logo RankiaBrasil

O que são os Gráficos de Linhas em Trading?

Gráficos de Linhas

Os gráficos de negociação refletem a evolução ao longo do tempo do preço dos ativos financeiros. Eles são uma representação do preço e permitem realizar análises sobre eles para tentar prever o movimento futuro do preço desses ativos. Neste post, você conhecerá os gráficos de linhas.

O que é o gráfico de linhas

Os gráficos de linhas mostram tendências ou mudanças ao longo do tempo, por meio de uma série de pontos de dados conectados por linhas retas. Ou seja, o gráfico de linhas é um gráfico de pontos unidos por uma linha reta; pontos determinados pelos valores do eixo horizontal (variável independente) e do eixo vertical (variável dependente).

Como funciona

Os gráficos de linhas funcionam de tal maneira que permitem acompanhar as mudanças ao longo de períodos curtos ou longos e para auxiliar na análise de dados preditivos. Portanto, se existem mudanças pequenas e frequentes na série, os gráficos de linhas são mais eficazes do que os gráficos de barras para visualizar a mudança ao longo do tempo.

Dentro de suas vantagens e desvantagens estão:

  • Os gráficos de linhas se concentram nos pontos-chave do preço, sendo essencialmente o preço de fechamento em um dado momento, evitando que os traders sejam assediados com informações desnecessárias. O uso de gráficos de linhas permite que os traders identifiquem facilmente os pontos-chave dos preços, como os níveis de suporte e resistência.
  • Devido à sua capacidade de representar dados decisivos de forma simplificada, os gráficos de linhas são os melhores para os traders iniciantes, ao atuarem como a base para a leitura básica dos gráficos antes de fazerem a transição para o aprendizado de técnicas avançadas.
  • Os gráficos de linhas carecem de informações-chave decisivas para a análise técnica de alto nível. Eles se limitam aos preços de fechamento, deixando os operadores incapazes de implementar estratégias de negociação que requerem o conhecimento dos pontos altos, baixos e de abertura dos preços.

Como interpretá-los

Os gráficos de linhas são usados para mostrar o valor quantitativo em um intervalo ou período contínuo e mais frequentemente mostram as tendências e relações (quando agrupados com outras linhas).

Por essa razão, esses gráficos são representados desenhando primeiro os pontos de dados em uma grade cartesiana, e então conectando uma linha entre esses pontos: o eixo X e o eixo Y.

Adicionalmente, os gráficos de linhas são úteis para comparar as mudanças ao longo do mesmo período em vários grupos ou categorias. Neste caso, o gráfico de linhas deve ser alimentado com dados que incluam a abertura, a alta, a baixa e o fechamento. Os gráficos de linhas têm tanto um eixo X (horizontal) quanto um eixo Y (vertical). No eixo X, o tempo é plotado informando os dias e meses, enquanto no eixo Y, o preço das ações é indicado.

Finalmente, lembre-se que um gráfico de linhas se destaca em parte porque permite aos traders conhecer para onde o preço de um ativo viajou ao longo do tempo, já que só mostra os preços de fechamento. Além disso, os gráficos de linhas permitem aos operadores se concentrarem nos pontos-chave dos preços, ao reduzirem o ruído dos momentos críticos ao não indicar os pontos altos, baixos e de abertura dos preços.

Esperamos que neste post você tenha aprendido sobre o gráfico de linhas, como funciona e como se interpreta.

Melhores corretoras

A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.

Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.

Publicidade