logo RankiaBrasil

O que é Earning Yield? O inverso do PER

Rendimento dos Lucros

O índice de retorno sobre o investimento é um indicador que reflete o lucro gerado pela empresa para cada euro investido em uma de suas ações. Este indicador é avaliado com base no comportamento histórico de seu valor.

Se invertermos o índice PER obtemos o índice de retorno sobre o investimento. Ou seja, um é o inverso do outro.

Fórmula do índice de retorno sobre o investimento

O índice de retorno sobre o investimento avalia o lucro que uma ação teve nos últimos 12 meses e o compara com o preço de mercado por ação.

Índice de Retorno sobre o Investimento = Lucro por ação / Preço de cotação

Quando as empresas costumam manter uma política de dividendos estável de um ano para outro, o índice de retorno sobre o investimento pode ser considerado como uma renda fixa que o investidor obtém.

Algumas empresas (como as elétricas) oferecem um retorno sobre dividendos semelhante ao que poderia ser obtido em títulos de renda fixa.

Os investidores que preferem este tipo de alternativas, de risco mais baixo e retorno mais seguro, buscarão um alto índice de retorno sobre o investimento.

No entanto, um investidor também pode obter lucros com a valorização da ação, ou seja, pode vender sua participação a um preço maior do que o preço de compra.

Estes investidores, com menor aversão ao risco, buscarão empresas com potencial de crescimento, mas não necessariamente com um alto índice de retorno sobre o investimento.

Lembre-se que o preço da ação depende do valor da empresa, que, por sua vez, costuma ser calculado com base nos fluxos de receita esperados para o futuro.

Então, podemos resumir o que foi explicado da seguinte maneira:

  • Investidor conservador: Busca ações com alto índice de retorno sobre o investimento, embora não se espere uma valorização muito alta da cotação.
  • Investidor agressivo: Prefere ações com altas expectativas de valorização, embora seu índice de retorno sobre o investimento não seja muito alto.

Deve-se levar em conta, além disso, que um alto índice de retorno sobre o investimento pode ser consequência de a empresa estar distribuindo uma alta porcentagem de seus lucros como dividendos, mas não está retendo lucros para investir e continuar crescendo. E o contrário, com um índice baixo, pode ser devido a retenção de muito lucro para reinvesti-lo.

Sobrevalorizada ou subvalorizada

Um baixo índice de retorno sobre o investimento pode indicar que a empresa está sobrevalorizada, levando em conta seu preço atual (quanto maior o preço, menor o índice).

Da mesma forma, um alto índice de retorno sobre o investimento pode refletir que as ações estão subvalorizadas (quanto menor o preço, maior o índice).

No entanto, a situação da empresa deve sempre ser analisada de perto (por isso devemos enfatizar que estamos falando de possibilidades). Um baixo índice de retorno sobre o investimento pode ser devido ao fato de que o preço da ação é alto porque o mercado espera um aumento nos lucros da empresa, ou seja, porque as expectativas são boas.

O retorno sobre o investimento em uma empresa consolidada

Outro ponto a considerar é que a análise do resultado do índice de retorno sobre o investimento pode depender do momento em que a empresa se encontra. Ou seja, se é pequena e está em fase de expansão (portanto, são esperadas altas taxas de crescimento) ou se já tem muito tempo no mercado e está consolidada.

Assim, de acordo com o portal Investopedia, se estamos diante de uma empresa madura com taxas de crescimento estáveis e relativamente pequenas, o resultado do índice pode nos ajudar nas decisões de trading.

Nesse cenário, de uma empresa consolidada, esperando-se pequenos crescimentos no futuro previsível, um retorno sobre o investimento superior ao usual pode indicar que os títulos estão sendo vendidos em excesso (subvalorizados) e que é provável sua recuperação. Isso, supondo que não haja notícias negativas para a empresa.

Vantagens e desvantagens do retorno sobre o investimento

Entre as vantagens do retorno sobre o investimento, podemos destacar:

  • Permite comparar empresas, principalmente se competem no mesmo setor e têm a mesma estrutura de financiamento.
  • As informações para calculá-lo estão disponíveis nas demonstrações financeiras da empresa.
  • Não é difícil calcular, é apenas uma divisão. Inclusive, pode ser calculado diretamente como o inverso do índice P/E.

No entanto, também tem algumas desvantagens:

  • Se são empresas muito diferentes, serão necessárias mais razões e dados para compará-las.
  • Um aumento ou queda na razão não pode ser interpretado por si só. É necessário saber se é o numerador (os lucros) ou o denominador (o preço) que foi modificado.
  • Em linha com o anterior, é uma razão que deve ser lida não de forma isolada, mas dentro do contexto da empresa. Inclusive, como mencionamos antes, depende do estágio de maturação em que a empresa se encontra.

Exemplo

Se uma empresa tem um preço de cotação de 30 euros por ação e tem lucros de 2 euros por ação, dizemos que tem um PER de 15 (30 dividido por 2), portanto, a ação tem um “earning yield” de 3,33% (1/15).

Este resultado pode ser interpretado da seguinte forma: Para cada euro investido para comprar ações da empresa, esse investimento gera um lucro por ação de 0,0666 euros ou aproximadamente 6,66 centavos de euro.

  • Baixas comissões de trading.
  • Ampla gama de produtos.
  • Juros de até 4,83% em contas em USD e 3,49% em euros.
Visitar

Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.

Melhores corretoras

A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.

Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.

Publicidade