logo RankiaBrasil

Como investir em petròleo?

petroleo

Quando falamos de investir em matérias-primas, sem dúvida, o petróleo é um dos mais negociados do mundo, apesar das flutuações de seu preço. Se você quiser investir em petróleo, há algumas coisas que você deve saber. Neste post, forneceremos uma visão geral de como investir em petróleo através de diferentes instrumentos, bem como os riscos e benefícios associados a essa investimento.

Como funciona a indústria do petróleo?

É normal que os investidores se sintam confusos com o jargão usado para avaliar operações relacionadas ao petróleo. Acreditamos que é extremamente importante compreender o processo de extração, refino e comércio desta matéria-prima, ou seja, sua cadeia de produção, que usando tecnicismos pode ser dividida em três segmentos:

Upstream

As empresas upstream têm a ver com a exploração e produção de petróleo e gás. As empresas upstream procuram reservas de matérias-primas e as extraem. Eles lidam principalmente com as etapas iniciais de produção, como perfuração e extração de petróleo e gás à superfície.

Este segmento é caracterizado tipicamente por um alto capital de investimento, uma duração prolongada, alto risco e uso intensivo da tecnologia.

Midstream

É o processo da cadeia que se concentra principalmente em tudo o que é necessário para transportar e armazenar o petróleo bruto para seu processamento nas refinarias.

Os negócios midstream normalmente são caracterizados pelo transporte rodoviário, envio, armazenamento de matérias-primas e oleodutos. Eles também são caracterizados por baixo risco de capital e alta regulamentação.

Eles são muito dependentes das empresas upstream.

Downstream

Finalmente, as empresas downstream são as famosas refinarias, empresas responsáveis ​​por refinar o petróleo e o gás e convertê-los em produtos finais, desde combustível para aviões, asfalto, gasolina, etc., até borracha sintética, recipientes, conservantes e plásticos.

 jargão usado para avaliar operações relacionadas ao petróleo

De que depende o preço do petróleo?

Agora que temos algumas noções sobre a cadeia de produção de petróleo, é preciso entender também os fatores que movem o preço desta matéria-prima.

O preço do petróleo, como o de outros bens, depende da oferta e da demanda do mesmo.

Pelo lado da demanda, é bastante simples, os consumidores que diariamente usam bens e serviços que estejam direta ou indiretamente relacionados com esta matéria.

Pelo lado da oferta, ao contrário do que a maioria pode pensar, o maior produtor de petróleo é os EUA e não a Arábia Saudita. A razão se deve ao descobrimento do fracking do "esquisito bituminoso" no Texas e Dakota do Norte e à redução da produção da Arábia Saudita devido aos constantes ataques aos seus campos petrolíferos.

PaísProdução diária 2021 (em barris)
EUA10,2 milhões
Rússia9,7 milhões
Arábia Saudita9,3 milhões
Canadá4,3 milhões

Como fato curioso, a Espanha importa principalmente petróleo da Nigéria, México, Líbia, Cazaquistão, EUA, Arábia Saudita e Iraque.

Um conceito que gostaria de esclarecer aqui é a diferença entre produção de petróleo e reserva de petróleo, a segunda é o petróleo que ainda não foi extraído.

Neste sentido, os EUA com 36.500 milhões de barris em reserva ficam muito atrás de outros países produtores, como a Venezuela (266.000 milhões de barris), Irã (158.000 milhões), Iraque (143.000 milhões) e Kuwait (102.000 milhões). A Rússia e a Arábia Saudita têm 98.000 milhões e 80.000 milhões, respectivamente. Esta informação é importante para determinar a capacidade de oferta futura e os fluxos de importação e exportação.

Agora, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), fundada na década de 1960, principalmente composta por Arábia Saudita, Kuwait, Irã, Iraque e Venezuela, desempenha um papel fundamental no lado da oferta de petróleo. Embora o estatuto da organização não estabeleça explicitamente, eles estabelecem os preços no mercado. Se a OPEP decidir restringir a produção, pode forçar o aumento dos preços do petróleo.

Investir no "ouro negro" significa assumir um alto nível de risco, basicamente porque os países produtores são zonas em conflito bélico e político, portanto as flutuações podem ser consideráveis.

Como investir em petróleo?

Entendida a oferta e a demanda, é hora de falar sobre como se pode operar nesta matéria-prima. Nos próximos tópicos, explicamos em profundidade como investir em petróleo através de 6 instrumentos bursáteis.

Armazenando barris REAIS de petróleo

Primeiro, existe a opção de comprar e vender o cru de forma física, mas é pouco recomendável para o investidor particular, pois teria que procurar um local para armazená-lo, com extremo cuidado devido ao seu nível de toxicidade e outros.

Investir em petróleo com futuros

Os futuros do petróleo permitem se beneficiar das flutuações do preço do barril. Os futuros do petróleo são contratos de futuros nos quais os compradores e vendedores de petróleo coordenam e acordam entregar quantidades específicas de cru físico em uma data determinada no futuro, daí o seu nome.

Existem vários tipos de cru no mundo, mas os que mais ouvimos e os que nos servem de referência são principalmente o Brent e o WTI (World Texas Intermediate).

O cru é negociado no ICE e no NYMEX, com datas de entrega para os doze meses do ano. Cada contrato de futuro é formado por 1.000 barris de cru e seu tick ou variação mínima de cotação é de 0,01 dólar por barril, ou seja, 10 dólares por contrato.

Através deste contrato, os produtos desta matéria se asseguram a venda de seus barris e os compradores se asseguram de receber os barris ao preço atual pactuado. No entanto, também há especuladores que tentam ganhar dinheiro através deste tipo de contrato, tentando vendê-los antes de seu vencimento confiando de que o preço do cru subirá.

O funcionamento simplificado é o seguinte, entre duas pessoas se pactua um contrato de 1.000 barris a 50 dólares o barril com vencimento em X. Então pode ocorrer dois casos:

  • Que o preço do barril caia antes do vencimento. Se, por exemplo, o preço cair para 49 dólares por barril, então se perderia 1.000$ (1$ x 1.000 barris).
  • Que o preço do barril suba antes do vencimento. Se, por exemplo, o preço subir para 51 dólares por barril, então se ganharia 1.000$ (1$ x 1.000 barris).
  • Baixas comissões de trading.
  • Ampla gama de produtos.
  • Juros de até 4,83% em contas em USD e 3,49% em euros.
Visitar

Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.

Investir em petróleo com CFDs

Tanto os futuros quanto os CFDs (contratos de diferença) são derivados e oferecem os mesmos benefícios de alavancagem, mas enquanto o primeiro tem um prazo de vencimento, o segundo não tem, portanto os CFDs são mais flexíveis nesse sentido. Nos futuros, com uma data de vencimento definida, pode haver falta de liquidez suficiente para fechar a posição com um custo aceitável.

Devido à estrutura de custos de financiamento, comissões e taxas de abertura, os CFDs são mais adequados para posições pequenas e de curto prazo, enquanto os futuros são uma melhor opção para posições de maior tamanho e de longo prazo.

  • Grande oferta de subjacentes.
  • Ferramentas fáceis de usar e muitos recursos de treinamento.
  • Possibilidade de operar em todos os mercados globais com o mais alto nível de transparência.
  • Diferentes tipos de contas que se adaptam às suas necessidades.
Visitar

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

Investir em petróleo com ETFs

Você também pode investir em petróleo através de ETFs. É importante entender como eles funcionam, pois em alguns casos eles não funcionam como esperado. Devido ao fato de que os ETFs raramente tomam posse física do petróleo, o desempenho do fundo dependerá do vencimento dos contratos de futuros.

O principal problema com essa estratégia é que os contratos de futuros para o mês atual tendem a ser menores do que os contratos para os meses futuros. O resultado é que o fundo geralmente sofre pequenas perdas todos os meses devido ao processo de reinvestimento, e com o tempo, essas perdas podem se acumular em grandes quedas, mesmo quando os preços do petróleo são constantes ou tendem a subir.

Os ETFs, sendo baseados em contratos derivados negociados nos mercados de futuros, são baseados na convergência entre o valor futuro e o esperado. Aqui entram os conceitos de 'Contango' e de 'Backwardation'. É considerado 'Contango' quando o preço do próximo futuro é superior ao atual e 'bacwardation', o contrário.

A seguir, mostro alguns exemplos de ETFs contratáveis ​​na Europa:

ETFTickerTER
Invesco European Oil & Gas Sector UCITS ETFSC0V0,20%
Lyxor STOXX Europe 600 Oil & Gas UCITs ETFLOGS0,30%
iShares STOXX Europe 600 Oil & Gas UCITS ETFEXH10,46%
iShares Oil & Gas Exploration & Production UICTS ETFIS0D0,55%

No entanto, há outros muito conhecidos, como por exemplo:

ETFTicker
United States Oil Fund ETFUSO
United Stated Brent Oil Fund ETFBNO
WTI Crude Oil Fund ETFCRUD
  • Corretora regulamentada em várias jurisdições, o que proporciona maior confiança
  • Copy trading acessível.
  • Variedade de ativos em CFDs.
Visitar

63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.

Investir em petróleo com ações de empresas

Você também tem a opção de investir através das empresas que exploram, produzem, transportam, refinam e vendem petróleo bruto. Algumas dessas empresas, como as empresas de exploração e produção, tendem a aumentar de valor quando o petróleo sobe e a diminuir quando o petróleo cai.

Por exemplo, a indústria de refino depende do petróleo bruto como um input para produzir gasolina, diesel e outros produtos refinados.

Se os preços do petróleo bruto aumentarem sem um aumento correspondente nos preços dos produtos energéticos refinados, então os investidores podem esperar que as ações das refinarias caiam, pois suas lucros diminuem.

EmpresasTicker
International Petroleum CorpIPCO
Repsol SAREP
ExxonMobilXOM
BP PlcBP
YPFYPF

Talvez diante da situação atual seria conveniente estudar a incorporação de tanques em nossa carteira, como por exemplo Golar (GLNG), Teekay (TK), Euronav (EURN), entre outras.

Investir em petróleo com fundos de investimento

Os fundos de investimento também não investem diretamente no petróleo, mas em empresas da cadeia produtiva. Essas empresas têm uma correlação muito alta com o valor do petróleo, mas nunca replicarão seu comportamento. Geralmente são fundos de investimento que investem no setor energético em geral. Aqui estão alguns exemplos:

FundosISIN
Goldman Sachs North America Energy & Energy Infrastructure Equity Portfolio R Acc EURLU1299707155
BlackRock Global Funds - World Energy Fund A2LU0122376428
NN (L) Energy - P Cap EURLU0332193696
Schroder ISF Global Energy A AccumulationLU0374901568

Aliás, agora que você já conhece todas as opções para estar exposto ao petróleo, talvez também se interesse por como investir em gasolina, um dos produtos refinados de petróleo mais procurados do mundo. Você pode entrar clicando no link.

Em suma, você tem muitas opções para investir em petróleo, no entanto, lembre-se de que é um mercado muito negociado (um dos maiores do mundo) e, portanto, enfrentará altas doses de volatilidade e incerteza.

Melhores corretoras

A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.

Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.

Publicidade