Trading
Investir em Bitcoin e em ouro de maneira conjunta pode parecer uma estratégia complexa, mas o STKD Bitcoin & Gold ETF (BTGD) busca simplificá-la. Este ETF combina a volatilidade e potencial de crescimento do Bitcoin com a estabilidade do ouro, oferecendo aos investidores uma maneira inovadora de diversificar o seu portfólio.
Neste artigo, analisarei o seu funcionamento, desempenho histórico, comparação com outras alternativas, vantagens e desvantagens, e resolveremos algumas das dúvidas mais comuns.
O STKD Bitcoin & Gold ETF (BTGD) é um fundo negociado em bolsa projetado para dar exposição simultânea ao Bitcoin e Ouro através de futuros e produtos negociados em bolsa (ETPs). Gerido por Tidal Trust II e lançado em 15 de outubro de 2024, este ETF busca a apreciação do capital alavancado, já que a sua estratégia aloca para cada dólar investido um dólar de exposição ao Bitcoin e outro dólar ao ouro.
O fundo negociado emprega uma técnica chamada stacking cujo objetivo é ir empilhando ou acumulando os retornos de ambos os ativos, mas usando derivativos para poder ter uma alavancagem 2x e mantendo dinheiro e equivalentes como colateral dos contratos de derivativos.
Não investe diretamente em Bitcoin nem em barras de ouro, mas utiliza contratos de futuros e ETPs para replicar os seus movimentos de preços. Isso pode servir àqueles que não têm permissão por regulamentação ou políticas de risco para investir diretamente em Ouro e/ou BTC.
Desde o seu lançamento, o BTGD experimentou um retorno de 43%, e apenas em 2025 uma rentabilidade de quase 5%. Em 14 de fevereiro de 2025, o fundo gerenciava ativos líquidos no total de 28,88 milhões de dólares, com um valor patrimonial líquido (NAV) de 29,62 dólares por unidade. Para ser honesto, embora a estratégia seja interessante, devido ao baixo AUM, a probabilidade de que sobreviva é baixa, já que os ETFs tradicionais precisam entre 5 e 10 milhões de dólares em ativos sob gestão para cobrir as suas despesas, e essa quantia é às vezes o dobro para ETFs com estratégias mais sofisticadas.
O desempenho do ETF foi influenciado pela grande alta que o Ouro e o BTC tiveram recentemente, mas o curioso é que se olharmos o gráfico a seguir, teria sido melhor ter apenas Ouro com o ETF GLD.
De fato, o BTGD parece ter maior correlação com o BTC do que com o Ouro. Ao avaliar o STKD Bitcoin & Gold ETF em comparação com investimentos diretos em ouro ou Bitcoin, devem-se considerar três fatores-chave: volatilidade, rentabilidade e perfil de risco.
Em geral, o Ouro tem maior volatilidade que o SP500, 15,44% e 14,32% respectivamente. Se a isso somarmos que o BTC é muito mais volátil que esses dois últimos ativos, então os interessados no ETF devem entender que se espera uma jornada bastante agitada se decidirem comprar. Obviamente com a esperança de maiores retornos, e é por isso que o nosso perfil de risco deve realmente estar em sintonia para poder adicionar o BTGD ao portfólio.
Prós
Contras
Existem outros ETFs que permitem a exposição a Bitcoin ou a ouro separadamente, como o SPDR Gold Trust (GLD) e o ProShares Bitcoin Strategy ETF (BITO). No entanto, o BTGD é único na sua combinação de ambos os ativos e o uso da alavancagem, o que o torna atraente para investidores que buscam diversificação alavancada sem ter que comprar dois ETFs separadamente.
Em comparação com ETFs de Bitcoin puros, o BTGD oferece menor volatilidade devido à sua exposição ao ouro, mas mantém uma alta correlação com o BTC.
O STKD Bitcoin & Gold ETF representa uma forma inovadora de combinar a volatilidade do Bitcoin com a busca de refúgio do ouro. A sua estrutura regulada permite aos investidores diversificarem-se de maneira eficiente sem enfrentar os desafios de comprar e armazenar esses ativos separadamente.
Embora ofereça vantagens em termos de acessibilidade e diversificação, também apresenta riscos associados ao uso de alavancagem, os custos de gestão e a falta de um histórico amplo. O seu desempenho dependerá da evolução do Bitcoin e do ouro, bem como da efetividade da sua estratégia de gestão.
Para os investidores interessados numa alternativa equilibrada entre crescimento e estabilidade, o BTGD pode ser uma alternativa atraente se o seu perfil permitir. Como sempre, é fundamental analisar os riscos e objetivos antes de investir, e neste ETF inovador, também a probabilidade de deslistagem e/ou liquidação.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.
Investir com VT Markets envolve riscos. Perdas podem exceder o capital investido. Avalie b
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.
Investir com VT Markets envolve riscos. Perdas podem exceder o capital investido. Avalie b