Calendário Econômico: Entenda seu conceito e funcionalidade

Os mercados de ações não funcionam no vácuo; pelo contrário, são influenciados por eventos passados, presentes e futuros que ocorrem.
Nesse sentido, o calendário econômico é um meio de dar uma ordem cronológica a toda a vasta informação que chega até nós.
Se aprendermos a aproveitá-lo, pode tornar-se um grande aliado que abre as portas para sessões mais lucrativas.
Mas cuidado! Requer muito trabalho e dedicação prévia para utilizá-lo profissionalmente .
Introdução ao calendário económico
Para tirar partido desta ferramenta devemos primeiro conhecê-la bem, vamos começar por saber o que é e qual a sua importância no mundo do trading.
O que é um calendário econômico?
Como o próprio nome sugere, o calendário económico é uma ferramenta que agrupa por data a divulgação de dados ou a ocorrência de eventos significativos que podem afetar os preços de ativos individuais ou dos mercados como um todo.
O calendário econômico é oferecido gratuitamente por quase todos os sites especializados em informações econômicas e de bolsa, bem como por um bom número de corretoras que o publicam para seus clientes.
Um dos calendários econômicos mais populares é o publicado pela Investing.com

Importância do calendário econômico na negociação
Um calendário económico pode servir dois propósitos principais no domínio do comércio profissional :
1.- Como fonte de informação fundamental
Embora os comerciantes retalhistas se concentrem geralmente na análise técnica, é importante saber o que está a acontecer nos mercados e que contexto é fornecido pela informação publicada .
Para fazer isso, muitos analistas coletam dados históricos e analisam essas informações valiosas, a fim de antecipar como o seu comportamento futuro poderá impactar os mercados.
2.- Como forma de construir estratégias operacionais baseadas em eventos
Muitos traders aproveitam o calendário econômico para desenvolver estratégias de negociação que são implementadas antes, durante e depois da publicação de dados e notícias relevantes .
Porém, para chegar lá é necessário ter feito uma análise exaustiva. É prudente começar com um backtest manual que permite visualizar como um determinado ativo se comporta após a publicação de alguns dados específicos no calendário .
Isso requer a coleta de pelo menos centenas de gráficos que nos ajudem a vislumbrar padrões técnicos do ativo com base em diferentes valores dos dados em questão.
Por outro lado, é necessário alertar que a negociação baseada em eventos pode ser extremamente arriscada.
O mercado nem sempre reage de acordo com a lógica dos dados publicados ou, pelo menos, não o faz de imediato . Se este fato for ignorado, perdas catastróficas poderão ser sofridas…
Como funciona o calendário econômico
O funcionamento do calendário económico é muito simples. Os dados são transmitidos e atualizados automaticamente, para que possamos consultar as informações de interesse em tempo real :
Elementos de um calendário económico
Continuando com o calendário económico de Investimentos, um dos mais completos e versáteis, podemos identificar 3 diferentes camadas de informação que valem a pena detalhar :
1º. Camada de Informação
Na caixa vermelha, numa primeira camada, podemos ver parte dos dados publicados em 27 de julho de 2023. Aqui temos 7 variáveis:
- Tempo . Indica o momento exato da publicação de uma informação e é muito útil sabê-lo antes que ocorra um evento, pois permite-nos preparar-nos para a sua observação.
- Moeda (País) . Representa a moeda (e o país) para a qual serão publicados dados específicos.
- Importância . Diz-nos o grau de relevância dos dados publicados em termos da volatilidade que podem gerar. 3 estrelas significam alta volatilidade esperada, enquanto 1 estrela significa baixa volatilidade.
- Evento (variável) . O evento nada mais é do que a variável a ser publicada. Se clicarmos no nome da variável podemos ver um arquivo com seus detalhes. Em Investir nos é apresentada a definição da variável (o que ela mede) e como interpretar o valor dos dados. Além disso, aparece o gráfico com a evolução dos dados e todos os valores históricos desde que começou a ser publicado no site. Ter esses dados é muito importante para realizar análises retrospectivas e poder observar o efeito imediato e posterior em um ativo.
- Valor atual . É o valor dos dados na data de publicação.
- Valor previsto . É um valor projetado por analistas e permite contrastar o valor atual com o previsto. Nem sempre está disponível.
- Valor anterior . Com o passar do tempo, os valores atuais tornam-se valores anteriores o que, da mesma forma, nos dão uma ideia da tendência dos dados.
2º. Camada de Informação
Na caixa azul podemos ver como agrupar as informações com base na sua temporalidade:
- Ontem _ Obviamente, agrupa todas as informações publicadas no dia anterior.
- Hoje (hoje) . Mostra-nos as informações da data atual à medida que são publicadas.
- Amanhã (Amanhã) . Reflete os eventos que serão publicados no dia seguinte, mas sem o seu valor atual, pois o evento não ocorreu.
- Esta semana (esta semana) . Reflete eventos publicados e eventos pendentes da semana atual.
- Próxima semana Agrupa eventos que serão publicados na semana seguinte e, assim como os eventos de ‘amanhã’, não têm valor atual.
- Configuração de data . Este ícone nos permite selecionar intervalos de datas para obter informações específicas de um determinado período. É ideal para pesquisar eventos que já ocorreram.
- Filtros . Esta ferramenta permite pesquisar eventos por nome e definir filtros por país, categoria de evento e impacto.
Podemos aplicar estas temporalidades e ferramentas a qualquer menu do calendário económico.
3º. Camada de Informação
Por último, na caixa amarela podemos observar outras secções de grande interesse do calendário económico, nomeadamente:
- Feriados (feriados) . Esta seção nos permite visualizar os feriados do mercado de ações por país, a partir da data atual e até 3-4 meses adiante.
- Benefícios (ganhos) . Mostra o lucro por ação e o rendimento total de vendas que as empresas devem publicar, juntamente com suas demonstrações financeiras, após o fechamento de cada trimestre. Está incluído o valor atual e projetado, bem como a capitalização de mercado e o prazo de publicação. Esta é uma informação fundamental para todos os traders que negociam ações à vista ou CFDs sobre ações, bem como derivados sobre índices de ações.
- Dividendos . Neste caso podemos ver os dividendos por empresa incluindo data de exclusão, valor, periodicidade, data de pagamento e rendimento de dividendos.
- Fracionamento de ações (Splits) . Informa quais empresas estão sujeitas a desdobramento, indicando data e proporção.
- Ofertas Públicas Iniciais (IPO) . Reflete os IPOs que ocorreram ou estão prestes a ocorrer indicando a data, nome da empresa, câmbio, valor, preço e o último preço (caso já tenha ocorrido).
- Expiração . Indica os dados de vencimento dos instrumentos derivativos incluindo código do contrato, mês, data de liquidação e data da última rolagem.
Como interpretar as informações de um calendário econômico?
Para interpretar os dados fornecidos por um calendário económico, devemos ter em conta 2 aspectos anteriores :
1.- Que tipo de variável ou indicador estamos monitorando?
Existem indicadores defasados que medem o comportamento passado de uma variável, medem um evento que já ocorreu. A maioria das variáveis se enquadra nesta categoria: inflação, desemprego, PIB, etc.
Os indicadores de atraso são métricas que podem confirmar a mudança em vez de prevê-la .
No entanto, existem também indicadores avançados que, embora reflitam um valor, são utilizados para prever o comportamento futuro de outras variáveis. Aqui podemos citar os índices de confiança do consumidor e os índices de atividade dos gestores de compras (PMI), entre outros.
Os indicadores antecedentes podem ajudar a prever tendências nos negócios e na economia em geral .
2.- Qual o impacto que esta variável gera no preço de um determinado ativo?
Devemos levar em conta as possíveis relações causais que existem entre um indicador e um ativo do mercado de ações .
Da mesma forma, devemos observar o grau de importância que um indicador tem em termos da volatilidade que pode gerar nos mercados .
O uso do calendário econômico na tomada de decisões comerciais
Se você é comerciante varejista, siga as recomendações que vamos apresentar para um bom aproveitamento do calendário econômico :
- 1.- Estude as possíveis relações causais entre a variável que você vai monitorar e o preço do ativo que você opera, em particular, do ponto de vista macro e microeconômico.
- 2.- Realize backtesting manual para identificar possíveis padrões gráficos quando os dados de seu interesse forem publicados. É necessário revisar muitos gráficos para se ter uma amostra representativa.
- 3.- Lembre-se que você pode operar antes, durante e depois dos eventos. No entanto, recomendamos que você restrinja sua atividade até depois dos eventos. O mercado pode ir em qualquer direção a qualquer momento e não se importa com suas estratégias.
- 4.- Aprenda a “ficar do lado oposto” da maioria. Muitas vezes o mercado não reage de acordo com um indicador, principalmente quando o movimento é muito precoce. Não se esqueça da presença de traders institucionais e “market makers”. É muito comum que estes intervenientes movam o mercado na direção oposta à esperada, a fim de eliminar os stop-loss dos traders retalhistas inexperientes. Deixe o mercado lhe dizer para onde está indo.
- 5.- Controle o seu risco ao negociar eventos do calendário econômico. É aconselhável reduzir o tamanho das nossas posições em condições de alta volatilidade para evitar perdas muito grandes.
- 6.- Pratique sua estratégia de negociação em uma conta demo primeiro até dominá-la.
- 7.- Evite a todo custo se apegar a um único cenário, isso geralmente leva a perdas significativas quando algo diferente acontece. Abra sua mente: tudo pode acontecer.
Corretoras que oferecem calendário econômico
Entre as corretoras mais importantes que oferecem o calendário econômico podemos citar:
Identifique as principais variáveis e eventos que afetam seus ativos preferidos e aproveite o calendário econômico!