Bolsa
Quando é necessário financiar um projeto, as empresas, organizações ou proprietários devem considerar diferentes tipos de cálculos antes de investir.
Um deles é o Custo Médio Ponderado de Capital ou CCPP, cuja utilidade permite prever, com uma pequena margem de erro, o retorno do investimento.
Se você tem um plano em mente e quer saber em que momento será rentável adquirir fontes de financiamento ou prêmios, candidatar-se ao CCPP pode ser a solução. Portanto, revisaremos sua fórmula matemática em conjunto com sua função empresarial.
Também conhecido como WACC (Custo Médio Ponderado de Capital), é um cálculo matemático simples para determinar a rentabilidade e/ou desempenho de um investimento em um projeto que está pronto para ser financiado.
Normalmente, as grandes empresas ou proprietários procuram diferentes fontes de financiamento para lançar uma estratégia ou projeto. Isto significa que o CCPP irá abranger e expressar numa percentagem específica quanto custará investir nestes nichos de financiamento.
Em retrospectiva, pondera todas as fontes de capital e os seus custos, incluindo ações ordinárias, ações preferenciais, títulos e qualquer outro instrumento financeiro, sem responsabilidade pela métrica CCPPv
Para dizer que uma margem CCPP é aceitável, o imposto de ponderação ou o resultado final do cálculo deve ser inferior à rentabilidade do projeto a ser financiado. Portanto, é aqui que entram outros conceitos-chave, como o TMAR (Minimum Oil Return Tax) e um imposto legal sem risco.
Ou seja, CCPP ou WACC são dois recursos utilizados pela empresa durante sua operação. No entanto, também é definido como um retorno do ponto de vista de dois financiadores, acionistas e credores.
A importância do CCPP para as empresas é fundamental para organizar a sua estrutura económica e financeira. Além deste indicador, é oferecida uma métrica bastante precisa relativamente ao custo de acesso ao financiamento empresarial de fontes terceiras.
Como já explicamos, o custo total será expresso em ponderação ou percentual acelerado. Quanto menor o valor, significará que será mais barato para a empresa buscar financiamento para gerir projetos futuros ou para o desenvolvimento do seu negócio.
Visto de outro ângulo, estamos perdendo quantas oportunidades o investidor tem e quais são os riscos. Ao mesmo tempo, enfatiza a rentabilidade a longo prazo de uma empresa que seja economicamente viável num projeto ou oportunidade.
Além disso, para saber o valor do CCPP, todas as fontes de capital de uma empresa devem ser incorporadas. Somente anos normais, anos preferenciais, títulos e qualquer outra divisão de longo prazo.
Quando a análise do CCPP for realizada juntamente com o resultado ponderado, os gestores poderão tomar as decisões econômico-financeiras correspondentes ao desenvolvimento corporativo.
Também conhecida como sigla CPPC (Weighted Average Capital Cost), é uma fórmula matemática que promove um indicador financeiro. Conforme descrevemos nos parágrafos anteriores, o resultado obtido é expresso em percentagem e posteriormente analisado a frio.
Por sua vez, a fórmula CCPP é um meio de dois tipos de financiamento, cada um dos quais é ponderado pela sua utilização proporcional numa determinada situação. Tomando uma média ponderada, podemos concluir quanto uma empresa deve por cada dólar que financia.
O cálculo leva em consideração fatores de financiamento: valores, tributos legais e efeitos fiscais. O que foi dito acima obriga a dedicar tempo a um estudo onde se combinam diferentes fontes e escolher aquela que tem o menor valor.
A expressão matemática do CCPP é:
CCPP = Ke E/(E+D) + Kd (1-T) D/(E+D),
Onde:
Ressalta-se que, mesmo que CCPP ou WACC representem a mesma coisa, este último pode ser aplicado como imposto de desconto. Não definitivo, deve ser utilizado para fluxos de caixa com riscos semelhantes aos da empresa em geral.
Portanto, para expressar a matemática do WACC, aqui está:
Onde:
O custo de capital (Re) pode ser um pouco difícil de calcular, pois tecnicamente não existe um valor explícito. Quando as empresas pagam de forma dividida, o valor que pagam tem associada uma taxa legal de imposto pré-determinada. Esta divisão depende do tamanho e da duração, embora o valor seja relativamente fixo.
Por outro lado, pelo contrário, o capital próprio da empresa não tem um preço específico que a empresa deva pagar. No entanto, isso não significa que não haja custo para o seu capital próprio.
Uma vez que os acionistas esperam receber um certo retorno sobre os seus investimentos numa empresa, o imposto de retorno exigido pelos acionistas é uma preocupação do ponto de vista da empresa.
Se a empresa não entregar o retorno esperado, os acionistas simplesmente venderão as suas ações, levando à diminuição do preço das ações e do valor da empresa.
O custo de capital, então, é essencialmente o montante que uma empresa deve gastar para manter um preço durante anos que satisfaça os seus investidores.
Paralelamente, calcular o custo da divisão (Rd) é um processo relativamente simples. Para fazer isso, utilize os impostos de mercado que uma empresa paga atualmente sobre seus rendimentos. Se a empresa estiver pagando um imposto diferente do imposto de mercado, você poderá estimar um imposto de mercado adequado e substituí-lo em seus cálculos.
Como complemento, existem deduções fiscais disponíveis sobre os pagamentos legais, que muitas vezes beneficiam as empresas.
Por isso, o custo líquido da divisão de uma empresa é o valor dos dois impostos que ela está pagando, menos o valor que economizou em impostos em decorrência de dois pagamentos de impostos deduzidos dos impostos. É por esta razão que o imposto sobre os apóstolos de divisão é Rd* (1 – imposto sobre sociedades).
A utilização do método CCPP não possui condições mínimas ou recomendações exigidas. Portanto, sua aplicação é necessária para saber qual será o retorno mínimo esperado para que a empresa assuma custos de financiamento em novos projetos.
Ao mesmo tempo, o CCPP proporciona uma visão objectiva da economia e da gestão económica da corporação. Consequentemente, assim como estabelece o que pode ser rentável para ela, também indica quais projetos não o são ou não o são.
Resumindo, o CCPP de uma empresa é o retorno total exigido para ela. Por meio da lógica matemática, os diretores das empresas utilizarão cálculos internamente para tomar decisões, como esclarecer a viabilidade econômica de operações, projetos e outras oportunidades de expansão.
Depois de sabermos como é calculado o CCPP, veremos agora o que as pessoas que fazem com frequência:
O CCPP também pode ser utilizado como um imposto mínimo através do qual as empresas e os investidores podem medir o retorno sobre o capital investido (ROIC). Como não bastasse, o CCPP também é essencial para realizar cálculos de valor econômico adicionado (EVA).
Após explicar exatamente a fórmula de cálculo deste indicador e explicar seus elementos, veremos um exemplo prático. Não vamos nos aprofundar no desenvolvimento matemático, ele servirá para nos contextualizar e nos familiarizar com a área do CCPP.
Então, digamos que uma empresa produza retornos de 20% e tenha um WCC de 11%. Isso significa que a empresa é protagonista de um retorno de 9% para cada dólar investido. Parafraseando, para cada dólar gasto, você está criando nove centavos de valor agregado.
Assim, o seu percentual de desempenho é superior ao CCPP ou WACC, o que é positivo para a continuidade do seu financiamento. Ao mesmo tempo, concluí que o projeto é economicamente viável para o avanço de dois negócios.
Caso contrário, se o desempenho da empresa for inferior ao WACC, a empresa estará perdendo valor. Se destilarmos retornos de 11% e um WACC de 17%, perderemos seis cêntimos por cada dólar gasto, indicando que os potenciais investidores estariam melhor colocados no seu dinheiro local.
A fórmula CCPP parece mais fácil de calcular do que realmente é. Como certos elementos da fórmula, como os custos de capital, não são valores consistentes, existe uma margem de erro tangencial que pode resultar em números imprecisos.
É claro que tanto o CCPP quanto o WACC podem ajudar a fornecer informações valiosas sobre uma empresa, devem sempre ser usados em conjunto com outras métricas para compilar um cenário mais completo sobre investir ou não em um projeto.
Para concluir, a despesa de capital ponderada (CCPP) é um imposto de referência utilizado pelas empresas para avaliar o custo de todos os recursos utilizados para funcionar ou operar.
O CCPP representa o custo para a empresa, mas para o acionista e investidor simboliza o retorno total que está sendo obtido. Embora o seu cálculo pareça fácil, na verdade requer a gestão de informações de outras fórmulas e indicadores financeiros para reduzir a margem de erros tangíveis.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.