logo RankiaBrasil

Investir em Litecoin: O que é e como funciona?

litecoin

Litecoin (LTC) é uma criptomoeda criada em 2011 por Charlie Lee, semelhante ao Bitcoin em muitos aspectos. Mas com a diferença de que gera blocos mais rapidamente e usa um algoritmo de prova de trabalho diferente.

Litecoin pretendia ser uma versão mais leve do Bitcoin e tornou-se uma das criptomoedas mais populares do mundo. Muitas vezes se fala do Litecoin como a prata em relação ao ouro do Bitcoin. Litecoin é uma criptomoeda muito popular e tem muito potencial. Se você está considerando investir em Litecoin, aqui está tudo o que você precisa saber.

O que é o Litecoin?

O Litecoin (LTC) é uma criptomoeda descentralizada P2P semelhante ao Bitcoin, mas com a diferença de que é mais rápido para confirmar as transações. É uma das primeiras e mais importantes criptomoedas baseadas no código especializado do Bitcoin, chamadas "altcoins", que dão origem a um método de pagamento global e descentralizado.

O Litecoin, assim como o Bitcoin, é criado através de um processo complexo de "mineração" e usa um método de validação das transações conhecido como "prova de trabalho". Esta criptomoeda criada por Charles Lee em 2011 é usada principalmente para pagamentos de usuário para usuário sem intermediários. No mundo das criptomoedas se o Bitcoin é o ouro, o Litecoin é a prata.

Características do Litecoin

Embora o LTC tenha sido criado há mais de 10 anos, ainda tem características e aplicações interessantes para aqueles que querem investir em Litecoin. Vejamos algumas delas:

  • A mineração na rede Litecoin requer mais poder de computação do que o BTC.
  • A oferta final de Litecoin é quatro vezes maior (84 milhões) do que a do Bitcoin (21 milhões). Além disso, o tempo necessário para criar um bloco na rede LTC é também quatro vezes menor.
  • A cadeia de blocos do Litecoin é quatro vezes mais rápida que a do Bitcoin, com blocos sucessivos que são confirmados a cada 2,5 minutos.
  • A rede funciona com um modelo de "prova de trabalho" para validar as transações.
  • Os mineradores recebem uma recompensa de 12,5 LTC
  • LTC é usado como banco de testes para melhorias que depois são transferidas para a Blockchain do Bitcoin.

Como funciona o Litecoin?

Os Litecoins são amplamente negociados on-line tanto em moeda fiduciária quanto em bitcoins. Eles funcionam através de um sistema criptográfico e, assim como outras moedas, suas transações são armazenadas e validadas em uma cadeia de blocos. Essas cadeias são criadas graças aos valores hash encontrados através da mineração.

Outro dado importante é que a cada 840.000 blocos, ou aproximadamente a cada quatro anos, a quantidade de emissão é reduzida pela metade até atingir o limite de 84 milhões de Litecoin.

Tudo relacionado ao Litecoin, como emissão, transações e saldos, é gerenciado em uma rede P2P que usa um sistema scrypt e um esquema PoW semelhante ao funcionamento dos bitcoins. Além disso, eles também não são controlados pelos governos, o que significa que é um ativo descentralizado que costuma ser muito atraente para os investidores interessados em investir em Litecoin.

Como investir em Litecoin?

Além de usá-lo como moeda, você pode investir em Litecoin de duas maneiras:

  • Comprando Litecoin e guardando-o em sua carteira para vendê-lo quando o preço subir.
  • Negociando com CFDs sobre Litecoin, que funcionam junto com outras criptomoedas e até mesmo moedas como o dólar americano (LTC/USD). Para isso, é necessário ter uma conta de negociação,

Atualmente, há muitas maneiras de comprar LTC on-line, seja com outras criptomoedas, com dinheiro fiduciário ou cartões de crédito. O Litecoin pode ser comprado em exchanges que permitem comprar e vender criptomoedas de acordo com os objetivos do usuário.

Em resumo, há muitas maneiras de investir em Litecoin. No entanto, algumas delas podem exigir um valor mínimo para concluir a transação e exigir uma carteira virtual com um endereço único para armazenar as unidades.

Quão seguro é investir nesta criptomoeda?

Primeiro, você deve saber que todo investimento em criptomoedas carrega um certo risco devido à volatilidade dos mercados. Portanto, a segurança ao investir e operar com criptomoedas depende da análise do mercado e dos riscos associados.

No entanto, investir em Litecoin é um investimento muito seguro se você estudar o mercado o suficiente, tiver uma plataforma de Exchange confiável e tiver as ferramentas adequadas necessárias.

Como o Litecoin se diferencia do Bitcoin?

Estas são algumas das principais diferenças entre Litecoin e Bitcoin:

  • Litecoin gera blocos mais rapidamente do que Bitcoin. Isso significa que as transações são confirmadas mais rapidamente na rede Litecoin.
  • Litecoin usa um algoritmo de prova de trabalho diferente do Bitcoin. Isso significa que os mineradores de Litecoin não podem usar o mesmo equipamento que os de Bitcoin.
  • A oferta total de Litecoin é maior do que a de Bitcoin. Atualmente, existem 84 milhões de Litecoins em circulação, contra 21 milhões de Bitcoins.
  • A transmissão de Litecoin é mais barata do que a de Bitcoin. Na verdade, as taxas de transação na rede Litecoin são muito mais baixas do que as da rede Bitcoin.

Melhores corretoras

A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.

Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.

Publicidade