e da bolsa; entre outros.

Quem foi André Kostolany?

André Kostolany foi um reconhecido investidor húngaro de nacionalidade americana, considerado em todo o mundo como um dos mestres da especulação e do investimento em Bolsa.

Devido ao sucesso colhido por Kostolany ao longo de muitos anos como investidor de bolsa, ele tem milhões de seguidores em todo o mundo e seus livros estão traduzidos em mais de oito idiomas. Nestes, Kostolany fala de seus grandes sucessos e, da mesma forma, de seus grandes fracassos.

Por esta mesma razão, o respeito por Kostolany levou-o a dar palestras, ministrar seminários e escrever colunas como especialista em várias universidades, importantes círculos sociais e reconhecidos jornais de todo o mundo.

Depois de nascer e viver parte de sua vida na Hungria, mudar-se para os Estados Unidos e passar um tempo na Alemanha, André Kostolany morre em Paris, França, aos 93 anos, em 14 de setembro de 1999.

Educação de André Kostolany

André Kostolany nasce em Budapeste, Hungria, em 9 de fevereiro de 1906.

Kostolany é filho de um casal de judeus húngaros com quatro filhos, formado pelo pai, Ludwig (Lajos) Kann, e a mãe, Kornélia Kann.

O jovem André Kostolany começou a estudar filosofia e história da arte em Budapeste, com o objetivo de ser pianista no futuro. No entanto, seu pai o obrigou a abandonar os estudos antes de poder concluí-los, enviando-o para a capital francesa, Paris, no ano de 1924.

Nesse ano, após sua mudança, começou a trabalhar em Paris como corretor de bolsa, e nunca mais se desvincularia desse mundo até sua morte, em 1999.

Carreira profissional de André Kostolany

A carreira profissional de Andrés Kostolany começa em 1924, com um jovem Kostolany de 18 anos que chega a Paris para buscar a vida como corretor de bolsa.

Como especulador e árbitro financeiro, Kostolany foi um jovem capaz de demonstrar seu talento nas operações que realizava. Além disso, durante a Grande Depressão de 1929, as habilidades deste jovem investidor o levaram a obter lucros durante o crash, com operações curtas que lhe renderam grandes benefícios em seu histórico.

Por mais de quinze anos, André Kostolany viveu em Paris, França, onde além de ser investidor e corretor de bolsa, casou-se, em primeiro lugar, com Hansi Kostolany, para se divorciar e casar novamente com Francoise Kostolany.

Em 1940, quando os nazistas ocupam a França, André Kostolany foge para Nova York, Estados Unidos.

Após sua mudança, em 1941, Kostolany foi nomeado diretor geral e presidente da empresa G. Ballai and Co Financing Company. Como presidente e diretor geral da empresa, André Kostolany passa dez anos nos Estados Unidos, esperando o fim da Segunda Guerra Mundial e, com isso, poder voltar com sua esposa para sua antiga casa, em Paris.

Em 1950, cinco anos após o fim da guerra, André Kostolany retorna com sua esposa a Paris, para sua antiga casa. Além disso, ele estabelece um escritório em Munique, Alemanha, e compra uma residência de férias na Riviera Francesa.

Nos anos seguintes, Kostolany continuou ligado ao mundo da bolsa, como investidor de sucesso, acumulando uma grande fortuna que lhe permitiu viver muito confortavelmente. Além disso, começou a redigir as obras em que conta os sucessos colhidos durante os mais de 25 anos que tem exercido no mundo do investimento em bolsa; publicações que tiveram grande sucesso mundial.

Como filantropo, André Kostolany participou ativamente na reconstrução da Alemanha após a guerra, enquanto continuava ligado ao mundo do investimento e a importantes círculos sociais que lhe permitiram se relacionar com figuras importantes como Milton Friedman ou Ernest Hemingway. Por sua vez, como pessoa influente no mundo financeiro, Kostolany escreveu numerosas colunas de opinião em importantes jornais onde expressava seu pensamento sobre os mercados e valores, especialmente alemães.

Nestas colunas de opinião, André Kostolany comentava, além disso, as políticas adotadas pelos bancos centrais, sendo muito crítico em seu dia com o padrão ouro. Ao mesmo tempo que avaliava a postura do Bundesbank, sendo também conhecidas suas críticas à política econômica adotada pelo Bundesbank durante os anos 80 e 90.

Da mesma forma, o respeito por Kostolany, como investidor de sucesso, levou-o a dar palestras e ministrar seminários em várias universidades e importantes círculos sociais ao redor do mundo até o dia de sua aposentadoria e posterior falecimento.

Seus últimos anos de vida, André Kostolany os passou ligados ao mundo da bolsa, através de suas obras, seus investimentos e suas colunas e conferências, ao mesmo tempo que aproveitava para ir à sua residência de férias na Costa Azul para descansar e desfrutar de sua aposentadoria.

André Kostolany morre em Paris aos 93 anos de idade, em 14 de setembro de 1999.

Estilo de investimento


Seu método de especulação baseava-se na opinião contrária.
 Entrar no trem quando todos descem, quando o pânico se espalha, quando todo mundo se livra dos papéis e as cotações desabam, quando todos vendem a qualquer preço, para limitar perdas ou por medo, quando os investidores se livram dos títulos como se tivessem lepra. É nesse momento que você deve dar o golpe, para depois vender tudo em plena euforia, quando as cotações explodiram, quando os títulos são recomendados até no salão de beleza, quando ações são recomendadas em todos os meios e revistas, quando se fala em ganhar dinheiro na bolsa até nas igrejas e nas lojas. Então você tem que vender tudo. Livrar-se até dos papéis mais queridos e amados.

Seu método de especulação não levava em conta a análise técnica, que ele constantemente despreza em seus livros, nem qualquer outro método quantitativo, ele confiava em sua intuição e instinto e pelos resultados obtidos, fica claro que seu faro para a bolsa e a especulação tinha esperança matemática positiva.

Curiosidades sobre investimentos de André Kostolany


Todo investidor que se preze teve falhas clamorosas em seus investimentos e Kostolany não seria exceção. E eu reuni três casos curiosos que aconteceram com ele:

  • Era sábado à tarde e não havia outra diversão na cidade além de visitar os escritórios de um amigo americano que era corretor de bolsa (Hentz and Co.). O dia de negociação nos Estados Unidos tinha duas horas de negociação aos sábados, das dez ao meio-dia. No meio da apatia geral do mercado, apenas uma ação havia sido objeto de grandes transações, era a Kreuger e Toll, uma empresa sueca dedicada ao negócio de fósforos. A ideia de Ivar Kreuger, o rei sueco dos fósforos, era tão simples quanto inteligente. Os países da Europa Central e Oriental precisavam de dinheiro e Kreuger estava disposto a fornecê-lo. Em troca, exigia a concessão do monopólio de fósforos, o que lhe garantia grandes lucros. Para esse fim, a empresa começou a emitir empréstimos para obter o capital necessário para pagar aos países que precisavam de capital, a maioria dos empréstimos foram para o outro lado do Atlântico. A operação parecia razoável e viável, se não fosse pela baixa solvência dos devedores desta operação: Alemanha, Hungria, Romênia, Iugoslávia e Polônia. Os eventos políticos acabaram consumando a catástrofe que terminou com o suicídio de Ivar Kreuger e a correspondente queda do mercado de ações, que mais uma vez trouxe grandes lucros para André Kostolany, embora desta vez o cenário fosse diferente e se tratasse de dinheiro manchado pelo sangue do engenheiro Kreuger e isso o fez abandonar para sempre a especulação no lado curto do mercado.
  • Como bom especulador, André Kostolany, dominava tanto o lado longo quanto o curto, conhecia perfeitamente a posição curta e a utilizava em benefício próprio sem se importar com as razões morais que alguns alegavam naquela época. Era considerado antipatriótico especular para baixo e isso é algo que André experimentaria duramente durante o grande crash da bolsa de outubro de 1929. Naquele desastre financeiro, Kostolany estava no lado certo do movimento, gerando enormes ganhos em posição curta, que contrastava com as perdas que muitos de seus colegas haviam sofrido, que na maioria dos casos haviam falido ou perdido seus empregos. André podia se permitir qualquer luxo, qualquer restaurante, qualquer hotel, no entanto, com quem ele compartilharia esses momentos?, ele poderia sorrir enquanto todos estavam tristes e mal-humorados?, e afinal, para que servia o dinheiro se ele não podia desfrutar dele. Naqueles momentos André não se atrevia a ser feliz e começou a duvidar da filosofia de investimento em posição curta. A gota d’água que o convenceu a nunca mais especular para baixo aconteceu em Paris.
  • Uma tarde, um dos botões de um hotel onde ele estava hospedado bateu na porta do quarto de André, entregando-lhe um telegrama que confirmava a encomenda de um grande pacote de ações da Royal Dutch em todos os mercados do mundo por um valor total de vários milhões de florins. No início, André não entendia bem o significado do telegrama e ao relê-lo descobriu que o destinatário era o Dr. Mannheimer. Os funcionários do hotel se enganaram no número do quarto, concedendo ao nosso protagonista um incrível segredo que sem dúvida o faria ganhar grandes somas de dinheiro. Depois de devolver o telegrama para não levantar suspeitas, Kostolany assumiu uma grande posição na Royal Dutch, muito mais dinheiro do que normalmente dedicava a cada posição, mas o que importa, se é uma opção segura, um cavalo vencedor.
  • Após a compra das ações, elas não pararam de cair até atingir um valor que era um terço do preço de compra, isso mostrou a Kostolany que ele deveria confiar, exclusivamente, em suas próprias opiniões e não se deixar levar por fofocas, mesmo quando estas vêm de grandes financistas ou pessoas muito ricas.

O legado de André Kostolany. Seus livros e seu trabalho de formação


De suas numerosas publicações, gostaria de destacar duas
: “O fabuloso mundo do dinheiro e da bolsa” e “Estratégia Bursátil”, ambos os livros publicados pela editora Planeta na década de 80. No primeiro, o autor narra suas experiências na especulação do mercado de ações e nos oferece um passeio excepcional por mais de 5 décadas de mercados financeiros ligados à história da Europa do século XX. André nos conta com grande detalhe as febres especulativas de séculos anteriores, desde a tulipmania até a companhia dos mares do sul, bem como os crashes do século XX, especialmente o de 1929 que ele viveu em toda a sua crueza. A seguir, apresento um parágrafo do citado livro que nos fala sobre esse crash e que é imperdível.

Os americanos, com sua fraqueza por estatísticas, tanto em bons quanto em maus momentos, não puderam resistir à tentação de expressar em números a extensão da catástrofe:

123.884 especuladores bem-sucedidos, que até então andavam de Cadillac, tiveram que começar a andar a pé.
■ 173.397 homens casados, tiveram que se livrar de suas amantes, um luxo que não podiam mais se permitir, e tiveram que voltar para suas confiantes esposas.
■ A casa da moeda teve que emitir 111.835.248 moedas de cinco centavos para uso de pessoas que antes nunca haviam viajado de metrô e não enchiam seus bolsos ricos de trocados.

Na década de 70, Gottfried Heller, propôs a André abrir sua experiência no mercado de ações ao grande público através da realização de seminários. A formação chegou ao nosso protagonista em sua fase de aposentado e o objetivo dos seminários ministrados era algo desconhecido na Alemanha. O primeiro foi realizado em outubro de 1974 em Munique e contou com a presença de apenas 30 pessoas, no entanto, a habilidade de André para transmitir seus conhecimentos e experiências sobre o mundo do mercado de ações se espalhou rapidamente e nos aproximadamente 100 seminários realizados, mais de 15.000 participantes tiveram o privilégio de receber os ensinamentos deste grande mestre. O resultado de todos esses seminários e conferências em universidades e instituições financeiras foi a formulação de centenas de perguntas que Kostolany acabou publicando, junto com suas respectivas respostas, em sua obra “Estratégia Bursátil”.

Melhores frases e citações de Andre Kostolany


Como toda grande figura reconhecida na ordem mundial, ele tem um grande repertório de frases famosas que ficaram para a memória

Se no mercado há mais tolos do que papel, a bolsa sobe. Se há mais papel do que tolos, a bolsa cai.

O que todos sabem na Bolsa, não me interessa.

A bolsa sobe, o público vem; a bolsa cai, o público vai embora.

Nunca se deve correr atrás de um bonde e uma ação. Paciência! O próximo chega com toda certeza.

Você deve comprar ações em uma recessão ou crise porque o governo vai cuidar da situação, reduzindo os juros e injetando liquidez.

Sempre tomei as melhores decisões no mercado ouvindo música clássica.

O principal é ficar à margem da opinião geral. A única maneira de sobreviver no mercado é através de um pensamento independente para não estar ciente de todos os rumores. Siga apenas as notícias confirmadas.

Nunca preste atenção à opinião do público do mercado de ações. Tenha seu próprio critério e siga-o. Se você errar, que seja por você mesmo e não por culpa dos outros.

Compre títulos, ações de empresas, tome alguns comprimidos para dormir por 20/30 anos e quando você acordar, voilà! você é milionário.

Outros dados interessantes sobre André Kostolany

  • Esposa de André Kostolany: Casou-se, em primeiro lugar, com Hansi Kostolany, para se divorciar e casar novamente com Francoise Kostolany.
  • Hobbies: O piano.
  • Reconhecimentos e marcos: Escreveu numerosos livros que foram publicados em mais de 8 idiomas; incluindo entre estes 13 livros dos quais foram vendidos mais de 3 milhões de cópias.
  • Baixas comissões de trading.
  • Ampla gama de produtos.
  • Juros de até 4,83% em contas em USD e 3,49% em euros.
Visitar

Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.

Melhores corretoras

A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.

Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.

Publicidade