logo RankiaBrasil

Melhores ETFs sobre Cibersegurança

Melhores ETFs sobre Cibersegurança

A recente guerra e invasão na Ucrânia trouxeram de volta o conceito de Guerra Fria 2.0, que já estava bastante quente devido às tensões entre os EUA e a China. Por isso, reafirmo minha ideia de que a cibersegurança desempenhará um papel de suma importância e terá muitos ventos a favor, já que grande parte deste novo confronto ocorrerá nas redes sociais e no ciberespaço.

Antes existiam as chamadas "zonas tampão" onde ocorriam os confrontos bélicos da Guerra Fria e onde o custo econômico para ambas as partes era mínimo, embora o custo humanitário continuasse sendo enorme. Por exemplo, Vietnã, Coreia, Afeganistão. Agora a situação mudou devido aos 30 anos de globalização (que provavelmente começará a diminuir). Como temos visto e estamos vivendo, os conflitos bélicos e as sanções econômicas nos afetam a todos. Por isso, acredito que essas "zonas tampão" se expandirão além das linhas geográficas de um mapa.

Agora, mais do que antes, tudo é um alvo de ciberataque. Não apenas a espionagem corporativa e política que a China e a Rússia realizavam. A isso devemos adicionar serviços básicos e públicos, redes sociais, celulares, mensagens e qualquer dispositivo conectado à Internet.

O que é Cibersegurança e por que é interessante para investir?

A cibersegurança são todos os aspectos para proteger indivíduos, uma organização, seus funcionários e ativos contra ameaças cibernéticas. O avanço e evolução das ameaças na internet e vetores nos meios de comunicação digital fizeram com que os ataques cibernéticos se tornassem mais comuns e sofisticados, ao mesmo tempo que as redes corporativas e sociais se tornam mais complexas.

Devido a essa complexidade, existem diferentes ramos da cibersegurança:

  • Segurança de Redes
  • Segurança na Nuvem
  • Segurança de Ponta a Ponta
  • Segurança de dispositivos móveis
  • Segurança da Internet das Coisas (IoT em inglês)
  • Segurança em Aplicações
  • Segurança de Infraestrutura

Além dos ventos de cauda que mencionei no início do artigo, também é verdade que todos nós temos orçamentos que contemplam a segurança da informação, desde multinacionais até famílias, portanto, tornou-se uma necessidade e certamente essa tendência continuará com os emergentes, se não é que muitos já estão aplicando.

A tendência de aumento dos ataques cibernéticos importa, mas ainda mais importante é a adoção preventiva, quase necessária, do software dessas empresas e sua atualização contínua. Isso oferece 3 vantagens competitivas duradouras importantes: Vendas recorrentes, poder para fixar preços e Lock-in.

Quais são as ameaças para a indústria de cibersegurança?

O primeiro e também o elo mais fraco é o ser humano, e as seguintes são as ameaças mais comuns onde tropeçamos:

  • URLs e e-mails suspeitos
  • Backups e atualizações
  • Senhas fracas
  • Informações pessoais
  • Não bloquear dispositivos

Depois das anteriores, também temos outras que podem ou não usar nossa ingenuidade:

  • Phishing
  • Spyware
  • Hacking de firmware
  • IP spoofing
  • Ransomware
  • Engenharia social
  • DDos
  • Botnets
  • Rootkits
  • Injeção SQL

Melhores ETFs para investir em Cibersegurança

Existem ETFs que tentam replicar o comportamento deste mercado, incorporando em seu portfólio empresas cuja principal fonte de renda é a cibersegurança.

A seguir, uma lista dos ETFs disponíveis no Brasil Espanha com melhor retorno acumulado em 3 anos.

ETF

Ticker

TER

3a%

First Trust Nasdaq Cybersecurity UCITS ETF Acc

CBRS

0.60

37.84

Rize Cybersecurity and Data Privacy UCITS ETF

RCRS

0.45

10.15

L&G Cyber Security UCITS ETF

USPY

0.69

9.38

Global X Cybersecurity UCITS ETF USD Accumulating

BUG

0.50

-

L&G Emerging Cyber Security ESG Exclusions UCITS ETF USD Accumulating

ES6Y

0.49

-

WisdomTree Cybersecurity UCITS ETF USD Acc

W1TB

0.45

-

Análise do First Trust Nasdaq Cybersecurity UCITS ETF Acc

O ETF procura seguir o índice Nasdaq CTA Cybersecurity que tem em carteira empresas que fornecem serviços de cibersegurança e são cotadas no Nasdaq.

Possui uma réplica completa e sua moeda base é o USD. Não tem cobertura de moeda. Está domiciliado na Irlanda e sua política de dividendos é de acumulação. Sua volatilidade anual é de 26.11%

A seguir, uma decomposição de sua carteira por subindústria:

Estas são as principais posições do ETF:

Análise do Rize Cybersecurity and Data Privacy UCITS ETF

O ETF busca replicar o índice Foxberry Tematica Research Cybersecurity & Data Privacy que possui em carteira empresas globais listadas que obtêm a maioria de suas receitas de atividades relacionadas à cibersegurança e ao setor de privacidade de dados.

Segue uma réplica completa e sua moeda base é o USD. Não possui cobertura de moeda. Está domiciliado na Irlanda e sua política de dividendos é de acumulação. Sua volatilidade anual é de 29,01%.

A seguir, uma divisão por país de seu portfólio:

E estas são as principais posições do ETF:

Análise do L&G Cyber Security UCITS ETF

Este ETF procura replicar o índice ISE Cyber Security UCITS que possui em carteira empresas cotadas nos mercados pertencentes ao Nasdaq International Securities Exchange e cujas atividades estão relacionadas à cibersegurança.

Segue uma réplica completa e sua moeda base é o USD. Não possui cobertura de moeda. Está domiciliado na Irlanda e sua política de dividendos é de acumulação. Sua volatilidade anual é de 27,59%.

A seguir, uma decomposição de sua carteira por moeda, setor e suas principais posições:

Conclusões

A cibersegurança é um setor em expansão e uma possível aposta para o futuro. É um mercado muito de nicho e às vezes é difícil separar empresas "pure play" que têm como seu principal negócio a segurança online de outras que a têm como uma linha de negócio mais. Por isso, esses ETFs podem ser uma boa alternativa para captar a valorização do setor como um todo e não cometer erros na seleção de valores. Além disso, devemos verificar o índice que replica, pois podem haver diferenças significativas entre os retornos e objetivos dos diferentes ETFs.

Algo para finalizar é que devemos levar em conta que ao se tornar uma indústria onde os interesses e a segurança nacional desempenham um papel importante, então as políticas públicas e decisões dos governos terão muita influência no futuro.

  • Baixas comissões de trading.
  • Ampla gama de produtos.
  • Juros de até 4,83% em contas em USD e 3,49% em euros.
Visitar

Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.

Melhores corretoras

A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.

Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.

Publicidade