Bolsa
Como são calculados os dividendos por ação?, o que são os dividendos por ação?, como isso me beneficia como acionista? Estas são algumas das dúvidas em torno dos dividendos e aqui, tentaremos resolver essas dúvidas para que você possa calcular os dividendos por ação. Mas antes de começar, é importante que você saiba o que são os dividendos por ação.
Por sua vez, os dividendos podem ser pagos de duas formas. Em dinheiro, por meio de transferências efetuadas da empresa para seus acionistas, ou com ações. O dividendo em ações refere-se à distribuição de lucros aos acionistas por meio de ações. Esta retribuição é feita por uma sociedade anônima ao distribuir aos seus acionistas as ações liberadas da emissão ou ações de sociedades anônimas abertas que a empresa possui.
O valor e a forma de pagamento dos dividendos variam conforme a estratégia de cada empresa. De fato, embora algumas empresas costumem fazê-lo, distribuir dividendos não é uma obrigação, mas sim parte da cultura corporativa.
Vamos ao que interessa. A forma mais simples de calcular o capital a receber em forma de dividendo é considerando dois indicadores. O primeiro é o dividendo bruto, composto pelo dinheiro anunciado pela empresa destinado a esse fim. O segundo é o número de ações em circulação. Se tivermos esses dados, então faremos o seguinte cálculo:
O resultado dessa operação será os dividendos por ação (DPA). Com esse valor, o investidor pode multiplicá-lo pela quantidade de ações em seu portfólio de investimentos para saber o capital a receber em forma de dividendos. Vale destacar que pode haver uma diferença devido a comissões e impostos aplicáveis.
Outro cálculo interessante é o da rentabilidade por ação, que mostra qual percentual do investimento inicial o investidor recuperará através do dividendo. Isso é feito dividindo o DPA pelo investimento inicial.
A rentabilidade é uma medida muito usada para avaliar os benefícios proporcionados por um determinado capital investido, e uma ação é um documento que representa uma parte proporcional do capital de uma empresa. Explicado de outra maneira, a ação é uma porção do bolo que compõe o capital da empresa. Esse pedacinho de bolo te dá direito a receber a parte proporcional dos lucros de toda a empresa.
Neste caso, a rentabilidade de uma ação é uma relação existente entre a quantidade investida em uma ação específica de uma empresa e o resultado econômico que essa atividade proporciona. Agora, deve-se esclarecer que a rentabilidade de uma ação é obtida por dois conceitos:
A seguir, apresentamos um exemplo sobre este conceito:
Uma empresa decide pagar R$18.000 milhões em dividendos em dinheiro a seus 6.500 milhões de acionistas. Veja o cálculo do índice de acordo com a fórmula anterior:
Se o custo de cada ação no portfólio é de R$100, esta seria a rentabilidade por ação:
Você tem ações de alguma empresa? Então, com certeza, você vai se perguntar se está em condições de receber os dividendos dessa empresa. É importante que você saiba que o único requisito para receber dividendos de uma empresa é possuir ações da mesma. Alguns ETFs também dão direito a receber os dividendos proporcionais do índice que replicam.
Uma vez que se anuncia o pagamento de dividendos, é informada a “data ex-dividendo”. Trata-se de uma data de corte, ou seja, antes deste dia é necessário ter ações da empresa liquidadas na carteira de investimentos para receber este benefício.
Posteriormente, vem a “data de pagamento” que, como o nome diz, é efetivamente quando a companhia gira os dividendos para as entidades correspondentes para que os distribuam entre seus investidores.
Os dividendos serão depositados na conta comitente da corretora que tenha a custódia dos títulos valores. Se você quiser retirá-los em dinheiro, deverá transferir os fundos da conta comitente para sua conta bancária. Se os dividendos forem distribuídos em ações, e você quiser transformá-los em dinheiro, então deverá vender essas ações no mercado e depois, transferir os fundos da venda para sua conta bancária.
Algo disso já te adiantei, mas é bom que aqui eu desenvolva todo o tema. As formas mais comuns de receber dividendos são em dinheiro ou em ações. Cada uma tem suas particularidades, que te conto a seguir:
A priori, nenhuma das alternativas é melhor que a outra, mas depende mais do que você busca como investidor. Se você prefere obter uma renda, então buscará pagamentos em dinheiro, enquanto se você quer manter uma posição de longo prazo na empresa, receber em espécie permitirá otimizar a rentabilidade por ação e, consequentemente, seu rendimento.
Agora, é importante conhecer outros conceitos que também estão relacionados aos dividendos e que tenho certeza de que você achará muito interessantes. Algumas das perguntas que você vai se fazer são:
O lucro por ação ou LPA é um índice muito usado na Bolsa e consiste em um indicador usado na análise do balanço da empresa para medir a rentabilidade por ação em um determinado período. Além disso, seu cálculo é feito pela divisão dos lucros da empresa do período pelo número de ações em que esta está constituída. Sua fórmula é a seguinte:
Dessa forma, o LPA é usado para determinar o valor das ações em circulação de uma empresa. Nos mercados, o lucro obtido por uma empresa e o número de ações cotadas podem variar, por isso o LPA oferece uma avaliação da empresa per capita. Além disso, para os analistas também é uma forma de comparar os lucros das empresas.
O LPA também pode ser negativo. E se o LPA for negativo, indica que a empresa não é rentável e que está acumulando prejuízos. Nesse caso, a cotação na bolsa da ação depende muito do LPA; pois ao realizar um aumento de capital, a empresa deve considerar o impacto que o LPA tem sobre os investidores.
A rentabilidade por dividendos, mais conhecida como Dividend Yield, resulta da divisão da quantidade de dividendo que se prevê que a empresa distribua no ano em curso, pelo preço da ação. Por exemplo, no mercado você pode encontrar investidores que baseiam sua estratégia no investimento em empresas com uma elevada rentabilidade por dividendo. Estes escolhem ações na bolsa que distribuem dividendos de forma periódica e que façam as funções de instrumentos de renda fixa como os títulos.
Lembre-se de que os dividendos podem ser uma excelente opção para obter renda passiva de seus investimentos. As empresas que pagam dividendos periodicamente são muito procuradas por investidores moderados, aqueles que na renda variável querem correr os menores riscos.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.