Um Business Angel ou Investimento-Anjo (em português) é uma pessoa física, geralmente empresário ou executivo de alguma empresa, que contribui com seu capital para empreendedores ou uma empresa que está em processo de introdução, começando com um novo projeto empresarial ou início de uma nova atividade.
Além de seus recursos financeiros, os Business Angels trazem o conhecimento que têm sobre o mercado ao qual pertencem, o know-how de seus anos de experiência e uma lista de seus próprios contatos pessoais e clientes.
320 x 50
Eles fazem essas contribuições em troca de uma participação nas ações da empresa, podendo assim recuperar o investimento inicial se o projeto for bem-sucedido.
Principais características de um Business Angel
Não têm a obrigação de investir recursos financeiros nem pessoais.
Investem seu próprio dinheiro.
Seus investimentos estão em torno de 25.000 e 250.000 reais, sendo a quantidade ótima por projeto cerca de 100.000 reais, que normalmente é menor do que a quantidade que as entidades de capital de risco contribuem.
São Geralmente graduados ou engenheiros, geralmente homens entre 45 e 65 anos.
Preferem manter o anonimato em relação a terceiros.
Investem em empresas ou projetos que estão perto de sua residência ou trabalho, normalmente em áreas geográficas próximas para maior conveniência e para não ter que fazer grandes deslocamentos.
Seus investimentos costumam ser direcionados a projetos que pertencem a um setor que eles conhecem.
Vantagens de um Business Angel
Eles auxiliam a empresa com seus conhecimentos e experiências no setor.
Contribuem com seu próprio dinheiro.
Estão dispostos a investir nas etapas de introdução das empresas e em novos projetos.
Fornecem financiamento para empresas que têm poucos recursos e não são muito solventes.
O prazo que eles são permanentes na empresa que investem é alto, sendo superior a outras formas de financiamento.
Desvantagens de um Business Angel
Há um limite na quantidade de financiamento para empresas.
Este tipo de financiamento ainda não está muito desenvolvido no Brasil.
Não há uma norma legal que regule as ações dos Business Angels.
Tipos de Business Angels
Dependendo do seu nível de atividade.
Business Angels Operativos: são aqueles que fazem mais de um investimento para alcançar um volume maior de investimentos. Às vezes, eles chegam a fazer mais de um investimento no mesmo ano.
Business Angels Passivos: são aqueles que investem mais tempo no estudo de um projeto antes de investir.
Dependendo do seu papel dentro da empresa.
Business Angels Empresariais: Trata-se de um antigo proprietário da empresa que quer investir parte do seu capital. Desta forma, ele também adicionaria clientes, conhecimentos, experiências para complementar as habilidades do empreendedor.
Business Angels Trabalhadores: pessoas que procuram um emprego e uma fonte de renda regular e se dedicam ao projeto, além de fazerem parte dos sócios da empresa.
Business Angels Consultores: são aqueles que não contribuem com capital, contribuem com know-how e experiência para o novo projeto. Eles prestam seus serviços em troca de participações empresariais e geralmente são interessantes nas etapas iniciais.
Business Angels Financeiros: aqueles que contribuem com capital para a empresa, mas não se envolvem muito na gestão desta. Isso ocorre porque seu principal objetivo é obter lucros de sua contribuição. Contribuição exclusivamente financeira.
300 x 250
Dependendo do número de Business Angels.
Business Angels Individuais: atuam individualmente, principalmente em projetos de investimento que não requerem uma quantidade elevada
Business Angels Sindicados: trata-se de um grupo de Business Angels que investem juntos quando o capital investido é maior e querem reduzir o risco pessoal no investimento. O Business Angel do grupo que contribuir com a maior quantidade será o que liderará o projeto.