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A avaliação por múltiplos é um dos métodos mais utilizados no análise fundamental para avaliação de empresas e a razão é que é um método que tem uma aplicação de cálculo muito simples e podemos obter uma estimativa de quando deverá estar o valor de uma empresa que estamos avaliando em um curto espaço de tempo.
Para todos nós que investimos em algum negócio ou que participamos na aquisição de uma empresa, é relevante ter uma avaliação de referência para saber se estamos a pagar um bom preço ou se, pelo contrário, estamos a pagar caro pelo capacidade de geração de valor que aquela empresa possui.
O maior problema é que muitas vezes o método é utilizado sem investigar um pouco mais os principais pressupostos que devem ser atendidos para que o valor obtido seja representativo do valor da empresa que estamos avaliando.
Ao usar esses métodos, lembre-se bem, não se trata apenas de pegar a calculadora e chegar rapidamente a um resultado, você deve saber interpretar o valor que está alcançando e lembrar sempre que existe uma relação risco-retorno que você não deve esquecer.
Vejamos um primeiro exemplo muito rápido antes de revisar os múltiplos mais utilizados no mundo financeiro.
Para este exemplo iremos desenvolver uma análise muito simples de uma empresa que tem um Preço por ação de 60€ euros e que gera lucros de 3€ euros por ação = 60 / 3 = 20 vezes (20x).
Isto pode ser interpretado como significando que terei de esperar 20 anos para recuperar o meu investimento. Será um tempo longo ou curto? Como será a comparação com a concorrência?
Poderíamos pesquisar esses dados e vemos que existem outras 2 empresas que têm 15 e 21.
Poderíamos dizer que a empresa que tem 15 é uma oportunidade de investimento, pois é barata. Mas tenha cuidado, temos que estar cientes de que se estiver negociando naquele “múltiplo” de preço para lucro, pode muito bem estar barato ou também pode ter um problema no seu funcionamento que é conhecido pelo mercado e, portanto, negocia com um desconto ou tendência para o mínimo.
Por outro lado, poderíamos levar em conta que aquela que tem 21 anos não é necessariamente cara, mas está melhor e no mercado há muitos investidores que estão dispostos a pagar um prêmio para ter essa ação em suas carteiras.
Se buscarmos a média do setor para o mesmo indicador, ela também poderá servir de referência.
Agora, esteja ciente de que isso pode não funcionar para empresas que estão em alto crescimento. Por exemplo, poderíamos ter uma empresa com múltiplo de 100.
Por exemplo, uma empresa que negocia a 200 euros e tem apenas 2 euros de lucro por ação.
Isto poderia explicar por que se espera que esta seja uma situação temporária, uma vez que o mercado espera que os lucros cresçam muito rapidamente. Mas é claro que seria uma aposta.
Você já deve ter percebido que os múltiplos relacionam o valor de uma empresa a alguma magnitude financeira da empresa.
Os mais utilizados são os múltiplos que relacionam o valor da empresa (preço por ação) com as vendas, os lucros ou a quantidade de ativos.
Outros muito utilizados são também aqueles que relacionam o valor da empresa com o EBITDA, dividendos ou mesmo alguns dados relevantes para o modelo de negócio da empresa, como a taxa de crescimento de novos utilizadores ou o número de visualizações de conteúdos num website se. na verdade, o valor da empresa depende desses indicadores.
O importante, lembre-se sempre, é que são indicadores relevantes e sensíveis do desempenho da empresa e que não lhe são informados pela calculadora ou pela fonte de informação de onde você obtém os dados.
É preciso compreender o modelo de negócio e o contexto atual em que se desenvolve a atividade da empresa que está a avaliar, bem como as empresas que está a utilizar para comparar.
Neste artigo vamos expor os múltiplos mais utilizados pelos analistas financeiros, bem como seus prós e contras.
Antes de começar, você deve conhecer o procedimento para usar o método de avaliação por múltiplos:
Primeiro vamos analisar os múltiplos mais utilizados, que relacionam diretamente o valor da empresa ou preço por ação com outro indicador.
Os mais usados são
Como usamos esses índices para avaliar outra empresa:
EX. P/B (Preço/Lucro) = 5 o que pode ser interpretado como que em 5 anos poderíamos recuperar o investimento.
Se resolvermos o Preço, poderíamos ter Preço = 5 x Lucros
Portanto, outra empresa que tenha lucros de 100 milhões de euros, poderíamos rapidamente dizer que deveria valer 500 milhões de euros.
Como pode ser usado. Se a empresa, por exemplo, estiver a ser oferecida por 300 milhões de euros, alguém poderá indicar que é uma grande oportunidade, uma vez que está subvalorizada. Ou, pelo contrário, se for pública a 600 milhões de euros, poderíamos dizer que é um pouco caro.
Imagino que você já esteja tirando conclusões de que é um método que usa mais arte do que ciência, e é verdade. Sempre, como em qualquer disciplina financeira/econômica, você deve usar tanto a matemática quanto a compreensão social onde a empresa opera.
Vejamos agora o que foi prometido:
O PER é um dos índices mais utilizados no mundo. A sigla vem do inglês Price to Earning , ou seja, Price to Profits, pois relaciona o Valor ou Preço de uma Empresa (a capitalização bolsista se negociada) com o lucro líquido total da empresa, sempre num período definido que é geralmente um ano.
PER= Preço / BPA
As vantagens de usar o PER são:
As desvantagens de usar o PER são:
O PER relativo é um índice que relaciona o PER da empresa com o PER do país.
As vantagens de usar o PER relativo são:
As desvantagens de usar o PER relativo são:
O PER pode mostrar certas tendências:
Por isso, é aconselhável que o PER seja avaliado comparando-o com o PER histórico de uma empresa, o PER médio de 12 meses do mercado, que nos Estados Unidos por exemplo é de aproximadamente 20. Outra coisa muito útil é utilizar o PER do setor ao qual a empresa pertence.
A relação lucro-valor relaciona o valor da empresa ao lucro antes de juros e impostos.
As vantagens de usar a relação valor-lucro são:
As desvantagens de usar a relação valor-lucro:
O VE/BAAIT é um rácio que relaciona o valor da empresa com o lucro antes de amortizações, juros e impostos.
As vantagens de utilizar o VE/BAAIT são:
EV/EBITDA é um índice que relaciona o valor da empresa com o EBITDA, também conhecido como fluxo de caixa operacional.
As vantagens de usar EV/EBITDA são:
As desvantagens de usar EV/EBITDA são:
Relação Preço-Valor
A relação preço-valor relaciona a capitalização bolsista com os fundos próprios da empresa ou também pode ser calculada relacionando o preço com o valor contabilístico da ação.
As vantagens de usar a relação preço-valor são:
As desvantagens de usar a relação preço-valor são:
EV/vendas é um rácio que relaciona o valor da empresa com as vendas da empresa no período que vamos comparar.
As vantagens de usar a relação EV/Vendas:
As desvantagens de usar a relação EV/Vendas:
O O rendimento de dividendos é um índice que relaciona o dividendo por ação ao preço.
As vantagens de usar o índice de rendimento de dividendos são:
As desvantagens de usar o índice de rendimento de dividendos são:
Ao calcular os múltiplos ou rácios acima indicados, deveremos ter uma visão clara da situação da empresa que estamos a analisar.
Observe também que nem todos os índices de avaliação de empresas estão aqui, mas apenas os múltiplos mais utilizados pelos analistas financeiros.
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