logo RankiaBrasil

Como investir em computação quântica? 3 ações interessantes

investir em computacao quantica

Cada semana surgem novas notícias sobre o despertar tecnológico que estamos vivendo, e conceitos como Inteligência Artificial, Blockchain ou RNA Mensageiro, já parecem fazer parte do mainstream investidor.

A velocidade é tal que se você piscar, perde. E com isso, de repente o Google apresentou Willow, o primeiro chip quântico que promete levar não apenas a informática, mas qualquer outro processo tecnológico avançado a um nível completamente novo (e ainda desconhecido).

Assim, neste artigo nos aprofundamos no conceito de investir em computação quântica: o que significa esse conceito? Quais são suas utilidades? Mas o mais importante de tudo, Existem alternativas de investimento neste campo inovador?

Como podemos investir em computação quântica?

Antes de começar a análise, quero ser transparente com você: não sou um consultor financeiro profissional. Meu objetivo é compartilhar informações e análises baseadas em fontes confiáveis para ajudá-lo a tomar decisões informadas. No entanto, esta é apenas uma opinião, e eu o encorajo a fazer sua própria pesquisa antes de investir.

E agora sim, vejamos três alternativas. A primeira, já mencionei, você conhece e usa todos os dias. Quanto à segunda e terceira, são apenas adequadas para viciados em adrenalina.

Alphabet (GOOGL)

Willow é o novo chip quântico apresentado pela Alphabet (controladora do Google).
Willow é o novo chip quântico apresentado pela Alphabet (controladora do Google).

Sem dúvida, é a notícia. Desde que, há uma semana e meia, a Alphabet Inc., a matriz do Google, apresentou seu novo chip quântico Willow, as ações da empresa subiram 12% (incluindo uma alta intradiária de 5,32%). É que este processador pode realizar em cinco minutos cálculos que a um supercomputador tradicional levariam 10 septilhões de anos, superando amplamente a idade do universo.

Embora a Alphabet não tenha especificado aplicações imediatas para esta tecnologia, o anúncio disparou suas ações para máximos históricos. E não é para menos, a empresa revelou que conseguiu encadear 'qubits' em 'Willow' de forma que os índices de erro diminuem à medida que seu número aumenta, corrigindo falhas em tempo real.

Quanto aos seus resultados, uma empresa bastante saudável como rainha indiscutível do negócio de buscas online:

  • BPAs e EBITDA: completamente crescentes, e cada vez de forma mais acentuada. Com um crescimento apenas do último ano de 23% (EBITDA). Isso evidentemente, não é devido ao novo chip, mas ao seu negócio de publicidade online, no entanto, as expectativas do mesmo já começam a se refletir em sua cotação.
Resultados financeiros da Alphabet (GOOGL) | Fonte: Seeking Alpha
Resultados financeiros da Alphabet (GOOGL) | Fonte: Seeking Alpha
  • Dividendos: a partir de 2024, a megacorporação já distribui dividendos, com uma rentabilidade por dividendo de apenas 0,4% e um payout de 10%. Pode parecer pouco, mas é uma raridade entre as empresas que não param de reinvestir em tecnologia.

De fato, a nível técnico, a empresa rompeu máximos com vela de decisão, volume (círculo vermelho) e força relativa (círculo verde). Posteriormente, e como costuma ser habitual, fez um throwback até seu suporte (linha vermelha), onde há uma boa oportunidade de entrada, antes que pudesse continuar subindo.

Gráfico do preço e da cotação do Google | Fonte: ProRealTime
Gráfico do preço e da cotação do Google | Fonte: ProRealTime

IonQ (IonQ)

IonQ Logo
IonQ Logo

E se Google era o cavalo tranquilo, mas que atenção, se valorizou 40% no que vai do ano. Atenção porque agora mesmo te apresento a IonQ (IONQ), uma das poucas empresas listadas na bolsa que se dedicam exclusivamente ao negócio da computação quântica, e que só no trecho dos meses finais de 2024, chegou a se valorizar mais de 200%.

Gráfico do preço e da cotação da IonQ | Fonte: ProRealTime
Gráfico do preço e da cotação da IonQ | Fonte: ProRealTime

Indico esta empresa para viciados em adrenalina financeira, no entanto, como acontecia com Rocket Lab USA, no dia que falávamos de investir no espaço, ainda tem muito a demonstrar, e suas impressionantes valorizações se devem mais do que nada às incríveis expectativas em relação ao crescimento da computação quântica.

Ainda assim, para quando fizer o retrocesso pertinente (algo que já começou), poderia ser uma alternativa a considerar para o próximo ciclo de alta do setor que falamos hoje, quando possivelmente já comece a apresentar lucros.

Portanto, no que diz respeito aos resultados financeiros, o que falamos, simplesmente expectativas, e muito alavancamento em I+D. Embora como uma boa notícia de esperança futura, devemos acrescentar que já começa a apresentar lucros brutos crescentes.

D-Wave Quantum

D-Wave Quantum
D-Wave Quantum

Se a IonQ chamou atenção por seus movimentos explosivos, tanto de alta quanto de recuo, agora te apresento a D-Wave Quantum (QBTS), que é um pouco mais do mesmo, mas queria que você tivesse outra empresa nativa da computação quântica no radar.

Como você poderá ver no gráfico a seguir sua valorização foi ainda mais impressionante, chegando a alcançar cerca de 500% em apenas um mês. E a razão foi novamente a mesma: uma forte expectativa de uma empresa cujos fundamentos são ainda mais fracos que a anterior, o que se traduziu em um forte recuo, que poderia chegar a muito mais abaixo.

Gráfico do preço e da cotação da D-Wave | Fonte: ProRealTime
Gráfico do preço e da cotação da D-Wave | Fonte: ProRealTime

E é que, como acontece com tantas empresas disruptivas de tecnologia avançada, D-Wave ainda tem muito a provar. Sua cotação atual reflete mais as expectativas sobre o futuro da computação quântica do que resultados sólidos. De fato, se olharmos para seus resultados, veremos uma situação promissora, embora de alto risco. Por um lado, já está apresentando lucros brutos crescentes, mas por outro precisa continuar escalando seu investimento em I+D, em um mercado tão incipiente quanto o da computação quântica. De EBITDAs e balanços, melhor nem falarmos.

Por último, deixo você com uma tabela de outras empresas consolidadas ou não, que também estão fazendo importantes avanços em matéria de computação quântica.

Ações de computação quânticaTickerISIN
IBMIBMUS4592001014
IntelINTCUS4581401001
HoneywellHONUS4385161066
Quantum ComputingQUBTUS74766W1080
NvidiaNVDAUS67066G1040

Com tudo, se eu mencionei essas duas empresas, que muitos investidores poderiam catalogar como chicharros, não é porque oferecem oportunidade de entrada no contexto atual, já que seus fundamentos não estão de forma alguma alinhados com suas cotações, mas pela oportunidade que poderiam representar, seja a médio prazo, seja em relação ao próximo ciclo de alta deste setor, e quem sabe, até lá talvez já consigam mostrar rentabilidade ou um crescimento mais tangível. Isso sim, antes de entrar, pelo menos nas duas empresas que desenvolvi, considero que seria melhor esperar um pouco mais até que terminem de tocar o fundo.

ETFs: como se expor à computação quântica?

O setor de computação quântica ainda é emergente e não há ETFs 100% dedicados a essa tecnologia. No entanto, investidores podem se expor a esse mercado através de ETFs focados em semicondutores e tecnologia avançada, que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da computação quântica. Aqui estão algumas opções relevantes:

Defiance Quantum ETFQTUMComputação Quântica e Machine Learning
VanEck Semiconductor ETFSMHSemicondutores
iShares Semiconductor ETFSOXXSemicondutores
ARK Innovation ETFARKKTecnologia Disruptiva

Embora não sejam específicos para computação quântica, esses ETFs de semicondutores investem em empresas como Nvidia, Intel e IBM, que estão na vanguarda do desenvolvimento dessa tecnologia. Se quiser complementar sua estratégia, alguns ETFs de inteligência artificial podem ser interessantes, já que a IA e a computação quântica se beneficiam mutuamente.

O que é computação quântica?

A computação quântica é um campo emergente da tecnologia que utiliza os princípios da física quântica para processar informações de maneira muito mais eficiente do que os computadores tradicionais.

Ao contrário dos computadores clássicos, que usam bits para representar informações como 0 ou 1, os computadores quânticos usam qubits, onde a informação pode estar em múltiplos estados ao mesmo tempo graças à superposição e ao entrelaçamento quântico.

Isso permite realizar cálculos complexos a uma velocidade exponencialmente mais rápida, abrindo a porta para avanços significativos em áreas como a inteligência artificial, a criptografia, a simulação de moléculas e a otimização de sistemas.

Por que tem atraído tanta atenção nas últimas semanas?

É certo que falamos de um setor completamente emergente, e portanto volátil e muito exposto a qualquer adversidade no ciclo econômico, mas suas possibilidades são elevadas devido a três motivos:

Abre uma nova era tecnológica

Facilmente, para que nos entendamos. A tecnologia moderna se baseia em uma série de dispositivos de tipo semicondutor chamados transistores.

Desde os primeiros transistores inventados em 1947 por John Bardeen, Walter Brattain, que tinham 5 centímetros, a indústria tem estado em constante avanço, e com ela o progresso humano. Assim, nos anos 60 foi introduzido o silício e a invenção do circuito integrado (IC), o que permitiu reduzir o tamanho dos mesmos, e portanto, sua eficiência. Hoje em dia, os dispositivos mais avançados são produzidos por empresas como Nvidia (NVDA) com um tamanho entre 3 e 5 nanômetros.

Réplica do primeiro transistor de contato desenvolvido na Bell Labs em 1947 | Fonte: Europa Press
Réplica do primeiro transistor de contato desenvolvido na Bell Labs em 1947 | Fonte: Europa Press

Mas o problema é que estávamos nos aproximando do limite físico da miniaturização, o que representava uma barreira para o próximo salto tecnológico.

Bem, essa barreira é rompida pela computação quântica, que é capaz de interpretar diferentes unidades de informação de forma simultânea graças à superposição quântica. Isso significa que não estamos mais limitados a apenas zeros e uns, abrindo um novo campo para o processamento de dados.

Tecnologia de uso transversal

Assim como o investimento em inteligência artificial está se mostrando prático em muitos campos como defesa, saúde, criação de conteúdo, etc., a computação quântica também repercutirá e melhorará nosso nível de eficiência em múltiplos campos, como por exemplo:

  • Simulação molecular e química: permite simular moléculas complexas e reações químicas em níveis de detalhe impossíveis para os computadores clássicos. Isso poderia revolucionar áreas como a medicina (descoberta de medicamentos) e os materiais avançados.
  • Criptografia: com o uso de algoritmos quânticos, a segurança dos sistemas atuais pode ser ameaçada, mas também permitirá criar novos sistemas de criptografia quântica que seriam quase impossíveis de hackear, dado nosso conhecimento tecnológico atual.
  • Desenvolvimento de novos materiais e energia: as simulações quânticas podem ajudar a projetar materiais mais eficientes, como baterias de alta capacidade, supercondutores, ou o potencial da própria IA.

E bem, poderíamos falar de outros campos como a otimização na alocação de recursos logísticos, a análise financeira ou o processamento de dados científicos.

Volume de negócios

E o mais importante, mas qual é a previsão de crescimento desse setor? Evidentemente, ao falar de algo tão volátil, devemos ser cautelosos.

No entanto, algumas consultorias como a International Data Corporation (IDC), estimaram que desde 2020, este mercado poderia multiplicar-se por 20 vezes para alcançar os 7,6 bilhões de euros em 2027, ou seja, um crescimento anual médio (CAGR) de 50%.

Outras consultorias, um pouco mais comedidas, consideram que o CAGR médio dos próximos anos, dadas suas aplicações transversais (machine learning, finanças, melhorias de sistemas), poderia chegar a ser de 30%

CAGR da indústria de computação quântica (2022 - 2032) | Fonte: market.us
CAGR da indústria de computação quântica (2022 - 2032) | Fonte: market.us
  • Baixas comissões de trading.
  • Ampla gama de produtos.
  • Juros de até 4,83% em contas em USD e 3,49% em euros.
Visitar

Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.

Melhores corretoras
Publicidade