Como Investir em Algodão? Ações, ETFs e Derivativos

Só nos Estados Unidos, a indústria do algodão produz mais de US$ 21 bilhões em bens e serviços por ano , gerando cerca de 125.000 empregos em vários setores da indústria, de fazendas a fábricas de tecidos.

O algodão é uma das principais commodities agrícolas do mundo e , como tal, seu comércio pode oferecer oportunidades interessantes .

Explicaremos desde seus aspectos fundamentais, passando pelos determinantes do preço até os 4 ativos básicos para investir em algodão .

Introdução ao mercado de algodão

O algodão é uma matéria-prima agrícola composta pelas fibras naturais produzidas pela planta de mesmo nome , cujas variedades pertencem ao gênero Gossypium .

O algodão é composto de celulose, um composto orgânico insolúvel crucial para a estrutura da planta que Caracteriza-se por ser um material macio e esponjoso . O termo algodão refere- se à parte da planta que cresce dentro do capulho , que é o revestimento que recobre as fibras.

O algodoeiro é cultivado em regiões tropicais e subtropicais em todo o mundo .Requer muito sol, bem como um longo período sem geadas e uma boa quantidade de chuva. Geralmente é plantada entre março e junho de cada ano , mas quanto mais ao sul você for, mais cedo será a época de plantio .

Múltiplos setores econômicos se desenvolvem em torno desta cultura :

  • Cultivo de algodão .
  • Algodão processado .
  • Algodão orgânico . _ _
  • Óleo de semente de algodão .
  • Têxteis de algodão .
  • Fio de algodão .
  • beneficiamento de algodão .
  • Acessórios médicos e artigos de higiene pessoal.
  • Algodão doce .

Cada setor tem suas particularidades e pode oferecer interessantes oportunidades de investimento .

Variedades da planta de algodão

Embora existam dezenas de variedades do algodoeiro , apenas 4 são consideradas aptas para o comércio:

  • Arbóreo . Originalmente da Índia e do Paquistão , está entre as variedades de algodão de qualidade mais baixa . É feito de fibra curta e pouco resistente, por isso seu uso é baixo na indústria têxtil. Sua baixa qualidade não o torna um produto tão lucrativo.
  • Herbaceum . É originário da África e acontece o mesmo do caso anterior: é de fibra curta e pouco resistente, por isso ocupa o segundo lugar no ranking de qualidade do algodão .
  • Hirsutum . Esta variedade é nativa da América Central, Caribe, México e Flórida . Este é o tipo de algodão mais conhecido e utilizado mundialmente , pois é uma fibra extralonga muito versátil que dá origem a um tecido macio, fresco e resistente.
  • Barbadiano . Vem da América do Sul e da África . Assim como o Hirsutum, o Barbadense também é um algodão extralongo, muito útil para tecidos e roupas de alta qualidade. Este seria o algodão das roupas da mais alta qualidade . Embora sua origem esteja centrada na América , também é cultivada na Turquia e no Egito.

Como é produzido o algodão hoje em dia ?

A produção de algodão é um processo complexo que passa por várias fases :

  • Plante as sementes.
  • Recolher a colheita por meio de uma máquina de colheita .
  • Retire a cápsula da planta por meio de uma máquina separadora .
  • Enfardar e armazenar o algodão cru .
  • Processe o algodão em uma máquina de descaroçamento para remover sementes, poeira e fiapos.
  • Afofe, comprima e guarde o algodão .
  • Processo em uma máquina de cardar , que limpa ainda mais o material e transforma as fibras curtas em uma corda longa e sem torção, que está pronta para fiação e tecelagem.


A importância do algodão na indústria agrícola e têxtil

O algodão é uma das principais culturas da humanidade há milênios . Ao longo dos séculos, foram criadas ferramentas para agilizar seu processamento, principalmente durante a Revolução Industrial .

Dia a dia, o algodão é a fibra mais popular na indústria têxtil devido a 4 propriedades muito importantes : maciez, durabilidade, absorção e frescor.

Este material é usado para fazer roupas , tecidos e todo tipo de acessórios.

Em conjunto, as atividades agrícolas e têxteis relacionadas ao algodão empregam centenas de milhares de pessoas em todo o mundo , principalmente nas economias emergentes .

Nos Estados Unidos, a indústria do algodão responde por mais de 21 bilhões de dólares em produtos e serviços anualmente, gerando cerca de 125.000 empregos em setores industriais, desde fazendas até fábricas têxteis .

Isso explica o interesse em investir no algodão como alternativa no mercado de insumos agrícolas .

Principais produtores e exportadores de algodão

De acordo com o Report on World Cotton Markets and Trade , publicado em junho de 2023 pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos , os principais produtores globais por milhões de fardos de algodão ( 480 libras cada) são:

  • Chinês: 27,0 (23,1%)
  • Índia: 25,5 (21,8%)
  • Estados Unidos: 16,5 (14,1%)
  • Brasil: 13,25 (11,4%)
  • Paquistão : 5,9 (5,1% )
  • Austrália: 5,8 (5,0%)
  • Turquia : 3,5 (3,0% )
  • Resto do mundo: 19.271 (16,5%)

China e Índia respondem por 44,9% de toda a produção mundial de algodão .ah si Estados Unidos e Brasil respondem por 25,5%.

Por outro lado, vale ressaltar que esses países lideram os estoques de algodão no mundo, podendo influenciar a dinâmica do mercado e os preços.

É curioso que as exportações mundiais sejam lideradas por apenas 4 dos maiores produtores. Ou seja, Estados Unidos, Brasil, Austrália e Índia. Mais impressionante é o fato de que 4 dos maiores exportadores são 5 nações africanas: Benin , Mali , Burkina Faso, Costa do Marfim e Camarões .

Principais consumidores e importadores de algodão

Segundo o mesmo relatório, os principais consumidores por milhão de fardos de algodão ( de 480 libras cada) são

  • Chinês: 37,5 (32,1%)
  • Índia: 24,5 (20,9%)
  • Paquistão : 9,8 ( 8,4 %)
  • Bangladesh : 8,1 (6,9%)
  • Turquia : 8,0 (6,8% )
  • Vietnã: 7,1 (6,1%)
  • Brasil: 3,3 (2,8%)
  • Uzbequistão : 3,3 (2,8% )
  • Indonésio: 2,3 (2,0%)
  • Estados Unidos: 2,2 (1,9%)
  • Resto do mundo: 10.898 (9,3%)

Mais uma vez, China e Índia aparecem como os maiores consumidores mundiais de algodão com 53,0% combinados .

As economias em desenvolvimento do Paquistão, Bangladesh , Turquia , Vietnã , Uzbequistão e Indonésia já respondem por 33,0% do consumo mundial .

Os processos econômicos sob a globalização tem sido tão alta que a China e a Índia não têm mais uma vantagem em custos trabalhistas tão altos quanto 2 décadas atrás .  A produção têxtil vem caminhando para essas economias em crescimento que aparecem no ranking .

Isso é confirmado pela revisão da composição das importações mundiais, onde A China é o maior importador, seguida por Bangladesh , Vietnã, Paquistão , Turquia , Indonésia, Índia, México e Tailândia .

Fatores que afetam os preços do algodão

Dentre os fatores mais importantes que afetam os preços do algodão, podemos citar os seguintes:

1- Inventários globais

O nível de estoques pode afetar drasticamente a dinâmica entre oferta e demanda. 

Quando os estoques são muito altos em relação ao uso do algodão , o preço tende a cair, enquanto se os estoques caírem muito, o preço pode subir .

A China, por exemplo, devido ao seu alto consumo, vem administrando uma política de acúmulo de grandes estoques de algodão .

2- Políticas comerciais

Em muitos países , Os governos muitas vezes subsidiam a produção de algodão para manter a oferta alta enquanto os preços permanecem estáveis ou em queda .

Os subsídios têm um grande impacto no mercado do algodão . Do mesmo modo, outras políticas comerciais protecionistas, como o estabelecimento de tarifas, podem afetar o comércio global .

3- Demanda global

A demanda mundial por algodão depende da saúde geral da economia .

Como roupas e outros produtos feitos de algodão representam itens discricionários , os consumidores podem optar por tecidos sintéticos mais baratos , como o poliéster , se a economia estiver fraca e não for possível comprar itens mais caros . _

4- Condições climáticas

Como acontece com todas as commodities agrícolas , o clima desempenha um papel importante na determinação dos preços do algodão .

O algodão precisa de um clima quente , chuvas adequadas e pouca ou nenhuma geada para crescer adequadamente .

As más condições climáticas em regiões de cultivo nos Estados Unidos, Índia ou China, por exemplo, podem criar escassez de oferta e picos de preços . Por outro lado, condições climáticas ideais podem gerar colheitas abundantes .

5- Preço dos produtos substitutos

Quando o preço dos produtos substitutos, como fibras sintéticas (poliéster , etc.) varia , pode causar um efeito que incentiva ou desestimula a produção de algodão . Assim, é preciso estar atento às mudanças nesses mercados alternativos.

Por outro lado, quando os preços do algodão caem muito, isso pode encorajar a substituição da cultura por produtos mais lucrativos .

6- Preços do petróleo

O algodão é uma cultura cara para produzir. A maquinaria e os veículos motorizados necessários para operar as fazendas representam um componente significativo dos custos gerais .

Máquinas e equipamentos requerem combustível, então os preços do petróleo bruto podem ter um grande impacto na produção de algodão .

Paradoxalmente , as fibras sintéticas são produzidas a partir do petróleo , então um aumento no preço do petróleo bruto pode encarecer o poliéster e aumentar a demanda por algodão .

7- Valor do dólar americano

A maioria dos produtos básicos , incluindo o algodão , são negociados em dólares americanos . 

Os compradores que compram algodão em outras moedas veem seu poder de compra aumentar quando o dólar está fraco e o contrário ocorre quando o dólar está forte .

8 – Algodão / Relação de Uso

índice de estoque/ uso de algodão , uma medida do peso dos estoques finais globais sobre o uso total de algodão doméstico.

O ciclo anterior de aumento ocorreu entre 2009 e 2011, quando a relação caiu de 56% em 2008/2009 para patamares de 39% e 43% nos 2 anos seguintes .

A partir daí , temos vários anos com estoques elevados que mantiveram os preços deprimidos. A política de altos estoques da China teve muito a ver com esse comportamento .

Porém, Entre 2020 e 2022, os estoques caíram de 94% para 70% e 74%, o que, entre outros fatores, levou os preços a novas máximas não vistas desde 2011 .

Instrumentos financeiros para investir em algodão

Nos mercados você encontra 4 instrumentos financeiros para investir em algodão :

Futuros de algodão

Trata-se de um acordo vinculativo entre duas partes para comprar e vender um ativo em uma data futura a um preço predeterminado .

Futuros são contratos de derivativos padronizados que são negociados em diferentes bolsas eletrônicas , como as mencionadas, NYMEX e ICE.

Investir em algodão através de futuros tem 2 grandes vantagens :

  • Os futuros são negociados em uma bolsa centralizada e regulamentada onde as negociações se cruzam, portanto, há grande transparência na precificação .
  • As comissões são bastante baixas em comparação com outros instrumentos, como CFDs.

Dentre os principais contratos que podemos citar temos :

  • NYMEX: TT
  • GELO: C. T.
  • NCDEX-Índia: ALGODÃO

Uma das corretoras onde você pode investir com segurança em futuros de algodão é a Interactive Brokers.

Ações relacionadas ao algodão

Não investimos no algodão como ‘ commodity ‘ , mas em uma empresa que participa da cadeia de valor dessa matéria-prima.

Indústria algodoeira podemos encontrar empresas como :

  • Namoi Cotton Co-Operative Ltd. (Austrália-ASX: NAM).
  • Shandong Swan Cotton Industrial Machinery Stock Co. Ltd. (Xangai: 603029).
  • Vietnam Cotton JSC (Vietnã: BVN).
  • Bach Tuyet Cotton Corp. (Vietnã: BBT).
  • Surya Lakshmi Cotton Mills Ltd. (Índia-NSE: SLCM).
  • Ambika Cotton Mills Ltd. (Índia-NSE: AMBK).
  • Cottonindo Ariesta Tbk PT (Indonésia: KPAS).

Entre as empresas mais importantes que podemos citar no setor têxtil estão:

  • Ralph Lauren Corp. Classe A (NYSE: RL) .
  • Columbia Sportswear Company (NASDAQ: COLM).
  • Gildan Activewear Inc. (NYSE: GIL).
  • Hanesbrands Inc. (NYSE: HBI).
  • PVH Corp. (NYSE: PVH).

ETFs sobre ativos de algodão

Os ETFs mais importantes que investem em algodão são

  • iPath Série B Bloomberg Cotton Subindex Total Return ETN (NYSE: BAL)
  • WisdomTree Cotton (Londres: COTNC )

CFDs sobre ativos de algodão

CFDs ou Contratos por Diferença são Derivativos que permitem especular sobre o preço, mas sem realmente adquirir o ativo subjacente . .

Para investir em algodão temos CFDs que seguem contratos futuros e CFDs que seguem ações de empresas que participam da cadeia de valor do algodão .

Você deve observar que, ao contrário dos futuros, os CFDs não são negociados em um único mercado . Pelo contrário, O corretor será aquele que fará a contrapartida de todas as suas operações .

Além disso, As comissões que os corretores cobram para negociar ativos de algodão são baseadas no spread , que pode ser oneroso.

*A única corretora autorizada pela CVM a oferecer CFDs e Forex no Brasil é a ActivTrades.

Como você viu, o setor é mais amplo do que parece à primeira vista e oferece uma variedade de opções para investir em algodão em empresas de todo o mundo .

A manufatura mudou-se para a Ásia há muitos anos e não há nada que sugira que ela retornará …

Se você pensa em investir em empresas de bolsas de valores emergentes , estude cuidadosamente seu comportamento ao longo do tempo e especifique as particularidades de cada país .

Artigos Relacionados