Corretoras
Se você é um investidor no ramo mobiliário ou se interessa pelo assunto, já deve ter ouvido da Comissão de Valores Mobiliários, uma autarquia vinculada ao Ministério da Economia responsável por regular, fiscalizar e desenvolver o cenário no país.
Continue lendo para entender como esse órgão opera e o motivo da sua atuação ser de extrema importância para a economia nacional e proteção de investidores.
Neste texto, abordaremos as principais funções da CVM e estratégias para que você possa usufruir plenamente de todos os serviços e benefícios da autarquia.
Como mencionamos acima, a Comissão de Valores Mobiliários foi criada com o objetivo de fiscalizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários. Possui personalidade jurídica e patrimônio próprios, além de autoridade administrativa independente e autonomia para desempenhar suas funções.
Resumindo, seu principal objetivo é promover integridade e transparência no mercado, evitando fraudes e outras práticas prejudiciais à saúde da economia e dos investimentos. A CVM garante um que os fluxos sejam ordenados e eficientes.
A instituição é normativa, ou seja, estabelece normas e diretrizes que devem ser seguidas pelos participantes do mercado, investidor ou emissor. Além disso, também executa a função de fiscalizar e aplicar sanções de acordo com a lei em caso de inobservância da mesma, contribuindo para a integridade do mercado.
Além de garantir o cumprimento das normas estabelecidas e aplicar sanções de acordo com a lei, a CVM oferece alguns serviços para proteger o investidor e assegurar transparência nas negociações. Então, vamos conhecer esses serviços.
A CVM exige que emissoras, empresas e fundos compartilhem informações sobre seus ativos visando a proteção do investidor e garantindo que as negociações ocorram em um cenário seguro e adequado.
A autarquia promove continuamente ações educacionais para o público, tanto através de ações direcionadas quanto disponibilizando informações valiosas em seu site sobre as movimentações relevantes do mercado. Por exemplo, existe um aplicativo chamado CVM Educacional que tem por objetivo o aprendizado gamificado sobre o mercado de capitais e finanças pessoais.
A Comissão de Valores Mobiliários atualiza e publica normas em seu site que ficam disponíveis para consulta pública, fornecendo regras claras para as partes atuantes do mercado.
Cada serviço da CVM pode ter requisitos específicos. Portanto, é importante verificar as orientações disponíveis no site ou contactar diretamente a autarquia para ter informações precisas, se for o caso.
Antes de mais nada, explore o site da CVM e busque orientações nas seções destinadas ao público. A instituição pública continuamente atualizações sobre o mercado financeiro e informações valiosas para os investidores.
Por meio do Sistema Empresas.NET você consegue acessar relatórios, comunicados, atualizações, demonstrações financeiras disponibilizadas pelas empresas de capital aberto. A consulta é simples e o sistema é simplificado, permitindo que seja acessível a toda população.
Uma das principais atuações da Comissão de Valores Mobiliários é educar e estimular o uso consciente dos investimentos e formação de poupanças. Para isso, o órgão anuncia programas de educação e eventos por meio do seu site oficial, onde também disponibiliza materiais educativos e inscrições em cursos e eventos.
Além disso, a CVM realiza consultas públicas abordando temas que são relevantes no mercado de valores mobiliários. Do mesmo modo, a CVM divulga as consultas públicas em seu site, fique atento às datas e não deixe de enviar suas contribuições, dúvidas ou sugestões.
Se você precisar fazer uma denúncia ou buscar orientação para algum problema, a CVM dispõe de um canal dedicado às denúncias. Reúna todas as informações relevantes sobre seu caso, procure o canal de denúncias no site oficial, preencha o formulário com informações detalhadas, claras e objetivas. Após o preenchimento deste formulário, basta enviar sua denúncia.
A Comissão de Valores Mobiliários desempenha um papel fundamental de garantir o funcionamento do mercado mobiliário de forma segura, transparente e eficiente, estimulando e fomentando boas práticas financeiras.
A existência de uma autoridade reguladora vinculada ao governo aumenta a credibilidade do mercado financeiro, por fazer valer de forma rigorosa as normas e diretrizes estabelecidas. Consequentemente, investidores nacionais e estrangeiros tendem a se sentir mais seguros em um ambiente supervisionado. A CVM ajuda a construir estabilidade e confiança no mercado.
A CVM estabelece diversas obrigatoriedades de divulgação de informações atualizadas para as empresas de capital aberto, garantindo a transparência de forma que investidores possam avaliar todos os riscos e identificar melhores oportunidades de investimentos.
Sabemos que a segurança na hora de investir é um dos principais pontos de atenção dos participantes do mercado de capitais. Nesse sentido, a Comissão de Valores Mobiliários também, além de possuir poderes e autonomia de normatização e fiscalização, o órgão também aplica penalidades de acordo com a lei, zelando pela segurança das aplicações.
Essa capacidade de punição é um elemento dissuasório para práticas ilegais e manutenção da integridade do mercado.
Todos os exemplos citados acima contextualizam bem os impactos positivos da atuação da CVM. Por meio de suas atividades, ela assegura a estabilidade e o bom funcionamento do mercado. Fomentando o crescimento econômico e garantindo um desenvolvimento sustentável.
Por fim, a autarquia busca ter um contato próximo e cooperativo com a população, disponibilizando diversos materiais educativos e dados de mercado para que investidores tenham todos os insumos necessários que permitam uma tomada de decisão consciente e responsável, dentro dos âmbitos legais.
Não deixe de consultar os materiais e informações ofertadas pela CVM em seu site oficial, mantenha-se atualizado sobre as movimentações do mercado e acompanhe nosso blog para ficar por dentro das mais recentes movimentações do ecossistema financeiro.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.