Trading
Ser bom trader implica negociar ativos financeiros em diversos mercados, desde moedas até criptomoedas. Para isso, é fundamental entender o que é um trader e quais estudos são necessários para se destacar nessa profissão. Adentrar-se no mundo dos investimentos pode ser uma excelente opção para aqueles que buscam uma carreira dinâmica e potencialmente lucrativa. Neste artigo, desmembraremos as chaves para se tornar um bom trader, as vantagens e desvantagens dessa carreira, e os programas de estudo mais recomendados.
Um bom trader é uma pessoa que negocia ativos financeiros em mercados como o de moedas, ações e índices de empresas. Esses profissionais podem trabalhar para instituições financeiras, onde é exigida a acreditação de conhecimentos financeiros, ou de forma independente, operando de qualquer lugar com um computador e acesso à internet.
Os traders desfrutam de horários flexíveis e da liberdade de trabalhar de qualquer lugar. Podem operar sobre uma ampla variedade de ativos, incluindo mercados voláteis, renda fixa, Trading com CFDs, warrants, opções, futuros, Forex, bolsa de valores e criptomoedas.
Uma das principais desvantagens é a incerteza dos mercados e a falta de uma renda fixa mensal. Os rendimentos de um trader podem variar significativamente de um mês para o outro, requerendo uma grande capacidade de adaptação e saber gerenciar o risco no trading.
Embora pareça o contrário, os traders não são obrigados a ter estudos ao fazer sua carreira. Em especial, se não trabalham para uma firma de investimento ou entidade financeira, podem ser um trader independente, o que não exige formação ou certos estudos, nem tipo de titulação, nem de estudos acadêmicos.
Existem referências históricas no Trading que não tiveram formação econômica, que não precisaram ter estudos universitários para ser um bom trader. Ainda assim, o melhor é ter certos cursos e estudos de Bolsa.
Por isso, talvez alguma universidade ou bolsa de valores tenha carreira, ou cursos relacionados com algum de todos os campos que precisam saber para operar nos mercados financeiros. No caso de trabalhar para uma empresa de trading, o melhor é obter o diploma/certificado que comprove seus estudos universitários.
Se você já tem uma carreira relacionada com o âmbito econômico ou financeiro e quer se especializar para ser um bom trader, não basta apenas estudar por conta própria. É necessário adquirir habilidades ministradas por profissionais na área de investimentos. Estes são alguns mestrados que podem te interessar:
Euroinnova é um prestigiado instituto de educação online que oferece diversos cursos na área de investimentos e mercados financeiros. Entre eles, o Mestrado em Bolsa e Trading em Mercados Financeiros que, além disso, inclui a Certificação MIFID II. Com este programa, o estudante se capacita para ter uma visão mais ampla dos mercados financeiros, bem como do ecossistema em constante mudança dos investimentos em ativos.
Dessa forma, o trader aprende a gerenciar eficientemente o capital, criando uma carteira diversificada de instrumentos de diferentes naturezas e mercados para diminuir o risco. Além disso, aprende as bases da análise fundamental, que é a que permitirá gerar ganhos a longo prazo com os investimentos em bolsa. Este título próprio é expedido e avaliado pelo Instituto Europeu de Estudos Empresariais (INESEM).
É um título universitário emitido pela Universidade Nebrija que te capacita para ser um especialista em bolsa, ensinando diferentes estratégias de investimento a curto, médio e longo prazo.
Também abrange os aspectos jurídicos associados ao blockchain, os princípios da criptografia, a estatística descritiva, os diferentes valores negociados em bolsa, capitalização e desconto nos investimentos e mais.
Se você é um trader focado no comércio de criptomoedas e quer se profissionalizar nesses ativos, este curso da Euroinnova pode ser útil para você. Analisa as Fintechs e o papel que desempenham no futuro das finanças, oferece uma introdução geral sobre o funcionamento da bolsa e dos mercados financeiros e depois entra de cabeça no tema da tecnologia blockchain e investimentos em criptomoedas.
Trata-se de uma dupla titulação avaliada pela Associação Espanhola de Escolas de Negócios (AEEN) e pelo Conselho Latino-Americano de Escolas de Administração (CLADEA).
Você já viu como para ser um bom trader, é fundamental ter uma base sólida de conhecimentos, seja através de estudos formais ou cursos especializados. A combinação de teoria e prática é fundamental para se sair bem no trading nos mercados financeiros.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.