Bolsa
A liquidez contábil ou financeira de uma empresa é um fator fundamental para se manter à tona. Por si só, é a espinha dorsal que estrutura toda a sua cadeia de pagamentos e obrigações em um período de tempo estabelecido.
Com o que foi descrito, podemos perceber que é mais importante do que realmente parece. Portanto, descreveremos exatamente o que é ou o que representa como tal, bem como alguns exemplos práticos para sua compreensão.
Antes de conhecer o seu significado, é fundamental esclarecer que a liquidez na contabilidade, ou tecnicamente conhecida como liquidez financeira, é uma terminologia diferente da liquidez na economia.
A liquidez financeira é definida como a capacidade da empresa de acessar seus fundos e ativos para cumprir suas obrigações e pagamentos em um determinado período de tempo, geralmente no curto prazo.
Alguns outros autores consideram-na uma medida padronizada para determinar a rapidez com que um ativo adquire valor suficiente para ser tomado como meio de pagamento.
Consequentemente, a liquidez financeira é um forte fator que contribui para o futuro e a oferta de serviços da empresa.
Ressaltando, a liquidez financeira mede a velocidade com que um ativo adquire valor suficiente para cumprir as obrigações de pagamento do negócio ou é simplesmente convertido em dinheiro ou dinheiro.
A liquidez depende de dois fatores:
Assim, pode-se dizer que um as ações de uma empresa na bolsa de valores são mais líquidas do que as ações imobiliárias.
Por quê? Porque, sendo o mercado de ações um mercado centralizado no qual as ações são constantemente compradas e vendidas, você pode esperar que as ações sejam vendidas rapidamente.
Porém, é muito mais difícil conseguir dinheiro com a venda de um imóvel, pois é preciso encontrar um comprador, um preço acertado e realizar os procedimentos de compra e venda, atrasando a transação.
No longo prazo, uma empresa será considerada líquida se uma grande parte dos seus activos estiver sob a forma de dinheiro ou se esses activos puderem ser rapidamente convertidos em dinheiro.
Ao contrário da liquidez em termos econômicos, que representa a qualidade dos activos a serem convertidos em dinheiro de forma imediata, sem perda significativa de valor; A liquidez da empresa na liquidez contábil ou financeira é a capacidade da entidade obter caixa e, desta forma, responder às suas obrigações de pagamento no curto prazo.
Da mesma forma, não se pode confundir liquidez financeira e solvência financeira, erro comum na sociedade.
Tanto a solvência como a liquidez financeira andam de mãos dadas para avaliar o desempenho económico das suas obrigações de pagamento. Porém, embora sejam conceitos aplicados ao mesmo tempo, apresentam uma diferença fundamental que, repetidamente, não é levada em consideração.
Embora ambos expliquem a capacidade de pagamento da empresa, a liquidez financeira permite que as obrigações da dívida sejam resolvidas no curto prazo. Por sua vez, solvência é a capacidade da empresa de se estruturar e manter ao longo do tempo , respondendo eficazmente aos seus credores no médio e longo prazo.
“Diz-se que as empresas adoecem de solvência e morrem de liquidez”
O índice de liquidez é a expressão matemática ou indicador financeiro responsável por determinar a liquidez da empresa na contabilidade.
O seu resultado final estabelece a força empresarial e económica da empresa para responder às suas obrigações de pagamento no curto prazo.
Por si só, a fórmula de cálculo do índice de liquidez é:
RL = CA/PC
Onde:
Entende-se por ativo circulante de curto prazo aquele que tem capacidade de ser convertido em dinheiro em menos de um ano. E, como passivo circulante de curto prazo, aquelas dívidas cujo prazo de vencimento é inferior a 12 meses.
Tanto o valor do ativo quanto o do passivo circulante ou circulante geralmente podem ser encontrados no equilíbrio financeiro da sua empresa.
Mas caso não tenha, você pode calcular o ativo circulante, somando o valor de todos os ativos que sua empresa utiliza para pagar suas obrigações com duração de um ano ou menos; e passivo circulante, somando o valor das operações comerciais que sua empresa deve pagar com duração igual ou inferior a um ano.
A interpretação do índice de liquidez será realizada com base em um dígito limite, neste caso, o número 1. Assim, temos que:
O indicador menor que 1 é sinônimo direto de graves problemas financeiros que, se perpetuados ao longo do tempo, podem desencadear a liquidação do ativo total da empresa para refinanciar suas dívidas.
É pertinente esclarecer que este indicador por si só não é suficiente para analisar a situação financeira da empresa. Além disso, é necessário ter benchmarks para comparação, tanto com outras empresas do setor quanto em anos diferentes dentro da própria empresa.
Para explicar o cálculo do índice de liquidez de uma empresa na contabilidade, tomaremos dois exemplos práticos. A primeira mostrará a situação de razão superior a 1; enquanto, o segundo, um indicador menor que 1.
Bem, vamos supor uma empresa que tenha um saldo de 1.500.000 CLP em suas contas do ativo circulante e um saldo de 600.000 CLP no passivo circulante.
Se usarmos a fórmula anterior, obtemos que:
Índice de liquidez = 1.500.000 / 600.000 = 2,5 > 1
Assim, interpretamos que esse resultado implica na capacidade de pagamento da empresa para cumprir suas obrigações no curto prazo, o que é positivo.
Por outro lado, imaginemos agora que a empresa tem, como antes, um saldo de ativo circulante de 1.500.000 CLP. Mas, desta vez, o seu passivo circulante tem o valor de 1.800.000 CLP.
Se aplicarmos a fórmula:
Índice de liquidez = 1.500.000 / 1.800.000 = 0,83 < 1
Este resultado, pelo contrário, demonstra uma falta de capacidade da empresa para cumprir as suas obrigações de pagamento no curto prazo, ou seja, não dispõe de activos suficientes para cobrir as operações que devem ser pagas em menos de um ano.
Quando a empresa tem problemas de liquidez financeira, enfrenta diversos cenários adversos. Grosso modo, será completamente difícil executar sua logística operacional, bem como efetuar pagamentos de dívidas de curto prazo.
Especificamente, alguns cenários com os quais você terá que lidar são:
A seguir, você poderá acompanhar uma série de dicas de como melhorar a liquidez da empresa, como as seguintes:
A liquidez de uma empresa na liquidez contábil ou financeira é um termo amplamente utilizado desde a antiguidade. Ao calcular seu índice, é possível tomar decisões rápidas que impactarão não apenas uma empresa individualmente, mas todo o panorama macroeconômico.
Assim, a liquidez é um termo essencial a ter em conta na empresa. Seu cálculo, como você viu, é muito simples e serve para ter uma ideia da capacidade de pagamento da empresa no curto prazo. No entanto, o rácio por si só não é suficiente para conhecer a situação financeira da empresa, sendo necessária uma análise mais aprofundada para o fazer.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.