O que são as soluções White Label?

Uma das formas mais comuns de colaboração na indústria de intermediação financeira é a criação de grandes corretores do setor de White Label ou marcas brancas. Estas soluções permitem acessar um maior público potencial em sua base de clientes e ter maior flexibilidade em relação à oferta de produtos e condições operacionais.
Neste artigo, daremos uma aproximação para conhecer melhor as soluções White Label na indústria
O que são as soluções White Label?
As soluções White Label referem-se a um tipo de colaboração em que uma empresa produz bens ou serviços e outra empresa os vende usando seu próprio nome e marca. Este tipo de soluções está presente em setores de:
- Produtos eletrônicos e Software
- Supermercados quando vendem produtos sob a marca do supermercado
- Financeiros, como bancos
Por exemplo, muitas vezes, quando um supermercado tem produtos que estão em sua marca, provavelmente se trata de uma solução White Label, pois o supermercado não produz o produto/serviço e se dedica apenas à venda dele.
Este tipo de acordo beneficia ambas as partes, tanto o vendedor quanto o comprador. Para o vendedor, significa maior penetração do produto/serviço em questão e para o comprador significa maior variedade de produtos/serviços a serem oferecidos sob sua própria marca, o que melhora o branding da empresa.
Na indústria de corretagem, é comum ver corretores que são a matriz e várias marcas brancas ou white labels para diferentes mercados que se diferenciam ou na profundidade do seu produto ou no público-alvo.
Exemplo deste tipo de colaboração
Recentemente, a CMC Markets Institutional investiu mais de 100 milhões de dólares em sua plataforma de negociação e conseguiu acordos com os principais fornecedores de liquidez, o que lhe permitiu oferecer a clientes institucionais (bancos, corretores, etc.) soluções White Label de Trading e Liquidez. Estas soluções oferecidas pela CMC respeitam as mudanças regulatórias, como as limitações da ESMA e as exigências da MIFID II.
A estrutura de uma relação white label é a seguinte:

Portanto, um cliente poderia operar com todas as facilidades do intermediário matriz, mas veria apenas a diferença na marca do seu provedor de serviços, como se pode observar na imagem abaixo.

A plataforma permite ao cliente gerenciar grande parte dos negócios diários, como a administração de contas, transferências de capital e redefinições de senhas.
Quanto às características técnicas desta colaboração em particular, podemos enumerar a lista de facilidades que a CMC oferece a este tipo de colaboração:
- Plataforma Web: Oferecendo ferramentas de negociação inovadoras, bem como a possibilidade de negociar com “Um único clique”.
- Diferentes tipos de ativos: Entre os quais estão Forex, Ações, Índices, Títulos, Matérias-primas e Binários.
- Controle: Destacando-se a facilidade de uso dos limites.
- Notícias: Ferramentas de sentimento de mercado, como o calendário de mercado.
- Adaptação da plataforma móvel: Plataforma editável e adaptada para dispositivos móveis, tanto para iOS quanto para Android.
- Gráficos: Mais de 80 indicadores técnicos.
- Acesso a mercados globais
- Mais de 10.000 instrumentos diferentes
Outras características interessantes da plataforma são:
- As comissões e os spreads são personalizáveis pelo cliente
- O design e o idioma também são editáveis e podemos escolher os mais adequados para o mercado local do cliente
- Os sistemas da CMC processam mais de 1 milhão de preços por segundo.
- Tempo médio de execução em torno de 10 milissegundos
Equipe para soluções White Label
Cada intermediário que cria essas soluções destina um time para a gestão dessas colaborações e sua implementação.Sem dúvida, esse tipo de acordo será cada vez mais comum para os intermediários financeiros ampliarem seu leque de clientes e mercados em que operam.
Pontos mais importantes desse tipo de soluções
Além disso, elas têm uma série de vantagens, como o fato de serem uma forma rápida de tudo estar em funcionamento desde o início. Incluem as seguintes características:
- Outro fator para escolher uma solução de Marca Branca é a oportunidade de usar uma marca própria, pois permite se tornar conhecido enquanto usa uma solução de primeira classe.
- As soluções de marca branca também permitem estabelecer um novo corretor em um tempo recorde: em apenas um mês! Eles podem começar a operar e dedicar a atenção à captação de clientes e ao crescimento.
- Personalização: Ao contrário do que se pensa, as soluções de marca branca têm o potencial de se adaptar a cada corretor e priorizar diferentes elementos de acordo com suas demandas.
Exemplo de soluções White Label no Brasil
No Brasil, essas soluções também são amplamente utilizadas. A maior corretora, a XP Investimentos, tem várias plataformas que utilizam a tecnologia e a execução, mas usam outras marcas para atrair clientes. Um exemplo é a Rico Investimentos ou a Clear Corretora.