logo RankiaBrasil

Analisando o indicador Commodity Channel Index (CCI)

indicador técnico cci

Continuamos com a série de artigos dedicados a analisar indicadores técnicos não tão comumente usados por aqueles que estão começando no trading. Na postagem de hoje, farei uma abordagem do indicador CCI, sendo muito usado para o acompanhamento de tendências.

O que é o indicador Commodity Channel Index?

O indicador Commodity Channel Index é um indicador de tendências criado por Donald Lambert em 1980. Inicialmente, seu objetivo era identificar mudanças nos ciclos das commodities, daí o seu nome, mas é atualmente usado para quase qualquer tipo de ativo.

Sua utilidade reside em detectar novas tendências e alertar sobre a volatilidade.

Como se calcula e interpreta o Commodity Channel Index?

O CCI compara os preços atuais com os preços médios definidos por uma média móvel sendo dividido pelo desvio padrão multiplicado por 1,5%.

CCI= (Preço Típico - Média Móvel)/(0.015x Desvio padrão)

Preço Típico= (Alta+Baixa+Fechamento)/3

Os parâmetros padrão incluídos nas plataformas de trading para este indicador são:

  • Média Móvel: 20 sessões (embora também seja comum a de 40 sessões)
  • Constante: 0.15 (Este valor foi dado pelo criador para garantir que os valores ficarão em uma faixa entre -100 e 100 com alta probabilidade)

O indicador foi criado pensando em interpretações para mudanças em tendências de longo prazo, por isso se propunha a sua utilização em períodos longos de tempo, mas os traders têm adaptado seu uso para prazos mais curtos.

A interpretação do indicador é muito simples: se em uma tendência definida o indicador ultrapassa a barreira dos +100, indica uma zona de forte tendência de alta e vice-versa, se o indicador cai abaixo de -100, indicaria uma zona de forte tendência de baixa.

Quais estratégias de trading são as mais utilizadas com o CCI?

Neste ponto, como costuma acontecer com a maioria dos osciladores técnicos, há uma infinidade de estratégias a serem utilizadas; desde as mais básicas, até as que combinam com outros indicadores técnicos ou variam os prazos temporais.

a) Estratégia Básica: como mencionamos anteriormente, consiste em assumir posições otimistas quando ultrapassa a linha de +100, fechando a posição quando volta a atingir o valor de 100 e pessimistas quando a linha cai abaixo do valor de -100.

  • Quando o indicador atinge valores extremos superiores a + - alguns operadores o utilizam como sinal de sobre-compra ou sobre-venda

b) Estratégia com vários timeframes: este tipo de estratégias são usadas para eliminar a multiplicidade de sinais em um curto período de tempo. A forma de implementá-lo seria a seguinte

  • Pegamos um gráfico de longo prazo com um período de indicador elevado e detectamos neste gráfico a tendência principal do ativo.
  • Abrimos outro gráfico a curto prazo, por exemplo, o padrão de 20 sessões
  • Com base na visão que o gráfico de longo prazo nos mostra, abrimos posições quando a curto prazo os parâmetros de entrada são cumpridos seguindo a tendência principal do ativo

c) Estratégias com divergências: como em outros indicadores, estas aparecem quando o preço tem um comportamento diferente do indicador. As mais utilizadas são quando uma tendência de máximos crescentes no preço está sendo acompanhada por máximos decrescentes no indicador e vice-versa. Isso pode indicar a proximidade de uma mudança de tendência no ativo.

Como adicionamos este indicador à nossa operação?

Para poder usar este indicador, devemos ter uma plataforma que o inclua ou um intermediário que ofereça Metatrader e depois importar o indicador. Para os que estão começando, a primeira opção é a mais fácil.

No Brasil, as corretoras que disponibilizam ações em suas plataformas online geralmente oferecem uma variedade de ferramentas para análise técnica. Embora haja variações entre as corretoras, muitas delas proporcionam não apenas indicadores básicos, mas também recursos mais avançados para análise de mercado, atendendo tanto a investidores iniciantes quanto aos mais experientes.

Na conta demo oferecida por Clicktrade encontrei este indicador e ele é usado seguindo os passos abaixo:

  • Passo 1: Selecionar o indicador
  • Passo 2: Configurar os parâmetros
configurar parâmetros

Como vocês podem observar na imagem, o indicador na plataforma Clicktrade vem configurado por padrão para 10 sessões, talvez como mencionamos antes no artigo, o mais comum seria configurá-lo para 20 sessões.

Quanto aos valores alto e baixo, estes podem ser alterados para 200 e -200 se quisermos usá-los como indicadores de sobre-compra e sobre-venda.

  • Passo 3: implementar estratégias
commodities channel index

Fonte: gráfico semanal Inditex plataforma Clicktrade

Como vocês podem observar neste gráfico, marcou uma entrada bastante boa quando o indicador cruzou a linha de 100 de baixo para cima e depois fechou a posição quando o cruzamento no indicador se inverteu.

Neste ponto, seria interessante combinar as informações deste indicador com outras que o complementem para dar mais confiabilidade aos pontos de entrada e saída.

Melhores corretoras

A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.

Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.

Publicidade