logo RankiaBrasil

Oscilador de médias exponenciais: TRIX

TRIX

Quando falamos em estratégias de investimentos, as ferramentas disponíveis para acompanhar tendências e comportamentos dos ativos financeiros são muitas. Entre essas, os osciladores de médias móveis ocupam um lugar de destaque. Dentro desse grupo, encontramos o TRIX, um indicador menos conhecido, mas extremamente útil para identificar momentos de sobrecompra e sobrevenda no mercado.

Oscilador de Média Móvel Exponencial Tripla (TRIX)

Os osciladores baseados em médias móveis exponenciais têm como principal vantagem o fato de atribuírem um peso maior aos valores mais recentes, o que os torna mais ágeis na resposta às mudanças de tendência. Isso os diferencia das médias móveis simples, que suavizam mais as flutuações. O TRIX é um desses indicadores essenciais no contexto da análise técnica, assim como as Bandas de Bollinger e o RSI, que ajudam a identificar pontos de sobrecompra e sobrevenda nos mercados.

O TRIX é uma média móvel exponencial, é um indicador que nos ajuda a identificar momentos de sobrecompra ou de sobrevenda nos mercados. Como muitos outros osciladores, o valor neutro é 0, um valor acima disso indica sobrecompra e um valor abaixo, sobrevenda. A seguir, deixamos uma imagem sobre os movimentos do oscilador em função da evolução do IBEX 35. Usamos a plataforma CMC Markets para mostrar os gráficos.

trix 15-30

Fonte: CMC Markets

Na imagem anterior, usamos um TRIX de 10 períodos (o de cima) combinado com um TRIX de 30 períodos (o de baixo). Podemos ver que quanto mais curto é o período, mais sensível é o TRIX às variações do mercado, no entanto, o TRIX de 30 períodos é mais confiável para confirmar uma tendência. Ao combinar o TRIX com um gráfico de velas e ferramentas como o stop-loss, podemos minimizar riscos e melhorar nossas estratégias de operação, especialmente quando o mercado está próximo de um nível crítico de margin call.

Hoje em dia, o TRIX é uma excelente ferramenta para filtrar movimentos insignificantes que podem indicar mudanças de tendência, porque suavizam as médias exponenciais 2 vezes. De fato, muitos analistas consideram atualmente o TRIX como um dos melhores indicadores de momentum. Sua combinação com outras ferramentas, como linhas de tendência e suportes e resistências, pode oferecer maior segurança ao definir pontos de entrada e saída no mercado.

Trix leading

Fonte: CMC Markets

Como podemos ver na imagem acima, os "picos" e os "vales" coincidiram razoavelmente bem com o TRIX de 10 períodos, enquanto o de 30 períodos vemos que está um pouco atrasado. Em princípio, quanto maior for nosso horizonte temporal de investimento, maior deve ser nosso horizonte da média móvel (maior período).

Como já comentamos anteriormente, um horizonte muito curto capta novas tendências mais cedo, mas também comporta reviravoltas mais inesperadas. Enquanto um horizonte muito longo deixa passar mais pontos de inflexão, embora, sua confirmação de tendência seja mais segura. Não existe um número ou uma fórmula mágica sobre qual deve ser nosso horizonte ideal.

Cálculo do TRIX

O cálculo do TRIX é resumido da seguinte maneira:

  • TRIX em 0 = [(1-f)^3] * [(P0+3*f*P1+6*P2*(f^2)+....]
  • Onde f = 1 - [2/(N+1)] sendo "N" o número de dias e "P" o preço.

Dessa forma, podemos contrastar que se trata de uma suavização na segunda rodada de uma média exponencial de N períodos sobre preços de fechamento.

Explicado de outra maneira, o TRIX é:

  • Uma mudança percentual de 1 dia sobre a média móvel A
  • Sendo a média móvel A, uma média móvel exponencial de N períodos da média móvel de B
  • Sendo a média móvel B, uma média móvel exponencial de N períodos da média móvel de C
  • Sendo a média móvel C, uma média móvel exponencial de N períodos dos preços de fechamento.

Como vimos, o TRIX é um bom companheiro de viagem que pode facilitar bastante as decisões. No entanto, como sempre, devemos considerar outros fatores ao operar. No caso da análise técnica, é lógico utilizar também outras ferramentas, como suportes e resistências, o indicador MACD, ou até mesmo observar os movimentos em um gráfico de velas. Ao combinar essas ferramentas com a definição de um bom nível de stop-loss, é possível minimizar riscos e aumentar a eficácia da estratégia.

Melhores corretoras

A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.

Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.

Publicidade