Trading
Os GAPs, também conhecidos como gaps ou saltos, ocorrem quando o preço mais baixo de uma ação em um determinado período é superior ao preço mais alto da sessão anterior;
O GAP pode ser interpretado como um espaço no gráfico ou um intervalo no preço onde não houve transações .
Quando ocorre um GAP, pode ter diversas interpretações, deve-se analisar os motivos pelos quais esses buracos ocorrem, pois pode ser devido ao esgotamento do preço da ação o que implicaria no fim de uma tendência ou na sua continuação.
Existem 5 tipos de GAPs no análise técnica , são os seguintes:
Esse tipo de gap é o menos relevante na determinação da direção do preço de um título, geralmente ocorre em ativos com baixo volume de negociação, refletindo o pouco apetite por títulos.
Esta ferramenta pode ser útil para quem deseja obter lucros no curto prazo através do day trading ou alavancagem financeira .
Breakaway GAP é um tipo de lacuna na negociação que ocorre quando o preço sobe drasticamente e ultrapassa a resistência de longo prazo.
Este é geralmente um importante sinal de mercado de que os preços estão prontos para subir ou descer muito com um forte impulso.
O gap de ruptura pode indicar o início de novas tendências de alta ou de baixa, dependendo de qual lado rompe a resistência.
O Runaway Gap é uma característica do preço de um ativo em que existe um período claro e significativo de movimento de preços sem negociação entre as duas sessões.
Estas lacunas são frequentemente comuns no final da tendência e podem indicar que os traders estão a sair novamente para evitar riscos adicionais, ou quando são divulgadas informações fundamentais importantes relacionadas com o ativo.
Este padrão também é conhecido como “escape” ou “breakout”, pois representa claramente um forte movimento para cima ou para baixo.
Esses tipos de gaps geralmente ocorrem no meio de uma tendência. Quando a tendência é de alta, podem representar força no mercado, caso contrário, em uma tendência de baixa, significam fraqueza.
O Gap de Exaustão refere-se à diferença entre os preços de fechamento e os mínimos do mercado. Ocorre quando os preços caem rapidamente, indicando que a maioria dos compradores está agora fora do mercado.
Quando o preço volta a subir após a exaustão inicial, isso geralmente significa que é hora de comprar. A exaustão do GAP pode ser útil em estratégias de negociação de curto prazo para identificar potenciais pontos de entrada ou saída para negociações.
Um GAP com esta característica geralmente ocorre no final de uma tendência, não é fácil identificar se ocorreram GAPs de ruptura e continuação, é muito provável que ocorra um gap de exaustão e eles são facilmente identificados; Esses GAPs geralmente fecham dentro de alguns dias e é muito provável que sejam uma indicação de uma mudança na tendência.
O Island Reversal GAP é um padrão gráfico de reversão de alta no qual ocorre uma reversão com dois picos e vales. O padrão começa com um movimento de baixa, geralmente acompanhado de volume.
Depois, há um período de consolação ou tranquilidade, em vez de continuação do movimento de baixa. Isto resulta numa lacuna entre os preços baixistas anteriormente formados e os novos máximos relativamente elevados.
Após a lacuna aparece outro termo-chave: separação. A separação aparece quando o preço cresce acima do primeiro mínimo após o gap, o que confirmaria definitivamente o padrão e sugeriria potenciais compras para obter lucros.
A temporalidade do GAP refere-se à duração de um hiato, que pode ser curto ou ocorrer ao longo de vários períodos.
Um intervalo de tempo significa que há um período de tempo entre o momento em que a ação está subindo ou caindo.
Por exemplo, se o preço de um activo subiu em Junho e depois caiu até Dezembro antes de começar a subir novamente, é possível dizer que existiu um intervalo temporário entre Junho e Dezembro.
Não é aconselhável negociar quando há um gap, pois o preço pode fechar novamente antes que ocorra o movimento desejado.
Por outro lado, as lacunas são previsíveis e difíceis de prever com precisão.
Existem alguns day traders profissionais que exploram lacunas utilizando estratégias de negociação avançadas, mas geralmente não é aconselhável para quem não tem experiência em ações.
Uma das principais desvantagens da utilização do gap é que pode aumentar o risco de investimento devido à sua natureza.
Isto ocorre porque os preços normalmente não se movem igualmente em todas as direções, o que significa que existe um maior potencial de perda de dinheiro se a previsão estiver errada.
Além disso, alguns traders têm dificuldade em identificar oportunidades lucrativas com o gap trading, pois precisam de certos padrões para serem executados corretamente.
Existe também alguma volatilidade implícita nos mercados de derivados associada à negociação de gap, pelo que existe uma maior probabilidade de incorrer em perdas significativas durante negociações bem-sucedidas.
As principais desvantagens seriam as seguintes:
Por fim, uma vez que sabemos o que é um gap e os tipos que existem, o que precisamos saber é como podemos interpretar isso no mercado, caso vejamos um gap.
Respondemos a isso na seção anterior, quando observávamos os tipos, pois devemos destacar que, dependendo do tipo de gap de que estamos falando, as causas e as consequências podem variar bastante.
Mas, além do mencionado e do comentado na seção anterior, devemos destacar que, ao interpretar um gap, a melhor estratégia é identificar o que motivou a formação dessa lacuna.
Se a lacuna foi causada por uma notícia que impactou significativamente a cotação da empresa, a própria notícia pode nos dar mais detalhes sobre o que acontecerá do que o próprio gap. Conhecendo a causa, podemos identificar consequências e, talvez, prever movimentos semelhantes no curto prazo.
No entanto, há situações em que não podemos conhecer as causas, então teremos que recorrer, dependendo do tipo de gap, à interpretação fornecida pela análise técnica, como refletido acima.
E, para concluir, devemos dizer que estamos falando de uma figura de grande relevância, que geralmente encontramos frequentemente no day trading e nos mercados financeiros."
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.