Trading
O que é MetaTrader 5? Quais são suas funções e por que se tornou tão popular? Por que existe uma grande quantidade de corretores que usam Metatrader? Ao longo desta revisão, responderemos a essas perguntas.
MetaTrader 5 é uma plataforma de negociação usada por traders de todo o mundo para realizar operações nos mercados financeiros, como o mercado de câmbio (Forex), ações, futuros, etc. É a sucessora do MetaTrader 4, mas com recursos mais avançados e melhorados.
Portanto, MetaTrader 5 foi desenvolvida pela MetaQuotes Software e lançada em 2010. E de fato, a plataforma é conhecida por:
Além disso, o MetaTrader 5 é compatível com uma ampla variedade de corretores de primeira linha, permitindo acesso a uma enorme variedade de instrumentos financeiros e mercados para negociar.
A seguir, veremos uma lista de alguns dos melhores corretores que operam com MetaTrader 5
Devido ao fato de que os ativos que você pode encontrar no MetaTrader 5 dependerão do corretor que estiver conectado ao MetaTrader 5.
De qualquer forma, devemos acrescentar que é possível ter acesso a praticamente qualquer ativo financeiro do mundo a partir do MetaTrader 5, incluindo:
O MetaTrader 5 permite que os traders abram dois tipos de contas: contas de demonstração e contas reais.
MetaTrader 5 demo atua como um simulador de negociação. É oferecido um saldo virtual e o operador tem a possibilidade de:
O MetaTrader 5 em uma conta real oferece todas as funções necessárias para realizar um negócio de negociação:
Em suma, a conta real permite ao operador, a partir de uma única plataforma, ter as ferramentas de que precisa à sua disposição e organizar melhor seu espaço de trabalho.
Para baixar o MetaTrader 5 gratuitamente, siga estes passos:
É importante ter em conta que
o MetaTrader 5 é apenas uma plataforma de negociação
As comissões nunca dependerão do MetaTrader 5; sempre dependerão do corretor que for usado para operar. MetaTrader é apenas a plataforma que permite realizar a operação e enviar as ordens de compra e venda, mas é o corretor quem executa essas operações de compra e venda nos mercados e, portanto, quem aplica as comissões.
Vejamos a seguir algumas das funcionalidades mais características e interessantes do MetaTrader 5:
Além dos tipos de ordens básicas (compra, venda e ordens pendentes), o MetaTrader 5 oferece ordens avançadas, como:
MetaTrader 5 conta com uma ampla variedade de ferramentas de análise técnica, incluindo mais de 100 indicadores técnicos e objetos gráficos, o que permite aos traders identificar padrões de preços e tendências do mercado.
Os traders podem programar seus próprios EAs usando a linguagem de programação MQL5, o que lhes permite automatizar suas estratégias de trading e operar 24/7 sem intervenção “manual” (ou seja, sem executar eles as ordens).
MetaTrader 5 conta com uma função de backtesting que permite aos traders testar suas estratégias de trading com dados históricos e ver como teriam funcionado no passado. Também inclui uma função de otimização que ajuda a encontrar os melhores parâmetros para uma estratégia.
Os traders podem programar tipos específicos de alertas e receber e-mails diretamente da plataforma quando elas ocorrerem, o que os permite ficar informados sobre suas operações e receber notícias e análises do mercado sem precisar ficar na frente do computador e com a plataforma aberta.
A plataforma conta com um calendário econômico que mostra os próximos eventos econômicos relevantes, o que ajuda os traders a tomar decisões informadas sobre suas operações sem precisar recorrer a outras fontes externas (o que pode economizar tempo, fator especialmente interessante especialmente para aqueles traders de temporalidades mais baixas).
E muitas outras como:
Como não poderia deixar de ser, MetaTrader 5 oferece várias plataformas para que os traders possam operar nos mercados de qualquer lugar e a qualquer momento:
MetaTrader 5 WebTrader é uma plataforma de negociação baseada na web que não requer download ou instalação: os traders podem acessá-la a partir de qualquer navegador web e operar nos mercados financeiros diretamente a partir daí.
A plataforma web oferece a melhor experiência do usuário, e, é claro, todas as funções e ferramentas, incluindo gráficos avançados, indicadores técnicos e ferramentas de análise.
Claro, MetaTrader 5 também oferece aplicativos móveis para dispositivos iOS e Android. Esses aplicativos permitem que os traders operam nos mercados financeiros a partir de seus telefones celulares ou tablets, o que os permite ficar sempre conectados e operar em tempo real.
Obviamente, e pelo simples fato do tamanho da tela de um dispositivo móvel em comparação com a de um computador, a experiência do usuário não é tão agradável a partir dos dispositivos móveis, mas, de igual forma, as aplicações oferecem todas as funções e ferramentas da versão web para que os traders não faltem nada nela.
Vejamos algumas das diferenças mais relevantes a favor e contra, entre Metatrader 4 e Metatrader 5:
MetaTrader 5 oferece uma maior funcionalidade de profundidade de mercado do que MetaTrader 4. Isso permite que os traders vejam o volume e a liquidez em diferentes níveis de preços, o que pode ajudá-los a tomar decisões informadas sobre suas operações.
MetaTrader 5 oferece mais tipos de ordens do que MetaTrader 4. Em particular, MetaTrader 5 permite a colocação de ordens de stop limit e stop loss limit, que não estão disponíveis no MetaTrader 4.
O modo de teste no MetaTrader 5 é mais avançado do que no MetaTrader 4, o que permite que os traders realizem testes de estratégias de negociação mais sofisticadas e precisas.
MetaTrader 4 usa a linguagem de programação MQL4, enquanto MetaTrader 5 usa a linguagem de programação MQL5. O MQL5 é mais avançado e flexível que o MQL4, o que permite que os traders criem indicadores e EAs mais sofisticados.
MetaTrader 5 cumpre a "regra de não cobertura" dos Estados Unidos. Essa regra de não cobertura impõe que as operações devem ser negociadas de acordo com o critério FIFO (First In First Out). Em outras palavras, ao comprar um instrumento e, posteriormente, aumentar nossa exposição por outra compra, devemos fechar a primeira operação antes de começar a liquidar a última.
Por exemplo, no MetaTrader 4, ao comprar um instrumento financeiro e, em seguida, comprá-lo novamente (aumentando nossa exposição), duas operações individuais são registradas. Dessa forma, o trader tem a opção de gerenciar ambas as posições individualmente.
Por outro lado, no MetaTrader 5 não é possível gerenciar as operações sobre o mesmo instrumento individualmente, elas são agregadas automaticamente.
Além disso, existe um problema com o idioma de programação entre as duas plataformas. Os Expert Advisors desenvolvidos no MetaTrader 4 usam um idioma de programação MQL4 (o próprio desta plataforma de negociação). Enquanto isso, no MetaTrader 5, é usado o idioma MQL5. Isso impede que os programas escritos para o MetaTrader 4 possam ser usados no MetaTrader 5 (não há falar de atualizações).
Como acontece quando lidamos com produtos e serviços relacionados ao mundo da investimento financeiro, não há uma única resposta.
Depois de ver nesta revisão do MetaTrader 5 suas características, vantagens e deficiências, cada operador deve comparar as informações com seus interesses e necessidades. Para avaliar uma plataforma, é necessário levar em consideração as seguintes questões:
Em quais mercados financeiros me sinto mais confortável?
Qual é a profundidade de análise de mercado que preciso para desenvolver minha operação de forma eficaz?
Preciso observar uma grande quantidade de temporalidades para analisar o mercado?
MetaTrader 5 é uma plataforma de negociação muito popular e já estabelecida no mercado, que oferece uma ampla gama de ferramentas e recursos para traders de todos os níveis de experiência. A plataforma é altamente avaliada por sua funcionalidade avançada, sua interface de usuário intuitiva e sua capacidade de personalizar e automatizar operações.
Em geral, o MetaTrader 5 é altamente recomendado; embora possa haver algumas curvas de aprendizado no início que podem levar algum tempo e esforço para a assimilação dos conhecimentos necessários para usar corretamente a plataforma, os traders que se tomam o tempo para se familiarizar com o MT5 e suas ferramentas encontrarão que é uma ferramenta valiosa e poderosa, que pode atender às necessidades de qualquer estilo de negociação.
Por fim, vejamos nossa avaliação final em forma de pontos esquemáticos:
✅ Ampla gama de funcionalidades: O MetaTrader 5 oferece uma grande variedade de ferramentas de negociação, incluindo recursos avançados como profundidade de mercado, cobertura de posições e vários tipos de ordens.
✅ Personalização e automação: Os traders podem personalizar e automatizar suas operações usando a extensa gama de indicadores técnicos, EAs e scripts disponíveis na plataforma.
❌ Curva de aprendizagem: A ampla funcionalidade da plataforma e a grande quantidade de ferramentas e recursos disponíveis podem tornar a curva de aprendizagem pronunciada, especialmente para traders iniciantes.
Em suma, você acha que o MetaTrader 5 é a melhor plataforma de negociação ou é muito complicado? E com qual corretor você normalmente o integra? Você sabe que, como sempre, lemos seus comentários.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.