logo RankiaBrasil

O que é o Average True Range (ATR) e como utilizá-lo?

average-true-range

Ao realizar uma análise técnica, devemos levar em consideração uma série de indicadores, fórmulas para conhecer tendências e preços em nossos possíveis investimentos, e assim tomar a melhor decisão. Neste artigo, falamos sobre o ATR, Average True Range.

O que são indicadores técnicos?

Os Indicadores Técnicos são fórmulas matemáticas e estatísticas que são aplicadas a séries de preços e volumes, com a intenção de ajudar a tomar decisões de investimento ou a localizar os preços em determinadas fases ou situações. Os indicadores nos mostram se o preço está em uma determinada tendência, em fase de sobrecompra, sobrevenda ou se divergem do preço, podendo indicar mudanças na tendência dos preços.

Entre os indicadores técnicos mais usados encontramos:

Indicadores seguidores de tendênciaIndicadores Osciladores
Linha de avanço declínioAcumulação Distribuição
VolatilidadeAroon
Índice Fluxo de Dinheiro (IMF)Bandas de Bollinger
Fluxo de Dinheiro ChaikinEstocástico
Desvio padrãoForça relativa
Médias móveisOscilador de Previsão
MomentumTaxa de mudança
 RSI
 Oscilador de Williams
 Elder Ray
 ADX
 ATR Average True Range

Como posso usar indicadores técnicos?

Os indicadores podem nos oferecer diretrizes para definir momentos de entrada e saída de operações, e devem ser vistos por todos os traders de sistemas, como uma forma de ajudar a aumentar a rentabilidade. O objetivo deste post é fornecer uma introdução ao indicador ATR (Average True Range) e como aplicá-lo à nossa análise de ações e índices.

Para aprender a implementar seu uso, usaremos a plataforma Clicktrade, por ser uma das mais utilizadas para operações com ações e pela alta funcionalidade que permite na implementação desses indicadores.

O que é o ATR?

O Average True Range ou Alcance Médio Verdadeiro, é uma medida de volatilidade criada por J. Welles Wilder Jr, em seu livro New Concepts in Technical Trading Systems, em 1978. Curiosamente, seu criador também é o criador de indicadores técnicos famosos como o Índice de Força Relativa (RSI), Índice Direcional Médio e o Parabolic SAR.

O alcance de uma ação é a diferença entre o preço alto e baixo em qualquer dia dado. Revela informações sobre quão volátil é um ativo. Grandes alcances indicam alta volatilidade e pequenos alcances indicam baixa volatilidade.

Este indicador é aplicado da mesma maneira em opções e futuros de commodities, como em ações.

Como surgiu o ATR?

Na época em que este indicador foi projetado, uma das principais diferenças entre ações e mercados de commodities era que nas principais bolsas de futuros se tentava evitar movimentos de preços extremamente erráticos, colocando um limite na quantidade que um mercado pode se mover em um único dia.

Isso é conhecido como limite de bloqueio e representa a mudança máxima no preço de um produto por um dia. Durante a década de 1970, quando a inflação atingiu níveis sem precedentes, os cereais e outras mercadorias frequentemente experimentavam movimentos de limites. Naqueles dias, um mercado em alta abria no limite e não havia mais negociação. O intervalo provou ser uma medida inadequada de volatilidade, dado os movimentos do limite; enquanto o intervalo diário indicava que a volatilidade era baixa, a realidade era que os mercados eram mais voláteis do que nunca.

Wilder era um trader de futuros naquela época, o que dificultou a implementação de alguns dos sistemas que ele estava desenvolvendo. Sua ideia era que a alta volatilidade seguiria os períodos de baixa volatilidade. Isso formaria a base de seu sistema de negociação intradiário.

Como o ATR é calculado?

Para calcular o ATR, devemos começar com o cálculo do True Range, que foi desenvolvido por Wilders para abordar o problema anterior, contabilizando o gap e medindo com maior precisão a volatilidade diária, do que era possível através do cálculo simples do intervalo.

O True Range é o maior valor do resultado das seguintes 3 equações

  1. TR= High - Low
  2. TR= High - Fechamento do dia anterior
  3. TR= Fechamento do dia anterior - Low

Onde:

  • TR: é o True Range
  • High: representa o máximo do dia
  • Low: representa o mínimo do dia

O alcance médio verdadeiro (ATR) é uma média móvel exponencial do alcance verdadeiro. Wilder usou um ATR de 14 dias para explicar o conceito. Os traders podem usar prazos mais curtos ou mais longos de acordo com suas preferências ao operar. Prazos mais longos serão mais lentos e provavelmente levarão a menos sinais de negociação, enquanto prazos mais curtos aumentarão o volume de operações.

Na maioria das plataformas de negociação, podemos encontrar esse indicador. 

Como interpretar o ATR?

O ATR não indica necessariamente o momento exato de uma mudança de tendência, embora pode alertar sobre o impulso de uma tendência. Para identificar efetivamente os pontos de entrada e saída ou direções, outros indicadores como o índice de força relativa e a divergência de convergência da média móvel devem ser considerados.

Sua interpretação seria a seguinte:

  • Valores altos do ATR indicam alta atividade no mercado e, portanto, que os movimentos que ocorrem são de grande alcance. Valores muito altos ocorrem como resultado de uma grande subida ou queda e é muito improvável que o ATR se mantenha em valores altos por um longo período.
  • Valores baixos do ATR indicam pouca atividade, um mercado calmo em que os movimentos serão curtos.
  • Valores baixos do ATR por um longo período indicam consolidação do preço e podem ser o ponto de início ou de continuação de uma tendência.

Estratégias mais frequentes usando o ATR

1) Com estratégias de momentum

  • Se uma ação está em uma tendência de alta e o ATR começa a subir, significa que as flutuações de preços estão aumentando, o que pode indicar uma reversão.

2) Com suportes e resistências

  • O ATR também pode ser usado para confirmar uma tendência. Se uma linha de suporte inferior é quebrada, indicando uma tendência de baixa, um trader pode confirmar a força do sentimento de baixa se o ATR aumentou.

3) Com Bandas de Bollinger

  • Outro exemplo de aplicação seria sua combinação com as Bandas de Bollinger. Se o ATR aumenta no momento em que os preços estão acima da banda superior, isso indica uma próxima mudança de tendência.

4) Múltiplos de ATR

  • Muitos traders criam seus sistemas a partir da utilização do ATR ou um múltiplo do ATR. Este sistema consiste em adicionar esse valor à cotação do dia seguinte e se compra quando os preços se movem acima desse nível.
    • Por exemplo, se a ação da XYZ tem um ATR de 17 e um preço atual de 30.50€, um trader pode assumir uma oscilação do preço de 17 pontos no padrão atual da tendência. Se esse padrão é atualmente de alta, o trader pode assumir que o preço da ação pode chegar a um máximo de 30.67€ e operar de acordo.

5) Com médias móveis

  • Um dos sistemas mais usados com médias móveis é o de ruptura de canal ATR. Para sua implementação, é utilizada uma média móvel de longo prazo, por exemplo, MM de 70 semanas.
    • Adicionamos o canal de volatilidade a partir do MM70. Para isso, traçamos o limite superior desse canal adicionando 2·ATR ao valor do MM70 e o limite inferior subtraindo 2·ATR do MM70. Como vemos, no final teremos um canal de volatilidade com um tamanho total de 4·ATR.
    • Podem ser usadas variações desse tamanho, embora seja recomendável que sempre fique na faixa entre 3·ATR e 5·ATR.

6) Para definir Stop loss

Para posicionar o ponto de stop loss, basta calcular a distância entre sua entrada +/- o valor do ATR naquele momento. Se quisermos colocar um stoploss em função do ATR, colocaremos a factor*ATR.

E qual será o fator?

Depende do sistema, do mercado e do quadro temporal em que trabalhamos. O razoável é colocar o stoploss > 1 ATR, 2 ATR poderia ser um lugar adequado para colocar um stoploss. Estaríamos colocando-o no dobro da volatilidade média do mercado.

O ATR é uma ferramenta versátil que ajuda os traders a medir a volatilidade e pode nos ajudar a tomar melhores decisões de entrada e saída. Um sistema de negociação completo pode ser implementado usando apenas este indicador.

Melhores corretoras

A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.

Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.

Publicidade