logo RankiaBrasil

ETFs para investir no Japão

investir em etfs do japao

O Japão voltou a ganhar destaque porque o Buffett fez alguns investimentos naquele país. Uma das razões é que nesse país há grandes empresas de qualidade a múltiplos muito atraentes.

Muitos não sabem, mas o Japão é o terceiro maior país em capitalização de mercado de ações, ficando atrás apenas dos EUA e da China.

mercado japao

O que é o Nikkei e por que é interessante para investir?

O Nikkei 225, comumente conhecido simplesmente como Nikkei, é um índice de ações que representa as 225 maiores empresas da Bolsa de Tóquio. É ponderado por preço, assim como o Dow Jones. Isso o diferencia da maioria dos índices como o SP500, que são ponderados por capitalização de mercado.

Foi publicado pela primeira vez em 1949, e desde 1971 é calculado pelo jornal Nihon Keizai Shinbun, de cujas iniciais deriva seu nome. A lista de seus componentes é revisada anualmente e as mudanças são efetivadas no início de outubro, embora, em casos excepcionais, possam ser feitas alterações em outras datas.

Entre as empresas mais conhecidas e representativas do índice estão Mitsubishi, Sony, TDK ou Canon. Além do Nikkei 225, também existe o Nikkei 400, que inclui mais empresas de um universo maior e que também é ponderado por capitalização. As três principais razões para investir no Nikkei são:

  • Avaliação barata em relação aos EUA:
cape do japao
  • O crescimento dos lucros empresariais continua com tendência positiva, embora talvez menor que nos anos recentes.
japao eps crescimento
  • Uma melhoria e tendência crescente amigável ao investidor, já que as recompras e os dividendos têm aumentado e prevê-se que continuem a fazê-lo.
buyback japao

Por que investir no Nikkei usando ETFs?

Porque há mais variedade para escolher com exposição direta ao índice do que nos Fundos de investimento. Eles têm menores custos internos operacionais, menor tracking error e menores comissões. Os ETFs podem ser comprados com uma corretora regulada e negociados durante toda a sessão do mercado sabendo sempre o valor patrimonial líquido instantaneamente.

Quais empresas fazem parte do Nikkei?

A tabela a seguir mostra as dez principais posições do índice com seu peso e setor ao qual pertencem:

O setor com maior peso no índice Nikkei é o Tecnológico com 49,12%, seguido pelo de Bens de Consumo com 25,55%.

Top 3 melhores ETFs do Nikkei

Embora existam muitos ETFs, e de fato também Fundos Indexados e de Gestão Ativa, que seguem o Japão, realmente são poucos os disponíveis na Espanha com exposição direta ao índice Nikkei 225. A seguir estão os ETFs que melhor retorno acumulado tiveram nos últimos 3 anos:

A diferença mais notável entre esses três ETFs, além do TER, é que o primeiro, DXJA, tem cobertura cambial, a qual não é sugerida para a maioria das carteiras a longo prazo, a menos que exista um claro objetivo de querer reduzir a volatilidade e o risco ou se esteja seguindo alguma estratégia tática para aproveitar as tendências na taxa de câmbio.

WisdomTree Japan Equity UCITS ETF USD Hedged Acc

O ETF busca replicar o índice WisdomTree Japan Equity (USD Hedged) que segue as ações japonesas filtradas por ESG e que faz cobertura cambial contra o USD.

Dados Chave:

Estas são suas principais posições:

Este é um detalhamento setorial da carteira:

fund sector exposure japao

👍 Prós

  • Líder em tecnologia.
  • Avaliações atraentes.
  • Melhoria na governança corporativa.

👎 Contras

  • Riscos demográficos.
  • Dependência do comércio exterior.
  • Risco em políticas monetárias.
  • Baixas comissões de trading.
  • Ampla gama de produtos.
  • Juros de até 4,83% em contas em USD e 3,49% em euros.
Visitar

Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.

Publicidade
Artigos relacionados