ETFs
Os ETFs, ETPs e ETCs para investir em Bitcoin são produtos financeiros negociados em mercados organizados. Seu objetivo é tornar o investimento em um mercado não regulamentado, como o de criptomoedas, mais seguro, transparente, acessível e rentável (em termos de menores taxas).
Mas, existem realmente ETFs para investir em Bitcoin? Na verdade, não propriamente ditos. As criptomoedas estão aguardando o surgimento desse tipo de instrumento. No entanto, produtos análogos que oferecem as vantagens dos ETFs foram admitidos na Europa.
Nas melhores exchanges para investir em criptomoedas, você pode conhecer outras opções para comprar e vender Bitcoins.
ETP é a sigla para Exchange Traded Product, que pode ser traduzido como "produto negociado em bolsa".
Eles são produtos financeiros negociados em um mercado de valores, assim como ações. No entanto, neste caso, são instrumentos que replicam a evolução de um ativo financeiro ou de uma carteira de ativos financeiros (pode ser um índice, uma matéria-prima, uma moeda, etc.).
Há alguns anos, nos Estados Unidos, algumas empresas criaram ETFs sobre o Bitcoin e apresentaram solicitação formal à SEC (Comissão de Valores Mobiliários) para que fossem admitidos à negociação. No entanto, todos foram rejeitados, sob o pretexto de que o Bitcoin não era um produto regulamentado.
A questão é que, recentemente, as bolsas europeias admitiram a negociação desse tipo de produtos financeiros com criptomoedas.
Os ETPs são produtos negociados que possuem todas as garantias de transparência e segurança fornecidas pelos mercados financeiros regulamentados.
ETF corresponde a Exchange Traded Fund, ou seja, fundo de investimento negociado em bolsa. Como o nome indica, são fundos de investimento cujas cotas são negociadas em um mercado de valores. Portanto, os ETFs são produtos híbridos entre fundos de investimento e ações de bolsa.
O investimento é realizado por meio de uma corretora. É como comprar ações de uma carteira de investimento diversificada e com uma estratégia específica. Portanto, um ETF sobre o Bitcoin seria aquele que utiliza essa criptomoeda como ativo principal.
A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos está considerando aprovar esse tipo de produto negociado. Em outras palavras, nos últimos meses têm surgido produtos negociados em mercados regulamentados para investir em Bitcoin, porém, ainda estamos aguardando um ETF (no sentido estrito) para investir em Bitcoin.
Convivendo com os ETFs, existem os ETCs, que são produtos semelhantes. A única diferença entre um ETC e um ETF é que os ETCs buscam reproduzir a evolução de commodities.
Normalmente, os ETCs têm menor diversificação do que os ETFs, uma vez que os ETFs buscam reproduzir índices compostos por um conjunto de valores.
Os ETCs oferecem aos investidores vantagens em relação ao investimento em ativos digitais, como facilidade de negociação e custódia de ativos com respaldo e reembolso físico de nível institucional.
Uma vantagem adicional é que esses ETCs emitidos na Alemanha e sob a supervisão da regulamentação alemã são negociados na XETRA e nas bolsas de ETFs europeias. Antes dos novos ETCs para investir em criptomoedas, já existiam ETCs para Bitcoin, Ethereum, Litecoin e Bitcoin Cash, que são negociados na Deutsche Börse XETRA.
Há alguns meses, a ETC Group lançou novos ETCs de criptomoedas, incluindo Polkadot, Solana, Stellar, Tezos e Cardano. Eles são emitidos pela ETC Group com cotação primária em euros e dólares, e são comercializados e distribuídos pela HANetf.
A ETC Group é um reconhecido provedor de valores lastreados em ativos digitais institucionais, como os ETCs (Exchange Traded Commodities) de criptomoedas, que são negociados na Deutsche Börse XETRA, a plataforma eletrônica inovadora da Bolsa Alemã.
Por fim, os Exchange Traded Notes, ou notas negociadas, são emissões de dívida com o objetivo de reproduzir o desempenho de um índice ou de uma cesta de ações. O emissor promete o retorno do comportamento do ativo financeiro no vencimento.
Esse tipo de ETP também pode ter como estratégia a reprodução da evolução de commodities, moedas e até mesmo Bitcoin.
Normalmente, os ETPs ou produtos negociados sobre o Bitcoin são negociados nos mercados europeus como títulos de dívida ao portador garantidos que não geram juros (eles foram lançados no mercado suíço dessa forma). Ou seja, os ETNs costumam ser utilizados para investir em Bitcoin.
Deixando de lado os ETFs, pois ainda não foram criados produtos com essa estrutura jurídica para investir em Bitcoin, existem outros tipos de ETPs que desempenham a mesma função (atuam de forma semelhante, se não exatamente igual).
A seguir, veremos alguns dos ETPs que existem atualmente para investir em Bitcoin.
Este é o primeiro ETP a ser negociado na SIX Swiss Exchange (mercado suíço), lançado pela Bitcoin Capital. Não há dúvida de que se trata de um produto inovador, facilmente gerenciado tanto por investidores institucionais quanto por varejistas. A entidade FiCAS, pioneira na gestão desse tipo de produto de investimento em criptomoedas, é responsável pela administração.
Sua característica principal é ser um produto de gestão ativa, capaz de reagir às movimentações imprevistas do mercado. Sua infraestrutura e gestão de riscos o tornam um dos ETPs mais interessantes para investir em Bitcoin.
O BTCetc - Bitcoin Exchanged Traded Crypto (chamado de Bitcoin ETP) também foi lançado na Bolsa de Valores Suíça (SIX Swiss Exchange), líder mundial em produtos criptográficos regulados, embora atualmente também seja negociado em outros mercados europeus (na Deutsche Boerse, mais de um milhão de ações de BTCE são negociadas em um único dia).
Este produto foi lançado pela ETC Group, um dos seis provedores de ETPs para investir em Bitcoin neste mercado (no total, podem ser listados um total de 34 ETPs para investir em Bitcoin).
Trata-se de um produto listado que é 100% lastreado fisicamente pelo Bitcoin. Cada unidade concede ao titular o direito a uma quantidade predefinida de Bitcoins. O CEO da ETC Group, Bradley Duke, destaca a qualidade da proteção proporcionada pelo BTCE.
BTCetc - Bitcoin Exchanged Traded Crypto (BTCE) O BTCetc - Bitcoin Exchanged Traded Crypto (chamado de Bitcoin ETP) também foi lançado na Bolsa de Valores Suíça (SIX Swiss Exchange), líder mundial em produtos criptográficos regulados, embora atualmente também seja negociado em outros mercados europeus (na Deutsche Boerse, mais de um milhão de ações de BTCE são negociadas em um único dia).
Este produto foi lançado pela ETC Group, um dos seis provedores de ETPs para investir em Bitcoin neste mercado (no total, podem ser listados um total de 34 ETPs para investir em Bitcoin).
Trata-se de um produto listado que é 100% lastreado fisicamente pelo Bitcoin. Cada unidade concede ao titular o direito a uma quantidade predefinida de Bitcoins. O CEO da ETC Group, Bradley Duke, destaca a qualidade da proteção proporcionada pelo BTCE.
Seguindo a lista de produtos negociados para investir em Bitcoin, o 21Shares Short Bitcoin ETP busca fornecer um retorno inverso ao desempenho do Bitcoin ao longo de um dia. Ele obtém essa exposição por meio de empréstimos da criptomoeda para vendê-la simultaneamente no mercado.
Em outras palavras, estamos entrando no terreno da criptografia inversa, o que nos mostra que é possível investir em Bitcoin a descoberto sem o uso de derivativos financeiros. Simplesmente trata-se de comprar este ETP através de uma corretora.
Ele não é alavancado.
O Bitcoin Tracker One XBT Provider encerrou 2020 com um retorno de 262,29%. A empresa escandinava XBT Provider oferece acesso ao Bitcoin por meio deste ETP. A XBT Provider faz parte do Coinshares Group.
Este é o primeiro produto negociado com exposição ao Bitcoin, criado em 2015 e listado na Nasdaq OMX de Estocolmo. O certificado é denominado em coroas suecas, o que significa que há exposição ao risco cambial.
Os produtos de Bitcoin da XBT Provider foram os primeiros a atingir US$ 100 milhões.
A VanEck Vectors é uma criadora de ETFs, com fundação em 1955. A inovação e a busca por novas tendências caracterizam essa empresa, por isso ela se lançou nas novas estratégias de investimento com a criação desse instrumento financeiro negociado disponível para investir em Bitcoin.
Apresenta um ETN que é cotado em euros e negociado na Bolsa alemã, com uma valorização de 31,83% de 1º a 19 de janeiro de 2021.
O CoinShares Physical Bitcoin (com ticker BITC) é o novo ETP lançado por um dos principais criadores desses produtos: CoinShares. Assim como outros ETPs para investir em Bitcoin, ele pode ser encontrado negociado em euros, francos suíços, libras esterlinas e dólares americanos.
Sua operação também é baseada no respaldo físico do Bitcoin. Ele rastreia e mantém esse ativo. Foi lançado recentemente (no momento em que este texto está sendo redigido), aumentando assim a oferta de ETPs, ETCs e ETNs para investir em Bitcoin.
Aqui estão alguns dos ETFs que acompanham a cotação do Bitcoin e nos quais você pode investir:
Os ETFs de Bitcoin são fundos de investimento que acompanham o preço de mercado do Bitcoin (BTC), e quando o preço do Bitcoin sobe, o fundo também sobe, e se o preço do BTC cai, o ETF também cai. Esses tipos de fundos geralmente operam nos mercados de ações mais tradicionais e não podem ser investidos por meio de uma exchange de criptomoedas.
No caso dos reguladores nos Estados Unidos em 2021, eles finalmente deram permissão para a cotação do ProShares Bitcoin Strategy e do Valkyrie Bitcoin Strategy.
O ProShares Bitcoin Strategy ETF foi o primeiro ETF baseado em futuros de Bitcoin a ser lançado nos Estados Unidos, negociando na Bolsa de Valores de Nova York. No início de outubro de 2021, a SEC também aprovou um ETF vinculado ao Bitcoin da Volt Equity, que permitia que os investidores investissem em empresas com exposição ao Bitcoin.
O ETF Valkyrie Bitcoin Strategy foi lançado em 2021, negociando na Nasdaq com o ticker BTF. O lançamento ocorreu depois que a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos permitiu a cotação do ETF Valkyrie Bitcoin Strategy.
O Purpose Bitcoin ETF teve o privilégio de ser o primeiro fundo cotado que decidiu seguir o valor do Bitcoin. Esse ETF, listado pela Purpose Investments, é negociado com o ticker BTCC na Bolsa de Valores de Toronto (TSX), no Canadá, desde fevereiro de 2021.
O Evolve Bitcoin ETF foi listado na Bolsa de Toronto na mesma semana em que o Purpose Bitcoin ETF foi listado. Ele é negociado com o ticker EBIT.
O Cryptocurrencies ETF, outro ETF da Evolve, foi lançado na Bolsa de Toronto (TSX) em 29 de setembro de 2021, com o ticker ETC. Ele se destaca dos outros fundos por não seguir apenas o Bitcoin, mas também o Ethereum.
O Nasdaq Crypto Index ETF, lançado pela empresa brasileira Hashdex, é o primeiro fundo cotado que acompanha a cotação de uma cesta ou índice de criptomoedas, não apenas do Bitcoin.
A Austrália também possui seus primeiros ETFs australianos vinculados ao Bitcoin e Ethereum. A empresa 21Shares, emissora de produtos negociados em bolsa (ETP) sediada na Suíça, e a principal provedora de ETFs, ETF Securities, possuem dois fundos de investimento negociados com exposição rentável e direta a investimentos em criptomoedas.
Ambos os ETFs acompanham diretamente o preço do Bitcoin e Ethereum em dólares australianos, totalmente respaldados pelos ativos armazenados em cold storage pela exchange Coinbase.
O Hashdex Nasdaq Bitcoin Reference Price ETF se destaca da concorrência. Ele é o primeiro ETF do mundo a ser sustentável, com o objetivo de reduzir as emissões de carbono provenientes de suas operações. Portanto, o fundo investe 0,15% de seu patrimônio líquido anual em títulos de carbono e projetos para reduzir as emissões de carbono da rede blockchain. O fundo acompanha o índice de preço de referência do Bitcoin da Nasdaq.
A WisdomTree oferece oito ETPs sobre criptoativos, como SOLW, ADAW e DOTW. Além disso, possui os seguintes novos produtos:
É possível acessar os ETPs sobre criptoativos da WisdomTree por meio da Börse Xetra, SIX, a Bolsa de Valores Suíça e as bolsas da Euronext em Amsterdã e Paris.
Investir em criptomoedas, seja individualmente ou por meio de fundos, requer preparação tanto em termos de conhecimento sobre o assunto quanto em adaptar-se ao mundo das criptomoedas, que está cada vez mais presente em diversos setores que se ajustam a essa tecnologia e criptodivisas. Portanto, antes de investir nesse tipo de produto, é importante estar o mais preparado possível para evitar perdas financeiras.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.