logo RankiaBrasil

O que é Lightning Network e como funciona?

posts Brasil 3

O Bitcoin é uma rede que permite o intercâmbio de dinheiro eletrônico descentralizado sem intermediários. No entanto, em momentos de congestionamento e alta demanda, os atrasos podem ser consideráveis ​​ao realizar uma transação, assim como as taxas da rede podem aumentar.

Para resolver esses problemas, foi criada a Lightning Network. Trata-se de uma solução de escalabilidade que se baseia na rede principal do Bitcoin, mas não é executada diretamente nela. Por isso, diz-se que é uma solução de segunda camada.

O que é a Lightning Network?

A Lightning Network é uma rede para pagamentos instantâneos e de baixo custo em Bitcoin. A diferença é que, neste caso, a rede principal não é usada para enviar fundos, mas sim canais de pagamento criados através de nós, fora da cadeia de blocos.

Para abrir um canal de pagamento, é necessário executar uma transação na rede Bitcoin. Uma vez aberto, é possível interagir com outros usuários sem a necessidade de levar a transação para o Bitcoin. Portanto, não é necessário esperar alguns minutos para que a transação seja confirmada. Além disso, isso pode ser feito pagando taxas muito baixas, às vezes inferiores a um centavo de dólar.

Os canais nem sempre são abertos manualmente. Atualmente, muitas carteiras (carteiras) de Bitcoin permitem que os usuários se conectem a qualquer outro através de usuários em comum. Antes, até mesmo era necessário carregar saldo em um endereço Lightning separado do endereço principal do Bitcoin, mas hoje já não é necessário, na maioria dos casos.

Como ganhar dinheiro com a Lightning Network?


A Lightning Network não foi criada para ganhar dinheiro
. É mais uma forma de troca de dinheiro eletrônico (bitcoin) de forma rápida e barata.

No entanto, existem algumas formas de obter lucro facilitando o uso desta rede para outros usuários. Isso é possível (embora complexo) executando um nó do Lightning, o que promoverá o "fluxo" de bitcoins através dele para que cheguem a outros usuários. Esse processo é chamado de "roteamento" e é usado quando não há canais diretos entre duas direções da Rede Lightning.

No caminho através dos nós, são pagas micropropinas a aqueles que colaboram na transferência de fundos. Claro, você deve indicar para qual endereço seu nó deve enviar essas propinas quando recebê-las.

Por outro lado, foram desenvolvidos softwares como Magma Swaps que oferecem um mercado de troca em que os nós podem oferecer seus serviços para intermediar envios de BTC entre a rede principal e a REDE LIGHTNING.

Quem criou a Lightning Network?

A Rede Lightning foi uma ideia dos programadores Thaddeus Dryja e Joseph Poon. Ambos apresentaram publicamente seu projeto em um paper em 2015, mas não foi até três anos depois, em 2018, que o Lightning foi lançado em fase de testes.

Como funciona a Rede Lightning?

A Rede Lightning funciona com base em canais de pagamento. Esses canais devem ter saldo em BTC para permitir a troca de fundos entre usuários de forma imediata e praticamente sem custo.

Embora a carga de saldo possa ser feita manualmente, muitas carteiras, como a Muun Wallet, cuidam disso por conta própria e livram o usuário desse passo. No entanto, em outras, como a Phoenix, é o usuário quem deve fazê-lo.

Assim é a administração de um canal de pagamento na carteira Bitcoin Phoenix.

Caso não existam canais de pagamento diretos entre dois usuários que desejam realizar uma transação, gera-se o que se chama de roteamento, como mencionado anteriormente. Isso significa que o pagamento viaja através de vários nós até chegar a um que esteja conectado ao seu canal de destino.

Quais são os requisitos necessários para usar a Lightning Network?

Para usar a Lightning Network, tudo o que você precisa é uma carteira compatível com essa rede e carregar saldo em bitcoin (ou litecoin, já que também é compatível com essa rede).

Nos primeiros anos da Lightning Network, era necessário abrir e fechar canais manualmente através de transações on-chain. Isso implicava ter dois saldos: um na carteira principal de BTC e outro na carteira da Lightning Network.

No entanto, essa função já está automatizada na maioria das carteiras compatíveis com a Lightning Network. No caso de usar uma dessas carteiras, o usuário comum não precisa se preocupar em cumprir com esse passo.


Como se abrem e fecham canais de pagamento na Lightning Network?

Os canais de pagamento na Lightning Network são abertos e fechados por meio de operações on-chain. Isso significa que essas transações são registradas na rede principal, ao contrário das realizadas na Lightning Network.

Para abrir um canal de pagamento, é necessário escolher um nó da Rede Lightning com o qual se conectar. Isso pode ser feito por meio de provedores de serviços como OpenNode, Lightning Labs ou LNDhub. Também é possível abrir um canal diretamente com um usuário conhecido.

Em seguida, será necessário fazer uma transferência de BTC para depositar fundos no canal. Um nó abre o canal com fundos, o outro confirma a transação.

Finalmente, ao fechar o canal, os nós devem acordar o saldo final (que pode ter variado em relação ao saldo de cada um no momento em que o canal foi aberto), gerar uma transação e assiná-la para que seja registrada na rede Bitcoin.

Como são gerenciados os pagamentos que não podem ser roteados através da Lightning NEtwork?

A Lightning Network em algumas limitações, pois os bitcoins que podem ser enviados através de seus nós estão limitados ao saldo dos canais.

Se um pagamento não puder ser roteado através da Rede Lightning, a alternativa é enviá-lo através da rede Bitcoin, como uma transação on-chain. Ou seja, uma transação comum e corrente na cadeia.

Se isso for feito dessa forma, o procedimento será o habitual para envios desse tipo. Será necessário pagar uma taxa aos mineradores (que dependerá do estado de congestão da rede) e esperar que a transação seja confirmada em um bloco da cadeia, o que pode levar vários minutos.

Quais são as vantagens de usar a Rede Lightning em comparação com o Bitcoin tradicional?

Como mencionado, a Rede Lightning é uma forma rápida, barata e simples de usar o bitcoin como meio de pagamento. A rede tem o potencial de multiplicar a adoção da criptomoeda, pois pode aumentar a quantidade de transações por segundo (hoje entre 3 e 7 em média) para milhões e torná-la mais útil para pagamentos no dia a dia. Seria como dinheiro em espécie, mas digital.

Além disso, a Rede Lightning permite operações com um nível maior de privacidade. Isso se deve ao fato de que as transações não são registradas na cadeia de blocos da rede principal, o que as torna indetectáveis em um explorador. Vale ressaltar que, mesmo assim, o nível de privacidade não é absoluto, pois há informações que são visíveis para certos nós e registradas neles.

Como o usuário comum pode se beneficiar da implementação da Rede Lightning nas transações de criptomoedas?

Oferece a possibilidade de enviar micropagamentos com bitcoin, graças às taxas muito baixas cobradas por essas transações. Desta forma, torna-se um método muito útil para enviar gorjetas ou para retribuir a ajuda de, por exemplo, um criador de conteúdo nas redes sociais. Redes sociais como o Twitter e o Nostr já usam a Rede de Relâmpago para os usos mencionados.

Além disso, devido à confirmação rápida das transações, representa uma excelente maneira de pagar com bitcoin por bens e serviços adquiridos em qualquer estabelecimento comercial. Não mais esperas desconfortáveis até que o bloco em que o seu pagamento entrou seja confirmado!

Outra grande vantagem é que permite a criação de faturas (também disponível em certas carteiras de Bitcoin para transações na rede principal). Desta forma, alguém pode determinar o montante que pretende receber e compartilhar o código gerado com seu contraparte. O pagador só precisará digitalizar a fatura correspondente para fazer o pagamento do montante exato que ela determina.

Finalmente, desenvolvimentos tecnológicos mais recentes habilitaram pagamentos recorrentes e o uso de pseudônimos para endereços de Relâmpago. Assim, a rede soma serviços que facilitam sua adoção.

Qual é o estado atual da adoção da Rede de Relâmpago na indústria de criptomoedas?

Desde o seu lançamento em 2018, teve um desenvolvimento sustentado que até gerou números muito positivos durante 2022. Por exemplo, nesse ano, a capacidade de envio de BTC simultaneamente aumentou em 55%.

Ao contrário da rede principal, o envio de bitcoins tem um limite (hoje em 5.436) porque está relacionado ao saldo nos canais.

Além disso, no segundo semestre desse mesmo ano, a rede dobrou sua capacidade média de envio. Ou seja, o limite médio para os usuários aumentou e está agora em 0,074 BTC (aproximadamente US $ 1.900).

Os canais de pagamento na Lightning Network também cresceram.

A Lightning Network é uma rede que cada vez mais é usada em plataformas que oferecem trocas de criptomoedas e para a compra de bens em geral. Em abril de 2022, um relatório da Arcane Research publicou que 80 milhões de pessoas tinham acesso à rede através de diversas aplicações.

Por fim, mas não menos importante, os desenvolvimentos tecnológicos estão na ordem do dia. No período mencionado, surgiram aplicações como bots do Telegram para a compra e venda de BTC entre pares através da Lightning Network, cartões e anéis para pagamentos em estabelecimentos usando esta rede e até se está a trabalhar na criação de stablecoins (criptomoedas estáveis ligadas ao valor de ativos como o dólar americano ou o euro) na Lightning.

Quais wallets usam a Lightning Network?

Sendo uma tecnologia testada e muito usada pelos usuários de Bitcoin, hoje em dia muitas wallets incorporam a Ligthning Network. Algumas delas são:

  • Phoenix
  • Muun
  • Samourai
  • Exodus (apenas na sua versão para móveis)
  • Electrum
  • Wallet of Satoshi
  • Blue Wallet
  • Defiant
  • Zap
  • Breez

Por outro lado, entre os exchanges que permitem o uso desta rede para enviar e receber bitcoins, encontramos:

  • Bitfinex
  • Bitstamp
  • OKEx
  • OKcoin
  • Kraken
  • Paxful
  • River Financial
  • FixedFloat
  • LN Markets

Como se assegura a segurança das transações na Lightning Network?

A segurança na Lightning Network é sustentada em dois pilares. O primeiro são os contratos inteligentes que são criados entre os canais. Estes softwares, programados para executar ações de forma automática quando determinadas condições são cumpridas, são os que bloqueiam o saldo dos canais e estabelecem as medidas de segurança básicas para as transações entre eles que envolvem esses fundos.

Por outro lado, na Lightning Network são usadas transações multifirma. Isso significa que ambas as partes concordam com as condições ao fazer uma operação, que não é executada sem a aprovação dos dois.

Além disso, para fechar um canal de pagamento, ambas as partes devem concordar que a transação que será enviada para a cadeia de blocos é correta. Assim, cada um receberá o saldo correspondente e não será prejudicado por uma possível ação desonesta da outra pessoa.

Como se previne a fraude na Lightning Network?


O próprio protocolo da Lightning Network está projetado para evitar práticas ilegítimas
 como o gasto duplo. Às medidas mencionadas anteriormente, somam-se outros "detalhes" que contribuem para que a rede seja segura para quem quiser usá-la.

Pelas próprias regras que regem o funcionamento da rede, todo usuário que tentar enganar o protocolo será descoberto pelos nós de vigilância e sua tentativa de fraude pode ser revertida antes do término do tempo de bloqueio.

Além disso, a Lightning Network é apoiada pelo funcionamento da própria rede do Bitcoin ao registrar suas transações on-chain.

O que é um "nó" na Lightning Network?

Um nó da Lightning Network é um dispositivo de hardware que tem instalado um software (um programa) que lhe permite se conectar tanto à rede da Lightning Network quanto à blockchain do Bitcoin.

O que diferencia os nós da Lightning Network dos nós do Bitcoin é que os primeiros validam apenas as transações que passam por eles, enquanto os do Bitcoin são atualizados para ter uma cópia de todas as transações incluídas em cada bloco da rede.

De acordo com os dados do site mempool.space, existem 15.157 nós da Lightning Network no momento da redação deste artigo. Muitos deles são mantidos por empresas como Bitrefill, ACINQ, Kraken e Wallet of Satoshi, entre outras.

Esses nós permitiram a abertura de mais de 73.000 canais de pagamento, que, no total, têm uma capacidade de transacionar 5.343 BTC (cerca de 134 milhões de dólares à cotação do momento).

Como funciona um nó?

Como foi dito, para executar um nó da Lightning Network, é necessário instalar um software específico em um computador, um Raspberry Pi ou outro dispositivo com a capacidade de processamento e armazenamento necessária.

Uma vez feito isso, você pode usar o mesmo software para abrir canais de pagamento, bloquear fundos neles e começar a transacionar com outros usuários.

Melhores corretoras

A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.

Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.

Publicidade