logo RankiaBrasil

Investir na América Latina: fundos e ETFs

Melhores fundos America Latina

Investir na América Latina tem um ponto de risco adicional, como ocorre com qualquer mercado emergente. Mais volatilidade, mas também mais oportunidades de investimento para aqueles que sabem encontrá-las.

Fundos de investimento e ETFs são os instrumentos ideais para isso. No entanto, como acontece com os melhores fundos para investir na Ásia, estamos falando de um continente inteiro e uma região vasta com economias muito diferentes em diferentes estágios.

O denominador comum de muitas delas é a abundância de matérias-primas, o que lhes permitiu sobreviver bem em 2023, e uma alta inflação que tem acompanhado por algum tempo. De fato, os bancos centrais da região já iniciaram aumentos de taxas em 2021 para enfrentar o aumento dos preços.

Com isso em mente, queríamos selecionar os melhores fundos e ETFs para investir na América Latina globalmente. Todos são fundos que você pode contratar do Brasil mediante corretoras internacionais.

Melhores fundos para investir na América Latina

Começamos a seleção com os melhores fundos de ações e fundos mistos para investir na bolsa de América Latina e, por exemplo, conhecer como investir 1.000 reais de forma segura. Estes são fundos que cobrem a região completa e que consideramos tanto os custos quanto a rentabilidade a longo prazo. Esta é a seleção dos melhores fundos de ações e mistos:

Melhores fundos para investir na América Latina

FundoYTD3a%TER
DWS Invest Latin American Equities TFC6,0920,570,95%
Renta 4 América Latina R FI9,4120,331,31%
Schroder ISF Latin American C Acc Eur-6,8216,521,65%
Amundi Funds - Latin America Equity A USD (C)9,4015,552,21%

Fonte: Morningstar

*O TER do fundo pode variar dependendo do tipo de fundo

DWS Invest Latin American Equities TFC

A gestora alemã lidera o ranking de rentabilidade com o seu fundo DWS Invest Latin American Equities, criado em 2019.
Quanto à política do fundo, as empresas em que investe não precisam estar necessariamente registadas na América Latina, mas devem ter o seu negócio principal em países como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru ou Venezuela.

O fundo tem uma rentabilidade de 6,06% este ano e as suas principais posições pertencem ao setor financeiro (28,94%), consumo defensivo (16,58%) e indústria (15,95%).

Investir en bolsa America Latina

As empresas do portfólio são de grande capitalização, entre as principais posições destacamos o Grupo Financeiro Banorte (um dos quatro maiores bancos do México e o maior administrador de AFORES), ADRs sobre Fomento Económico Mexicano SAB, Itau Unibanco (empresa financeira) e a mineradora Vale SA.

Os custos correntes desta classe são bastante baixos por ser a classe limpa, um total de 0,95%. Na tabela a seguir, você poderá comparar as diferentes classes deste fundo e os respectivos custos.

Melhores Fundos Brasil

Fonte: Comparador de fundos EBN Banco

Renta 4 América Latina R FI

Renta 4 América Latina é um fundo de 5 estrelas Morningstar, gerido por Alejandro Valera, gestor da Renta 4.
O fundo investe 75%-100% da exposição total em ações de emissores latino-americanos de qualquer setor e capitalização de mercado, através da compra à vista de ações, ADR's e GDR's ou compra/venda de futuros e opções sobre índices ou ações latino-americanas.

Olhando para a distribuição setorial, investe principalmente em serviços financeiros (24,47%), materiais básicos (24,31%) e consumo defensivo (20,28%) e sobre pendera especialmente os serviços financeiros. Este ano acumula uma rentabilidade de 16,26%.

Investir en bolsa America Latina

Schroder ISF Latin American C Acc EUR

Schroders é uma experiente gestora britânica com sede em Londres. Seu fundo Schroder ISF Latin American é concedido com 5 estrelas Morningstar.
Criado em 2006, o objetivo do fundo é proporcionar um crescimento de capital superior ao do MSCI Emerging Markets Latin America 10/40 (Net TR) Index, através do investimento em ações de empresas latino-americanas.

Atualmente, o fundo tem posições em Brasil (60,74%), México (26,79%), Chile (5,06%) e Estados Unidos (4,72%). Os setores são semelhantes ao fundo comentado anteriormente: Serviços financeiros, industriais, materiais básicos e energia. Você conhecia que pode investir em matérias-primas? Algumas são tão simples como investir em água ou investir em milho.

Retornando no Schroders, entre as suas principais posições encontramos a Petrobras, Itau Unibanco Holding, Bradesco e Vale SA. A rentabilidade obtida por este fundo em um ano é de 6,26% e anualizada em 3 é de 16,52%.

Bolsa America Latina

Em termos de custos, é também a categoria mais barata:

ETFs America Latina

Fonte: Comparador de fundos EBN Banco

Amundi Funds - Latin America Equity A USD (C)

O fundo Amundi Funds - Latin America Equity A USD (C) é denominado em dólares e o seu objetivo é investir em uma seleção de ações de empresas constituídas na América Latina ou que exercem a sua atividade principal na região.

O fundo investe principalmente em ações e em Brasil (54,14%), México (32,56%) e Chile (10,51) com uma distribuição setorial muito semelhante à que vimos em outros fundos. O seu rendimento até agora este ano é de 9,40% e de 15,55% em três anos.

Bolsa Investir America

Neste caso, não se trata da categoria limpa do fundo, mas é a que pode ser encontrada nos distribuidores atualmente.

Investir ETFs America Latina

Fonte: Comparador de fundos EBN Banco

Melhores fundos regionais na América Latina

Além dos fundos que investem globalmente, os que melhor se comportaram na região estão sempre ligados a um país específico. Neste caso, os vencedores em rendimentos a três anos são Brasil e México. Estes são os fundos melhor posicionados para investir em ambas as regiões.

  • Santander SICAV Santander AM Brazilian Equity
  • HSBC Global Investment Funds - Mexico Equity
  • DWS Invest Brazilian Equities

Melhores fundos de renda fixa na América Latina

Relativamente à renda fixa, existe a opção de investir em dívida da região, tanto de empresas quanto de países. A gestora que comercializa fundos de renda fixa específicos da região é Ninety One e o melhor fundo é o Ninety One Global Strategy Fund - Latin American Corporate Debt Fund A Acc USD.

Melhores ETFs para investir na América Latina

Existem 2 índices disponíveis para investir na América Latina seguidos por 5 ETFs, com despesas correntes de entre 0,20% ao ano e 0,74% ao ano.

ÍndiceETFTER
MSCI Emerging Markets Latin AmericaAmundi ETF MSCI Emerging Markets Latin America UCITS ETF USD0,20%
Amundi MSCI Emerging Markets Latin America UCITS ETF EUR (C)0,20%
HSBC MSCI EM Latin America UCITS ETF USD0,60%
Lyxor MSCI EM Latin America UCITS ETF Acc0,65%
MSCI Emerging Markets Latin America 10/40*iShares MSCI EM Latin America UCITS ETF (Dist)0,74%

*O índice MSCI Emerging Markets Latin America 10/40 segue os mercados de ações da LATAM. A regra de 10/40 limita o peso de uma única empresa a 10% do índice. A soma de todas as empresas com pesos entre 5% e 10% é limitada a 40%.

Melhores fundos no exterior de América Latina

Se ainda você pensa que melhor investir no exterior, no Rankia podem te ajudar com alguns fundos de outras parte do mundo:

👉 Investir nos Estados Unidos a partir do Brasil

👉 Melhores Ações da China para Investir

  • Baixas comissões de trading.
  • Ampla gama de produtos.
  • Juros de até 4,83% em contas em USD e 3,49% em euros.
Visitar

Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.

Melhores corretoras

A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.

Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.

Publicidade