Trading
Vamos explicar o interessante padrão de trading Cup and Handle, ou em português, xícara com alça, muito fácil de detectar e interpretar. Com os gráficos e exemplos a seguir, você verá como é simples.
O padrão Cup & Handle, ou xícara com alça, é uma figura chartista, situada dentro da disciplina da análise técnica, que sugere uma possível continuação de uma tendência de alta. Caracteriza-se por dois componentes principais: a “xícara” e a “alça”. E, de fato, é muito apreciada pelos investidores quanto à sua confiabilidade e resultados.
Seu uso é perfeitamente válido em qualquer gráfico temporal (minutos, horário, diário, semanal, mensal) e em todo tipo de mercados (ações, índices de ações, moedas, títulos, criptomoedas, commodities). Aqui você pode ver um bom exemplo do padrão xícara com alça.
Dentro da disciplina do chartismo a composição é tudo, portanto, vejamos agora como se forma esta peculiar figura técnica de trading:
A Xícara (Cup):
A Alça (Handle):
Com tudo, e como você já pôde ver, esse padrão de xícara com alça é formado por dois fundos arredondados, sendo o segundo de um tamanho menor que o primeiro e, em conjunto, tem precisamente a aparência de uma xícara com sua respectiva alça.
Portanto, trata-se de um padrão muito fácil de identificar por sua forma peculiar de xícara com alça, muito eficaz em termos de resultados, e o que origina é um sinal de que o preço vai continuar subindo.
O padrão xícara com alça foi descrito pela primeira vez por um operador de bolsa chamado William O'Neil no ano de 1988 e ele explicou em seu livro How to Make Money in Stocks, onde revelou seu método de investimento, que por outro lado é uma das estratégias mais famosas: CAN SLIM.
De fato, essa estratégia o levou a obter uma rentabilidade de 2.500% durante boa parte da década de 60, e a figurar como um dos grandes magos do mercado no livro Market Wizards.
Vamos ver a seguir o funcionamento dessa figura, muito simples e fácil de ver em um gráfico:
A seguir temos um exemplo prático da xícara com sua forma em U formada por dois máximos na mesma altura.
Uma vez formada a primeira parte do padrão, a alça com forma de U grande, chega o momento de formar a segunda parte do padrão, a alça.
Bem, já temos formada a xícara em forma de U, tendo o preço chegado duas vezes ao mesmo máximo. Mas ainda não consegue romper essa zona, com o que o preço volta a cair, mas desta vez muito menos, não deve cair mais de 35%, e nunca mais de 50% do que caiu a xícara para formar a parte baixa do U.
Após essa pequena queda, em forma de uma espécie de pequeno retângulo inclinado para baixo, o preço volta a subir para alcançar o máximo pela terceira vez, que já tocou duas vezes ao formar a xícara.
Momento chave: se o preço superar esse máximo que realizou em três ocasiões, terá ativado o sinal de compra. Aqui você pode ver o tema da alça de maneira gráfica.
A formação do padrão pode durar entre 7 e 65 semanas, ou seja, pode até mesmo abranger um período superior a um ano.
Muito fácil. Pega-se a distância entre os dois máximos e o fundo do U e projeta-se para cima a partir da zona de rompimento que dá o sinal de compra. No gráfico a seguir, isso é bem visível.
Já explicamos amplamente o que é e como se forma essa figura, portanto, agora só resta ver como podemos operá-la em nosso trading.
A sinal de compra e, portanto, de entrada ocorre quando o preço supera a linha que é traçada unindo os três máximos que formaram a xícara no formato de cup & handle, ou seja, quando o preço começa a superar essa linha.
De qualquer forma, sempre é bom esperar para ver se há uma confirmação para evitar ruído e sinais falsos, neste caso o ideal seria um pullback, ou seja, que após superar o preço essa linha, ele recuasse para tocar novamente a linha e a compra seria feita exatamente nesse momento. Este gráfico mostra tudo muito bem.
Um primeiro sinal de fraqueza seria se o preço, após começar a superar a linha horizontal do gráfico, começasse a recuar e perdesse essa linha, ou seja, ficasse abaixo dela.
O stop loss ideal deve ser colocado abaixo do mínimo da alça, sempre dando uma margem de 3% ou 4%, caso haja uma queda maior devido a um pavio perdido. No gráfico a seguir, você pode ver onde o stop loss seria colocado (abaixo da linha horizontal azul).
Como já comentamos, o primeiro objetivo de lucro seria calculado pegando a distância entre os dois máximos e o fundo do U e projetando-a para cima a partir da zona de rompimento que dá o sinal de compra. No gráfico você pode ver facilmente.
Haverá vezes que o mercado subirá mais do que a projeção e outras que subirá menos, por isso é uma maneira de poder operar desde o início com um objetivo de referência. Uma vez alcançado o objetivo, podem ser feitas duas coisas:
Sim, existe a possibilidade de operar um padrão de “Xícara com Alça Invertida” (Inverted Cup and Handle). Este é um padrão de baixa que sugere uma possível continuação de uma tendência descendente. Forma-se de maneira semelhante ao padrão clássico de “Xícara com Alça”, mas na direção oposta.
Neste caso, a ação do preço seria a seguinte:
A psicologia por trás desse padrão é muito interessante. Após o mercado estar subindo em tendência de alta, ocorre uma forte aceleração para cima que leva muitos investidores a venderem para obter bons lucros. Essas vendas originam uma queda que se detém quando as vendas terminam, momento em que o mercado se acalma com compras tímidas devido ao medo de que as quedas não tenham terminado.
Essas compras vão fazendo o preço subir cada vez com mais ênfase até que novamente ocorrem realizações de lucros, embora desta vez em menor medida, provocando quedas menores. Pouco depois, as compras retornam, desta vez de maneira definitiva, levando o preço a romper a parte alta da xícara em forma de U.
É um padrão tendencial que confirma que a tendência anterior do mercado continua plenamente vigente e não mudou, proporcionando ao investidor duas coisas:
É um padrão tendencial e também de alta, ou seja, aparece dentro de uma tendência de alta do mercado. No entanto, como vimos, o padrão de xícara com alça invertida poderia ser aplicado, embora seja bastante mais incomum e não tão preciso.
O padrão xícara com alça tem suas limitações. Uma delas é que pode não ser útil em ativos com pouca liquidez, ou seja, onde o nível de negociação é baixo e cada operação realizada pode ter um impacto relevante na cotação. Esse ponto fraco é compartilhado com outros padrões técnicos.
Outra limitação é que esse padrão deve ser analisado em conjunto com outros indicadores. Dessa forma, será possível confirmar o sinal de alta sobre o valor estudado. Um ponto adicional é que esse padrão não tem uma forma padronizada, inclusive, no final da alça o preço poderia voltar a recuar para formar uma segunda alça.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.