Bolsa
Na hora de investir na bolsa a médio e longo prazo, existem vários tipos de estratégias de investimento: crescimento, dividendos, value investing, GARP, buy and hold, etc. Na maioria delas, será necessário realizar uma análise fundamental para determinar se as ações, de uma ou outra empresa, são adequadas para a estratégia de investimento que seguimos.
Isso não quer dizer que as ações de uma empresa só possam ter lugar em um tipo de estratégia de investimento em bolsa. Por exemplo, uma empresa adequada para a estratégia baseada em dividendos também pode ter lugar em um portfólio Buy and Hold.
O investimento indexado é uma estratégia de investimento que consiste em investir em índices de ações por ETFs ou fundos de investimento indexados que replicam automaticamente o seu índice de referência.
Esta estratégia de investimento nasce da impossibilidade de muitos investidores e gestores de superar o mercado (índice de ações) constantemente e ano após ano. Também conhecida como investimento passivo, as vantagens do investimento indexado são, principalmente, a diversificação que se consegue com o investimento em um único ativo e as poucas complicações que envolvem investir em fundos indexados, pois não precisaremos analisar as empresas que compõem cada índice individualmente.
CONTINUE APRENDENDO: Fundos Indexados vs ETFs
O investimento em valor ou value investing é uma estratégia de investimento que visa investir em empresas que estão sendo negociadas a preços especialmente atraentes. O Value Investing aproveitará ao máximo as diferenças que o mercado oferece entre preço e valor intrínseco. O objetivo deste tipo de investimento é comprar ações quando estão sendo negociadas com um desconto significativo em relação ao valor intrínseco, ou seja, com uma margem de segurança significativa. Posteriormente, as ações serão vendidas quando atingirem o valor intrínseco ou quando o superarem em uma porcentagem determinada, por exemplo, 10%. Em resumo, o value investing consiste em comprar barato e vender caro.
Para encontrar o valor intrínseco, o valor pelo qual uma empresa deveria ser negociada, devemos realizar uma análise fundamental das demonstrações financeiras da empresa em questão. Só assim poderemos saber quando estamos comprando com desconto.
CONTINUE APRENDENDO: Melhoores Livros sobre Value Investing
O investimento contrarian consiste em investir em empresas que estão muito penalizadas pela conjuntura econômica, pelo ciclo de mercado ou por qualquer outro motivo. O investimento contrarian também consiste em investir em empresas que não estão na "moda" e para as quais existem motivos suficientes para acreditar que terão uma alta revalorização. Em suma, consiste em investir em empresas punidas no curto prazo.
A estratégia de investimento conhecida como growth ou investimento em empresas de crescimento tenta identificar empresas das quais se espera um grande crescimento nos próximos anos. Muitas vezes, essas empresas são pequenas e estão no mercado recentemente.
Por ambos os motivos, são empresas que negociam a preços elevados, devido às fortes expectativas de crescimento futuro. No entanto, essa expectativa de crescimento não precisa ser cumprida e o investimento nem sempre precisa dar certo. É por essas razões que essa estratégia geralmente tem um risco maior do que outras, embora, se acertar, geralmente obtenha grandes retornos.
No investimento em empresas de crescimento, além da análise fundamental, devemos realizar uma análise qualitativa do negócio para determinar se realmente é um investimento que pode crescer tanto no futuro.
A estratégia GARP está situada a meio caminho entre o investimento em valor e o investimento em crescimento. Em particular, a estratégia GARP escolhe empresas com expectativas de crescimento moderado que não são cotadas a preços excessivamente altos (como acontece em muitas empresas de crescimento) nem que são cotadas com desconto excessivo, eliminando empresas com pouca capacidade de crescimento.
A estratégia Buy & Hold consiste em comprar ações e mantê-las a longo prazo. Isso implica que as empresas escolhidas devem ter vantagens competitivas e que, de causas a efeitos, as mantenham a longo prazo.
Neste tipo de investimento, os preços de compra são menos importantes, uma vez que se busca uma alta valorização de longo prazo. A única razão para vender nesta estratégia é a deterioração dos fundamentos da empresa, o que implicaria a perda de vantagens competitivas e a diminuição do crescimento da empresa a longo prazo.
Em resumo, o Buy & Hold investe em empresas excepcionais, mesmo que sejam cotadas a preços altos, e nunca as vende. Segundo Warren Buffet, é melhor comprar empresas excepcionais a preços razoáveis do que empresas normais a preços de pechincha.
O investimento em dividendos visa investir em empresas que pagam um alto dividendo de forma recorrente e crescente ano após ano. Normalmente, estas empresas são grandes e estáveis, pois não têm muitas opções para crescer e distribuem grande parte do lucro aos seus acionistas na forma de dividendos.
O investimento neste tipo de empresas reinveste os dividendos recebidos em mais ações de empresas que pagam dividendos, de forma que cada ano a renda recebida em dividendos seja maior. Esta estratégia é utilizada como alternativa ao investimento em depósitos e ativos de baixo risco que proporcionam um retorno baixo, sendo uma estratégia focada a longo prazo.
As melhores empresas para implementar esta estratégia são empresas com lucros estáveis e, se possível, crescentes ano após ano. O requisito para investir em empresas sob esta estratégia é o retorno do dividendo e sua sustentabilidade. Se você quiser saber mais sobre dividendos, pode ler tudo o que você precisa saber sobre dividendos.
O investimento em empresas cíclicas consiste em comprar empresas na parte baixa do ciclo e vendê-las na parte alta do mesmo, quando a cotação é muito alta e muitos investidores esperam altos lucros prolongadamente. No entanto, a natureza das empresas cíclicas faz com que tenham lucros irregulares de um ano para outro, geralmente dependendo do preço de uma matéria-prima.
Portanto, investir em empresas cíclicas é geralmente feito no médio prazo, tentando determinar os momentos baixos e altos do ciclo para comprar e vender.
A estratégia de momentum consiste em abrir posições longas nas ações que tiveram uma maior valorização nos últimos 3-12 meses e mantê-las durante os próximos 3-12 meses. Esta estratégia provou ser rentável e foi amplamente estudada por Narasimhan Jegadeesh e Sheridan Titman.
Neste caso, o tipo de empresas e seus fundamentos são irrelevantes, só importa o fato de ter tido uma maior valorização nos últimos meses. As empresas típicas de uma estratégia de momentum são aquelas que estão passando por um bom momento, com lucros acima do esperado, que estão na moda, etc.
Investimento Indexado | Investir em índices de ações por ETFs ou fundos que replicam seu índice de referência | ||
Value Investing | Investimento em Valor. Investir em empresas com um preço atraente, aproveitando a diferença entre preço e valor intrínseco | ||
Contrarian | Investir em empresas penalizadas pelo mercado e esperar que suas avaliações melhorem. | ||
Crescimento | Investir em empresas que se espera que cresçam consideravelmente nos próximos anos | ||
GARP | Estratégia de investimento a meio caminho entre o value e o growth | ||
Investimento por dividendos | Investir apenas em empresas que distribuem dividendos recorrentemente | ||
Investimento em empresas cíclicas | Estratégia de investimento que consiste em comprar ações de empresas na fase baixa de seu ciclo e esperar que cheguem ao alto para vender | ||
Buy & Hold | Comprar e manter uma ação a muito longo prazo | ||
Momentum | Selecionar empresas que tiveram uma importante valorização nos últimos meses e manter posições por no máximo um ano. |
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.