ETFs
Os ETFs são instrumentos financeiros que representam o desempenho de outro ativo, conhecido como subjacente, e são compostos por uma cesta de ações, muitas vezes espelhando um índice. Quando falamos de commodities como o cobre, devemos nos referir especificamente aos ETCs (Exchange Traded Commodities), cujo desempenho é tomado como referência pelo produto.
É um metal amplamente utilizado na indústria devido à sua excelente condutividade elétrica e ao fato de não poluir a água com a qual entra em contato. O Copper ETF (COPA) é projetado para rastrear o sub-índice de cobre DJ-AIG e pagar um rendimento de juros compostos acumulados diariamente. Esse sub-índice é um índice de retorno excedente, e o componente de juros é combinado para fornecer um retorno total sobre o investimento.
Recomendamos a compra desses ETFs através de corretoras regulamentadas e respeitáveis. Confira as melhores corretoras no Brasil para investir em ETFs.
Cada ação do ETF tem um valor pequeno e pode ser comprada e vendida individualmente, permitindo um investimento progressivo que segue a metodologia escolhida pelo investidor. Você também pode manter um estoque fixo de moedas para converter em um ETF a qualquer preço ou adicionar capital ao seu investimento somente quando determinadas condições forem atendidas.
Para investir no cobre, você precisará de uma plataforma com uma corretora que permita negociar com comissões baixas e que seja segura e confiável. Decida se deseja fazer um investimento de curto prazo (após uma recessão que afetou particularmente os setores que utilizam cobre como matéria-prima) ou se acredita no material e na evolução esperada do setor.
Atualmente, há um aumento no uso de cobre, e espera-se que continue crescendo com as flutuações normais do mercado, sem um aumento acelerado.
O cobre é um material que se presta à negociação de curto prazo devido à sua alta volatilidade. É um ativo parcialmente impulsionado pelas flutuações do mercado de ações e sua demanda está ligada ao setor industrial. A seguir, apresentamos os cinco melhores ETFs de cobre em 2025:
Além de investir em ETFs de cobre, existem outras alternativas para aqueles que desejam diversificar suas estratégias de investimento em commodities. Uma dessas opções é investir em futuros de cobre, que são contratos financeiros que permitem aos investidores comprar ou vender cobre a um preço predeterminado em uma data futura. Essa modalidade pode oferecer oportunidades de alavancagem e potencial de altos retornos, mas também envolve um nível significativo de risco devido à volatilidade do mercado de commodities.
Outra possibilidade interessante é diversificar sua carteira com investimentos em outros metais preciosos, como o ouro e prata. Estes metais não apenas têm valor intrínseco, mas também são vistos como ativos de refúgio em tempos de instabilidade econômica. ETFs de ouro e prata, assim como os futuros desses metais, podem proporcionar um equilíbrio adicional ao seu portfólio, ajudando a mitigar riscos associados às flutuações específicas do mercado de cobre.
Além dos metais preciosos, também é possível buscar oportunidades em outras commodities que influenciam diretamente a economia global. Elas podem ser acessadas por meio de contratos futuros ou ETFs especializados, e oferecem alternativas interessantes para diversificação:
Essas alternativas permitem ao investidor explorar novas frentes de crescimento, expor-se a diferentes ciclos econômicos e reduzir a dependência de um único tipo de ativo.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.