Trading
Vamos explicar o que é o padrão estrela cadente, suas vantagens e requisitos, como funciona, como pode ser usado tanto se você for conservador ou equilibrado, bem como um exemplo.
O padrão estrela cadente ou shooting star é uma figura chartista que é formada por uma vela japonesa que pode ser branca (verde) ou preta (vermelha), com um corpo pequeno e cuja sombra inferior é pequena ou inexistente e a sombra superior é pelo menos duas ou três vezes o corpo da vela.
Esta figura chartista surge nas tendências de alta e avisa ao investidor a possibilidade de que a tendência do mercado se reverta ou mude de direção, neste caso de alta para baixa. Normalmente, esta figura aparece em zonas de resistência, mostrando indecisão na hora de superar.
Este padrão técnico pode aparecer em qualquer tipo de mercado, de modo que pode ser aproveitado quando estamos operando em ações, índices, moedas, commodities, títulos, criptomoedas, etc.
Neste caso, sua confiabilidade não é a melhor de todas, e muito menos é infalível, portanto, o ideal para o trader é complementá-lo com outros sinais técnicos que confirmem o que o padrão está nos indicando, como por exemplo resistências, níveis Fibonacci, médias móveis, indicadores técnicos, etc.
👉 Para mais informações: Padrões de Velas Japonesas na bolsa – Tipos, gráficos e interpretação.
Três são as características que o padrão estrela cadente apresenta:
Mas vamos especificar mais:
Este padrão se forma após um movimento de alta e indica que o preço pode começar a cair.
Ou seja, o preço está se aproximando de uma zona de resistência. A sessão começa forte, e parece que o preço vai quebrar, vai com força. No entanto, quando se aproxima muito da zona de resistência, os compradores começam a vender, para acabar fechando a um preço semelhante ao que abriu, às vezes positivo, às vezes negativo, mas em qualquer caso, deixando certos sinais de fraqueza.
Com tudo, um padrão de baixa porque o preço tentou subir significativamente, mas no final os vendedores tomaram o controle e empurraram o preço até chegar perto do nível de abertura.
Deve-se ter especial cuidado para não confundir uma estrela cadente com outro padrão técnico chamado martelo invertido.
E é que ambos os padrões apresentam uma mecha ou sombra superior mais longa e um corpo pequeno. No entanto, a grande diferença é onde cada padrão aparece.
De fato, o martelo invertido aparece na reta final de uma tendência de baixa e avisa de uma possível mudança de tendência de baixa para alta.
Por outro lado, a estrela cadente aparece na reta final de uma tendência de alta e alerta para uma possível mudança de direção do mercado de alta para baixa.
Além disso, a vela estrela cadente é muito semelhante em ambos os casos, apresenta um corpo pequeno e uma mecha superior longa.
Na hora de fazer trading com a estrela cadente existem duas maneiras ou métodos, de acordo com o perfil do trader. Vamos ver cada uma delas a seguir:
Um trader cujo perfil seja conservador precisa de alguma confirmação, de modo que deveria esperar várias velas para vender.
Especificamente, o que ele faria seria esperar várias velas subsequentes à vela estrela cadente para corroborar que de fato ocorreu uma mudança de tendência de alta para baixa. Ele poderia vender em 3-4 velas após a estrela cadente.
O stop loss ou stop de proteção seria colocado acima do máximo da estrela cadente, mas dando um pouco mais de margem.
No gráfico anterior do Bitcoin veja onde seria colocado o stop loss
Um trader não conservador que queira utilizar a versão equilibrada poderia vender quando abre a vela seguinte à vela estrela cadente, ou seja, na abertura. Desde que esta seja inferior à posição em que a estrela cadente fechou.
Assim como no caso anterior, o stop loss ou stop de proteção seria colocado acima do máximo da estrela cadente, mas dando um pouco mais de margem.
No gráfico seguinte temos um simples exemplo do padrão estrela cadente.
Podemos ver que os requisitos são cumpridos:
Entre as principais vantagens e desvantagens do padrão estrela cadente temos:
✅ É um padrão simples, de fato, consiste apenas de uma vela.
✅ É muito objetivo em relação a onde comprar e onde colocar o stop loss, então não requer interpretações.
✅ Avisa do possível fim de uma tendência de alta e o início de uma tendência de baixa.
✅ Serve em qualquer tipo de mercado (ações, índices, moedas, commodities, títulos, criptomoedas).
❌ Só se serve de uma sessão, por isso é bastante incompleto
❌ Sua confiabilidade não é a melhor possível.
❌ Deveria ser usado como um indicador secundário de confirmação, mas como o motivo principal na hora de realizar uma operação de trading.
Com tudo, a estrela cadente é um padrão gráfico em trading que indica uma possível mudança de tendência de alta para baixa. Aparece após movimentos de alta e se caracteriza por uma vela com corpo pequeno e pavio superior longo. Embora seja um padrão simples e útil em diversos mercados, sua confiabilidade é média-baixa, por isso é recomendável complementá-lo com outros sinais técnicos para confirmar sua indicação.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.