Bolsa
Conhecer a rentabilidade de uma empresa é essencial para compreender o seu desenvolvimento e eficácia ao longo do tempo. Além disso, permitirá que certas decisões sejam tomadas com base nos resultados obtidos, sejam eles positivos ou negativos.
Nesse sentido, o Sistema Dupont é um dos principais índices financeiros para detalhar a lucratividade e/ou desempenho do negócio (ROE).
Da mesma forma, contribui para a análise da margem de eficiência da empresa, entre outras qualidades de interesse.
Consequentemente, sua aplicação é mais relevante do que parece e, hoje, é um dos cálculos matemáticos mais utilizados. Diante disso, vamos nos aprofundar mais sobre isso, como tal.
O Sistema Dupont, ou também conhecido como análise, relatório, método ou modelo Dupont, é um índice financeiro que quantifica e relaciona três elementos práticos: margem líquida , giro de ativos e multiplicador de ativos ou alavancagem financeira .
Através deles, é revelado não só o nível de rentabilidade da empresa, mas também o seu desempenho económico e laboral. Em outras palavras, Dupont determina se a empresa está efetivamente utilizando seus recursos para obter lucro. Ou, na falta disso, se a sua atividade financeira estiver gerando prejuízos.
O método Dupont anda de mãos dadas com cinco características que resumem o seu funcionamento e aplicação:
O Sistema Dupont reúne os elementos responsáveis pelo crescimento econômico de uma empresa para determinar o nível de eficiência que ela está utilizando para seus ativos, seu capital de giro e alavancagem financeira, por meio de um diagrama-fórmula como o seguinte:
Assim, podemos reunir os elementos do sistema Dupont em três variáveis, já discutidas nos parágrafos anteriores:
Para atingir a margem líquida, o lucro líquido deve ser dividido pelas vendas, após deduzidos os custos envolvidos.
O resultado do giro total do ativo da empresa é o produto da divisão das vendas entre os ativos contábeis.
Por sua vez, a alavancagem financeira é secundária em relação à divisão dos ativos entre os capitais próprios, o que dá um resultado específico .
Já conhecendo as variáveis utilizadas no Sistema Dupont, podemos agora entender seu cálculo de forma mais simples:
Como se pode verificar, o primeiro fator (Lucro líquido/Vendas) corresponde à primeira variável, a margem de lucro líquido; a segunda, à rotação do ativo total; e o terceiro fator coincide com a alavancagem financeira.
Outra maneira de ver a fórmula do Sistema Dupont é:
ROE = Lucro Líquido / Vendas x Vendas / Ativo x Ativo / Recursos Próprios
A fórmula expandida do Sistema Dupont incorpora outros índices para uma análise lucrativa de outro ângulo: Em essência, temos:
Onde BAT é o lucro antes do pagamento de impostos e BAIT, a margem de lucro após juros e impostos.
Da mesma forma, vale destacar os quatro elementos que a fórmula incorpora:
Em termos gerais, é uma fórmula aplicada de forma mais aprofundada para ter em conta o impacto dos juros e impostos na rentabilidade das empresas. Por exemplo, se a taxa de imposto for aumentada, o seu efeito é inversamente proporcional ao lucro líquido; isto é, diminui com a sua participação.
O Sistema Dupont funciona com pesos ou porcentagens. Ou seja, o resultado final da fórmula dá valores percentuais que indicam o quão lucrativa a empresa é.
Como você pode imaginar, um percentual mais alto significa que a empresa é lucrativa em suas vendas e ativos. Quanto mais baixo, simboliza um nível ou margem de rentabilidade limitada, o que merecerá a aplicação de estratégias e tomadas de decisão para incentivar a sua ascensão.
À semelhança de qualquer outro rácio financeiro, o Sistema Dupont é revestido por uma série de vantagens e limitações devidamente diagnosticadas:
A principal vantagem do Sistema Dupont é que ele permite à empresa dividir seu retorno sobre o patrimônio líquido em diferentes componentes, para que os proprietários possam analisar o retorno total da empresa em diversas dimensões.
Desta forma, e comparando com a média ou com outras empresas do setor, é possível descobrir onde a empresa tem problemas.
Entre outros benefícios, é reconhecido como um cálculo simples, tanto manual quanto informatizado, cujo resultado é de fácil interpretação e análise.
As limitações do Sistema Dupont andam de mãos dadas com os dados contábeis utilizados para seu cálculo. Se não forem confiáveis, precisos ou atualizados, o resultado final não será confiável.
Além disso, e embora seja verdade que abre caminho para a resolução dos problemas financeiros da empresa, não informa as ações a seguir ou o que exatamente mudar para que o negócio prospere. Portanto, o Sistema Dupont deve ser analisado cuidadosamente em relação a outros índices financeiros.
Como você pode ver, o Sistema Dupont é um método interessante para conhecer a rentabilidade da empresa e os fatores que nela intervêm, para que seja mais fácil detectar problemas de eficiência e rentabilidade, a fim de encontrar uma solução viável a favor do empresa Desenvolvimento corporativo.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.