Corretoras
Tem interesse em investir, mas ainda não sabe por onde começar? O artigo de hoje foi escrito para você, que quer dar os primeiros passos no mercado financeiro e deseja fazer isso do jeito certo, com segurança e tranquilidade. Aqui você encontrará um guia para escolher as corretoras ideais para iniciantes, com os pontos a serem considerados nessa escolha, conselhos práticos para começar a investir, como abrir uma conta e diversificar seus investimentos, além de aproveitar da melhor forma os recursos educacionais oferecidos pelas empresas. Pegue papel e caneta para aproveitar o conteúdo e tenha uma boa leitura!
As corretoras são como verdadeiros shoppings centers do mercado financeiro, um único lugar em que você encontra diversos produtos. Elas oferecem caminhos mais seguros para investir tanto em renda ativa como em renda passiva e funcionam da seguinte forma: você manda uma ordem de compra através da corretora, ela pega o dinheiro e realiza a compra das ações, fundos imobiliários ou de qualquer outro tipo de investimento que você esteja fazendo. Ou seja, elas funcionam como intermediárias para compras e vendas de produtos do mercado financeiro.
No momento de escolher a corretora que vai intermediar a sua relação com o mercado financeiro, você deve considerar alguns pontos:
Descrição | Detalhes |
Taxa de abertura de conta | A empresa cobra algum valor para você abrir a sua conta, ou oferece taxa zero? |
Taxa de manutenção | Você precisa pagar algum valor para manter o seu dinheiro lá dentro? |
Taxa de custódia | As suas ações e investimentos ficarão custodiadas pela corretora. Ela cobra algum valor por esse serviço? |
Taxa de transferência de custódia | Se você optar por mudar de corretora, terá que pagar algum valor? Ou a taxa é zero? |
Taxa de corretagem | Essa taxa é cobrada a cada operação que você realiza, seja para comprar ou vender ações e outros investimentos. Não é cobrada em cima do volume financeiro movimentado, mas sim em cima da operação realizada. |
Emolumentos | É uma taxa cobrada pela bolsa de valores brasileira, a B3. Então, independente da corretora escolhida, você pagará essa taxa. |
Investimentos no exterior | Essa corretora oferece a opção de investir fora do Brasil? Esse pode ser um diferencial que a corretora oferece para seus clientes. |
Bom atendimento | Será que se você precisar de algum serviço ou algum esclarecimento, essa corretora prestará um bom atendimento? Pesquise em sites como o Reclame Aqui para saber o que os outros usuários estão falando sobre a empresa. |
Cartão de Crédito | Algumas corretoras oferecem cartões de crédito com bônus e diversas outras vantagens dependendo do valor que você tem investido. |
Existem corretoras que não cobram taxa, veja nosso guia de melhores corretoras com taxa zero.
Muitas pessoas começam a investir por meio de empresas do mercado financeiro que cobram taxas super altas e oferecem rendimentos muito baixos. Por desconhecimento, algumas delas passam anos colocando seu patrimônio em lugares que não rendem quase nada ou levam até mesmo a prejuízos. Portanto, é fundamental que você esteja atento a passos básicos para obter sucesso no mundo dos investimentos.
1- Não espere sobrar dinheiro
Esse primeiro conselho muita gente já ouviu, mas vale a pena repetir, afinal, são poucas as pessoas que o colocam em prática. Seu investimento deve ser tratado como uma prioridade, da mesma forma que suas contas de luz, água, internet e aluguel.
2- Comece em investimentos seguros
Se você está dando os seus primeiros passos no mercado financeiro, não comece por investimentos voláteis e de alto risco. Inicie por investimentos mais estáveis e seguros para ir praticando e ganhando confiança para arriscar mais.
3- Não invista a sua reserva de emergência
A reserva de emergência tem o objetivo de servir como um fundo caso algum imprevisto aconteça. Ela te resguarda caso você precise de algum valor de imediato, de forma que você não precise fazer empréstimos bancários com juros muito altos.
Abrir uma conta em uma conta de investimento de uma corretora é, em geral, algo simples e tranquilo. Mas uma boa notícia é que a maioria das empresas não cobra taxa de abertura ou manutenção. Ou seja, você pode abrir a sua conta sem medo e sem pagar nesse primeiro momento. Nos referimos em termos gerais sobre as maiores empresas que operam no Brasil.
É importante conferir se a corretora que você deseja investir cobra alguma taxa de abertura ou manutenção. Então é o primeiro passo deste guia:
1- Conferir as taxas
Verificar as taxas de abertura e manutenção cobradas pela corretora. E avaliar os tópicos apresentados no início do texto, que são: taxa de custódia, de corretagem, de transferência, qualidade do atendimento, se oferece opções de investimento no exterior e cartão de crédito com benefícios.
2- Complete o formulário com seus dados
A maioria das empresas oferece a opção de abrir uma conta logo na primeira página do site, seja em algum botão no menu superior ou ao longo da página. Ele te direciona para um formulário que deve ser preenchido com algumas informações pessoais como nome completo, e-mail, data de nascimento, CPF e telefone para contato. Algumas empresas podem pedir outras informações, mas esse é o padrão.
3- Crie sua senha
Em seguida, você deve criar uma senha segura e da qual se lembrará posteriormente. Algumas empresas fazem alguns requisitos para aumentar a segurança, como letras maiúsculas ou caracteres especiais. Se você estiver usando um aplicativo de celular, pode optar também por usar a sua digital.
4- Responda ao questionário
Ao acessar o site ou aplicativo pela primeira vez é provável que a empresa queira conhecer mais sobre o seu perfil de investimentos para oferecer os produtos mais compatíveis com os seus objetivos. A maioria dos questionários são de múltipla escolha e algumas perguntas que podem aparecer são:
5- Primeiro acesso
Pronto! A sua conta foi aberta, a maioria das empresas oferece um pequeno tutorial para que você aprenda a navegar pela plataforma. Nele você vai ver onde pode conferir o resumo patrimonial, as suas movimentações, bem como acessar os materiais educacionais que a corretora oferece.
Agora que você já entendeu como selecionar uma boa corretora para quem está iniciando, como ter organização e disciplina para investir seu dinheiro e percebeu que é simples abrir uma conta nas maiores empresas corretoras do país, vamos entender qual a melhor forma de diversificar seus investimentos.
1- Preserve seu dinheiro
Seu primeiro objetivo como investidor deve ser preservar, e não multiplicar o seu dinheiro. Isso porque no mundo dos investimentos erros são mais comuns do que acertos, portanto é melhor você investir seu dinheiro de maneira segura e diversificada.
2- Cuidado com o excesso de autoconfiança
O mercado financeiro é bastante imprevisível, mesmo que você pesquise e conheça bastante, as chances de perder dinheiro são altas. Haja sempre com cautela!
3- Invista em diferentes setores da economia
Faça investimentos em empresas do ramo imobiliário, mercado agrícola, metais preciosos, serviços entre outros. Assim, quando um mercado vai mal você ainda tem outros investimentos girando, por outro lado, quando um mercado vai bem, não caia na tentação de colocar todos os seus investimentos naquele setor. Afinal, como mencionamos, o mercado é imprevisível.
4- Compre diferentes classes de ativos
Da mesma forma que é importante variar os setores, é necessário também variar as classes de ativos. Eles podem ser divididos de diferentes formas, mas as classes mais comuns são: ações brasileiras, ações americanas, fundos imobiliários e criptomoedas. Se você se interessa pelo assunto, vale a pena conhecer as principais criptomoedas, bem como suas características e porque elas se destacam.
5- Compreenda a sua tolerância ao risco
Para definir como você deve compor a sua carteira, ou seja, qual a porcentagem de cada setor e de cada classe de ativos você deve comprar, é fundamental conhecer o seu perfil de investidor. Isso abrange o seu nível de tolerância ao risco, o seu grau de conhecimento sobre o mercado e também os seus objetivos. Cada pessoa tem um perfil investidor, por isso, entenda o conceito de risco econômico com seus próprios critérios.
Além disso, há algo importante para considerar sobre as finanças comportamentais: os 12 vieses psicológicos de decisões financeiras que devemos evitar ao investir.
Para atrair mais clientes para consumir produtos financeiros, muitas corretoras oferecem programas de educação financeira que contemplam desde conteúdos básicos investidores iniciantes até materiais técnicos para quem já atua no mercado há algum tempo. Para evoluir no mundo dos investimentos, uma boa pedida é escolher uma empresa que ofereça materiais variados e qualificados e aproveitar os recursos que ela disponibiliza. Alguns recursos que você encontra nas maiores corretoras do mercado são:
Dar os primeiros passos no mundo dos investimentos pode ser desafiador, mas com estudo e estratégia você pode preservar o seu patrimônio e alcançar seus objetivos de longo prazo. Conheça os 10 erros comuns do investidor iniciante.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.