O que é uma tendência na análise técnica?

Na análise técnica , uma tendência é a direção que a cotação ou preço de um ativo toma . A direção pode ser para cima, para baixo ou pode permanecer em uma faixa de preço. Em cada um desses casos, falaremos sobre uma tendência ascendente, de baixa ou lateral.
- Tendência de alta: As tendências de alta são aquelas em que cada mínima , representada por letras, é maior que a mínima imediatamente anterior . Na imagem podemos ver como o mínimo ( c) é superior a (b), e como (b), por sua vez, é superior a (a). Com o máximo deve _ acontece a mesma coisa, cada um deles deve ser superior ao anterior. Vemos como (3) é maior que (2) e este é maior que (1).

- Tendência de baixa: As tendências de baixa são aquelas em que cada máxima , representada por letras, é menor que a máxima imediatamente anterior . Na imagem podemos ver como o máximo ( c) é menor que (b), e como (b), por sua vez, é menor que (a). O mesmo deve acontecer com os mínimos , cada um deles deve ser menor que o anterior. Vemos como (3) é menor que (2) e este é menor que (1).

- Tendência lateral: As tendências laterais são aquelas em que as máximas e mínimas caem entre dois níveis de preços. O nível de preço superior é chamado de resistência e o inferior é chamado de suporte. Vemos como todos os altos ( 1, 2 e 3) falham em superar a resistência, assim como os baixos ( a, b e c) falham em romper o suporte.

Notar a tendência é muito importante ao negociar usando análise técnica . O problema é que, muitas vezes, quando identificamos uma tendência, ela já se formou e falta menos para terminar .
Tipos de tendência ao longo do tempo
Agora, examinaremos os tipos de tendência ao longo do tempo: tendência primária, tendência secundária e tendência terciária.
Tendência primária
Essa é a tendência básica, que dura mais de um ano e consiste em amplos movimentos de alta ou de baixa. Ela abrange toda a fase de alta ou baixa de um ciclo completo do mercado de ações e é a tendência seguida pelo investidor de longo prazo. Quando está em alta, está em uma fase de alta, e quando está em baixa, está em uma fase de baixa.
Tendência secundária
A tendência secundária consiste em movimentos com duração de várias semanas ou meses que corrigem a tendência primária. São importantes reações intermediárias opostas à tendência primária e geralmente recuperam de um terço a dois terços da tendência primária. Elas são muito úteis para investimentos de médio prazo.
Tendência terciária
Na tendência terciária, elas duram de duas a três semanas, no máximo, e podem ser definidas como breves flutuações dentro da tendência secundária.
Sempre devemos agir de acordo com a tendência; se for de alta, devemos comprar, se for de baixa, devemos vender.
Como negociar uma tendência de acordo com a análise técnica
A análise técnica é o estudo do comportamento do investidor e seu efeito sobre os movimentos de preços nos mercados. Os movimentos para cima e para baixo que você vê nos gráficos de preços refletem as flutuações entre oferta e demanda. Agora vamos ver como negociar uma tendência de acordo com a análise técnica.
Desvantagens das linhas de tendência
Primeiro, vamos dar uma olhada nas desvantagens das linhas de tendência:
- Tempo: O preço precisa saltar entre duas e três vezes para que haja a confirmação de uma tendência.
- Subjetividade: Todos nós somos livres para interpretar o gráfico como quisermos.
- Efeito leque: Dependendo do momentum atual do mercado, o preço se move mais ou menos fortemente, o que significa que mais linhas de tendência precisam ser adicionadas.