Trading
Se você já tentou pagar com criptomoedas em uma loja, sabe que pode haver complicações: atrasos nas confirmações de envio, altas comissões logo naquele momento ou até mesmo possíveis problemas nas redes, caso você não use Bitcoin ou Ethereum
A rede de pagamento Flexa e seu token AMP procuram atacar esses problemas potenciais. Para isso, eles propõem um sistema que garante transações bem-sucedidas e garantidas entre as partes.
Amp (AMP) é um token, ou seja, uma criptomoeda que não possui blockchain próprio, mas foi criada e emitida na rede Ethereum. Sua função é ser garantia de suporte na rede de pagamentos Flexa , que permite aos usuários realizar pagamentos em criptomoedas em lojas físicas e online com benefícios como garantias para ambas as partes e conversão instantânea de criptomoeda para moeda fiduciária.
Quando um usuário faz uma transação na rede Flexa, uma quantia de AMP é bloqueada como garantia. Se a transação for concluída com sucesso, a garantia é liberada . Se houver algum problema com a operaçã, a garantia é utilizada para cobrir eventuais perdas.
O token AMP foi criado em 2019 e, como dito anteriormente, é baseado na blockchain Ethereum. Deve-se notar que, apesar de suas aspirações, não se popularizou como pretendia e não está atualmente entre os sistemas de computador mais utilizados.
O app utilizado para pagar e receber com Flexa é o SPEDN, embora existam outros que em breve serão compatíveis, como AirGap Wallet, Argent, Dash Wallet e alguns mais.
O número total de tokens AMP existentes é 42.227.702.186 AMP, de acordo com dados do CoinMarketCap. O limite é definido em 99.444.125.026, portanto, 42% do seu suprimento total foi emitido até agora.
De acordo com seu site oficial , o AMP tem vários casos de uso no mundo real, como garantia para redes de pagamento, indivíduos e plataformas de finanças descentralizadas (DeFi). Para isso, a Flexa aceita o uso de uma grande variedade de criptomoedas, inclusive muitas das principais do mercado.
AMP é um token colateral (também conhecido como "token colateral") projetado para “facilitar transferências rápidas e seguras", explica. Ao usar o AMP como garantia, as transferências são protegidas e podem ser liquidadas instantaneamente, sem comprometer a segurança, dizem as páginas oficiais do projeto.
Vamos ao prático. Imaginemos que José queira comprar um par de sapatos para Maria no valor de 100 reais. Em vez de usar dinheiro ou cartão de crédito, eles decidem usar a rede de pagamento Flexa para fazer a transação.
Como primeiro passo, José transfere o bitcoin equivalente a $ 100 para o endereço fornecido pela Flexa. Algo notável nesse sentido é que a Flexa aceita o recebimento de pagamentos por meio da rede Bitcoin Lightning.
A Flexa então recebe a transferência de bitcoin e usa os tokens AMP como garantia para dar suporte à transação. A rede de pagamento mantém os tokens AMP em uma conta caução enquanto a transação é processada . Neste caso, até que María entregue o produto que José comprou.
Uma vez que ambas as partes tenham cumprido as condições estipuladas para a transação, a Flexa libera os tokens AMP usados como garantia e estes permanecem à disposição de Maria.
A forma mais segura de comprar Amp é por meio de uma exchange de criptomoedas. As exchanges (corretoras) são plataformas que intermediam negociações entre compradores e vendedores de forma rápida e automatizada.
Além disso, é possível usar as exchanges descentralizadas para comprá-lo. Essas trocas têm a mesma função das trocas tradicionais, mas são reguladas por contratos inteligentes (ou seja, códigos de programação) em vez de ter uma entidade central que as gerencia.
Por fim, considere que existe uma terceira opção para obter o token AMP. Trata-se de comércio P2P ou peer-to-peer ; em outras palavras, concorde diretamente com outras pessoas para negociar o token.
Você pode fazer isso em plataformas especializadas, como Binance P2P, ou em grupos de mídia social. Tenha em mente, no entanto, que esta terceira alternativa apresenta um risco maior do que as duas mencionadas acima.
A equipe de desenvolvedores assegura que existem algumas vantagens em comparação com outros de seu tipo, devido ao seu design específico como um token de garantia universal. Além dos possíveis argumentos que podem ser apresentados para refutar cada um, ou da existência de outras alternativas mais convenientes , algumas dessas vantagens serão detalhadas aqui.
A primeira já foi mencionada anteriormente , e tem a ver com a sua utilização como garantia de transferência para liquidações imediatas nas mais diversas situações comerciais, tanto online como em lojas físicas.
Da mesma forma, destaca-se a sua facilidade de utilização em diversas aplicações , com o argumento de que pode ser integrado em qualquer aplicação ou plataforma que exija garantia de transferências de valor.
Por último, mas não menos importante, o AMP é de código aberto. Isso significa que qualquer pessoa pode acessar e auditar a base de código do token, aumentando sua segurança e transparência. Se houver vulnerabilidades ou códigos maliciosos, é mais fácil encontrá - los em projetos de código aberto.
O AMP não pode ser extraído com o algoritmo Proof of Work (PoW), como Bitcoin ou Litecoin. Por ser um token criado na rede Ethereum, sua emissão ocorre por meio de um contrato inteligente nesta rede.
Desde setembro de 2022, a Ethereum usa um algoritmo chamado proof of stake (Proof of Stake ou PoS), no qual os validadores devem bloquear fundos em ETH como garantia para aprovar transações e adicionar blocos à cadeia de rede.
um validador, você pode depositar 32 ETH (aproximadamente US$ 61.000) ou participar de um staking pool, uma opção bem mais barata.
Em geral, a compra de qualquer token acarreta certos riscos de várias maneiras. A primeira delas tem a ver com o seu armazenamento. Se você o mantém em uma exchange centralizada, o que não é recomendado, saiba que é essa plataforma que tem controle real sobre seus criptoativos.
Por outro lado, se você decidir guardá-lo em uma carteira, terá total controle e acesso a eles, mas terá que cuidar da segurança. Ou seja, cuide bem de suas chaves privadas e não conceda permissões a aplicativos suspeitos que possam ser uma tentativa de phishing.
Por outro lado, tenha em mente que é necessário fazer uma investigação profunda antes de investir em um projeto. É que se amanhã a plataforma deixar de existir ou sofrer um ataque de cibersegurança, fique tranquilo que o preço do seu token vai desabar, e com ele, o seu dinheiro investido.
Se você está pensando em investir em AMP, faça sua pesquisa sobre o projeto, a equipe de desenvolvimento, o status atual no mercado e o potencial de crescimento a longo prazo.
Além disso , também avalia os riscos . Investir em qualquer criptomoeda ou token, incluindo AMP, acarreta certos riscos, como volatilidade do mercado, falta de regulamentação e possibilidade de queda de preços. Você deve estar preparado para assumir esses riscos e nunca investir mais do que está disposto a perder.
O status regulatório do AMP depende da jurisdição em que é usado. Em geral, a estrutura regulatória para criptomoedas e ativos digitais ainda está evoluindo e pode variar muito de país para país.
Nos Estados Unidos, por exemplo, a Securities and Exchange Commission (SEC) estabeleceu que as criptomoedas podem ser consideradas valores mobiliários e sujeitas a regulamentos federais de valores mobiliários se certas condições forem atendidas. Em outros países, como Japão e Suíça, foram estabelecidos marcos regulatórios específicos para criptomoedas e ativos digitais.
Em relação aos tokens AMP em particular, a plataforma Flexa que os emite estabeleceu certas políticas e procedimentos para cumprir os regulamentos aplicáveis nas jurisdições em que opera, incluindo políticas de conhecimento do cliente (KYC) e combate à lavagem de dinheiro (AML). Além disso , a Flexa obteve licenças para operar como intermediária de pagamentos em alguns estados dos Estados Unidos.
Aqui estão algumas medidas de segurança que você pode tomar ao usar o AMP:
· Mantenha suas chaves privadas seguras: elas são essenciais para acessar seus fundos, portanto, certifique-se de mantê-las seguras, em um dispositivo sem conexão com a Internet e não as compartilhe com ninguém.
· Use autenticação de dois fatores (2FA) em plataformas onde for possível fazê-lo. Assim, você adiciona uma camada adicional de segurança à sua conta.
· Certifique - se de usar sites e serviços confiáveis: antes de usar qualquer site ou serviço relacionado ao AMP, certifique-se de fazer sua pesquisa e verificar se ele é confiável.
· Mantenha seu software atualizado: mantenha seu software de carteira e qualquer outro software relacionado ao AMP atualizado para garantir que ele esteja protegido contra quaisquer vulnerabilidades conhecidas.
Você pode armazenar seu AMP com segurança em uma carteira de criptomoeda compatível com esse token.
Ao escolher uma carteira, verifique se ela tem uma boa reputação em termos de segurança e oferece controle total sobre suas chaves privadas. Também é recomendável usar a autenticação de dois fatores para proteger ainda mais sua conta , conforme explicado no ponto anterior.
Segundo os desenvolvedores do projeto, algumas carteiras recomendadas para armazenar AMP são Argent, Coinbase, Exodus, Gnosis Safe, Guarda Wallet, Krystal, Metamask , Rainbow e Trust Wallet.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.