logo RankiaBrasil

Resistência e suporte na análise técnica

Resistência e suporte na análise técnica

Se você está pensando em investir em ações, é fundamental conhecer alguns conceitos básicos antes de fazer suas operações. Entre esses elementos, destacam-se as zonas de preço, que indicam os pontos de entrada e saída de um ativo. Essas zonas são essenciais para guiar suas decisões de compra e venda, permitindo que você entenda melhor o comportamento do mercado.

Essas áreas fornecem informações valiosas tanto para investidores iniciantes quanto para os mais experientes. Dois dos conceitos mais importantes na análise técnica são o suporte, que indica um piso de preço, e a resistência, que representa o teto de valorização de um ativo. Compreender e identificar esses pontos pode ser o diferencial na hora de otimizar suas estratégias de investimento.

O que é resistência na análise técnica?

Para começar com o treino para iniciantes, na análise técnica conheceremos as resistências. Essa é a área do gráfico onde as forças de oferta são maiores que as forças de demanda. Ou seja, neste momento há mais vendedores do que compradores. Sempre que o valor atinge esse ponto, há uma parada na subida e depois uma queda no valor do valor.

A força de uma linha de resistência é maior quanto mais vezes as cotações ricocheteiam nela sem serem capazes de superá-la, e também quanto mais tempo ela permanece em vigor. Em troca, quanto mais forte for a resistência, maior será o potencial de valorização do preço quando a romper, e será relativamente mais fácil para o investidor ou trader prever para onde o preço se moverá a seguir.

Iniciantes em análise técnica: o suporte

O suporte é a área do mercado onde os compradores superam os vendedores. Quando o preço atinge esta zona, a tendência de baixa do valor é interrompida e salta para cima. Esses movimentos são realizados pelas próprias forças do mercado e, como todos os analistas sabem onde estão as resistências e os apoios, todos apresentam o mesmo comportamento. Como resultado, quando a resistência é quebrada, o valor sobe acentuadamente e quando o suporte é quebrado, ele cai rapidamente.

Com o tempo, o valor estabelece novos suportes e resistências. Os analistas costumam estudar o gráfico de velas japonesas para identificar esses níveis e prever padrões de comportamento. Além disso, as bandas de Bollinger também podem ser usadas para detectar zonas de suporte e resistência com base na volatilidade do mercado.

É importante estudar gráficos com diferentes escalas de tempo para ver a evolução da ação ou valor ao longo do tempo. Detectar estas duas zonas no preço de um título é muito importante e simples, pois facilitará a decisão de compra e venda de um título.

Tipos de suporte e resistência

Antes de negociar utilizando linhas de suporte e resistência, é necessário ter em mente que existem três tipos de zonas de suporte e resistência:

Suporte e resistência fixos

Como o próprio nome indica, estas zonas de preços não mudam e estarão sempre no mesmo nível. Estes são os preços aos quais um preço mais subiu durante um período de tempo, pelo que são um bom indicador de movimentos futuros. Para identificar essas áreas é necessário levar em consideração:

  • Mínimos e máximos anuais.
  • Mínimos e máximos de velas.
  • Abertura e fechamento de velas.

Também é importante avaliar os níveis psicológicos de preços para obter uma matriz de informação completa. Esses níveis fixos podem ser úteis em diversos padrões gráficos como o padrão de gráfico de triângulo ou padrão de cup e handle, que indicam possíveis movimentos de ruptura.

De referir que, num ambiente tão mutável como os preços de uma ação, par de moedas ou outros ativos, os suportes e resistências fixas não são exatos, ou seja, são zonas de preços. Portanto, o preço pode mudar um pouco antes ou um pouco depois de atingir esse preço.

Suporte e resistência dinâmicos

Esses níveis de preços são mutáveis e mais difíceis de identificar, pois são calculados constantemente quando uma nova vela aparece no gráfico. Para utilizar estas zonas de suporte e resistência, você precisará combinar sua análise com outras ferramentas técnicas, como médias móveis, o canal Keltner ou o SAR parabólico.

Suporte e resistência semidinâmicos

Por fim, temos as zonas de preços semidinâmicas, que se situam entre as fixas e as dinâmicas. Estas zonas mudam, mas a um ritmo constante, não são erráticas como as dinâmicas. Um exemplo disso são as linhas de tendência, que são muito importantes na análise técnica, pois indicam a criação de novos pontos de suporte e resistência, bem como potenciais áreas de negociação.

Estratégia com apoios e resistências

Se um título se aproximar da sua zona de suporte, isso significa que ao se aproximar deste ponto será uma boa oportunidade para assumir posições de compra (há uma grande probabilidade de que ele salte mais alto quando chegar). Embora se rompesse o suporte seria necessário vender rapidamente, pois o valor buscará novo suporte mais abaixo do preço.

Na situação inversa seria a zona de resistência, então o que teríamos que fazer é deixar o seu preço correr em direção a esta zona e à medida que se aproxima da resistência vender. Também neste caso específico, pode acontecer que a zona seja ultrapassada, o que se tornaria uma zona de suporte em vez de uma zona de resistência.

Caso a resistência seja rompida com um volume de negociação significativamente superior ao das sessões anteriores, a probabilidade de que a nova tendência de alta se mantenha é muito alta. Em situações como esta, ferramentas como o indicador MACD ou o RSI podem ajudar a confirmar se o rompimento é sólido ou não.

Vantagens de usar suporte e resistência

As principais vantagens dos suportes e resistências são:

  • Fácil de usar.
  • Pontos de resistência e suporte bem definidos.
  • Ajustar preços de compra e venda objetivos e não sujeitos a notícias ou boatos.

Um suporte ou resistência é considerado mais forte quanto mais vezes for testado sem que o preço tenha caído ou subido desse nível. Além disso, um nível de suporte ou resistência se fortalece à medida que o preço se afasta dele. Por exemplo, se o preço subir 10% após testar o suporte, será considerado mais forte do que se tivesse subido apenas 6%.

Outro ponto importante é que um suporte ou resistência que existe há mais tempo é considerado mais forte do que um que se formou recentemente. Uma resistência que existe há cinco anos, por exemplo, é mais sólida do que uma que existe há apenas alguns dias. Além disso, o giro nos dá uma boa ideia da força do mercado na hora de romper um suporte, sendo um indicador útil para medir a pressão de compra ou venda.

A identificação de suportes e resistências é de extrema importância para os traders em qualquer momento do mercado. Ao combinar essas linhas com outras ferramentas de análise técnica, como o indicador RSI ou as ondas de Elliott, é possível identificar boas oportunidades de entrada e saída, tornando a operação mais estratégica e fundamentada.

Melhores corretoras

A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.

Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.

Publicidade