Melhores ETFs para investir no NASDAQ100

NASDAQ100 é um índice de ações americano criado em 1985 que segue as cem maiores empresas não financeiras listadas na Bolsa de Valores Nasdaq, que é a segunda maior bolsa dos EUA, depois da NYSE.

Atualmente, as empresas com maior peso são tecnológicas, mas isso não sempre foi assim e nem todos os seus componentes são empresas desse setor. Por exemplo, já teve empresas como United Airlines, OReilly, PEPSICO ou Urban Outfitters.

NASDAQ100: Características, componentes e distribuição por setores e geográfica

Características do NASDAQ100

Os requisitos para entrar no NASDAQ100 são os seguintes:

  • Estar listado na Bolsa de Valores Nasdaq
  • Ter sido negociado por pelo menos 3 meses
  • Estar em dia com relatórios trimestrais e anuais
  • Não estar em processo de falência
  • Ter um volume diário de 200 mil ações
  • Se a empresa estiver fora dos EUA, então deve ter opções financeiras negociando em um mercado americano reconhecido
  • As cem empresas que atendem aos requisitos acima e que têm a maior capitalização são selecionadas

O índice tem um rebalanceamento anual em dezembro e uma ponderação por capitalização modificada, o que significa que a cada trimestre ajusta os pesos de seus componentes para que as maiores empresas não tenham influência excessiva no índice.

Componentes do NASDAQ100

A seguir estão as 30 primeiras posições do NASDAD100.

EmpresaTickerPeso %
Apple IncAAPL12.91
Microsoft CorpMSFT10.38
Amazon.com IncAMZN5.14
Alphabet IncGOOG3.34
Alphabet IncGOOGL3.24
NVIDIA CorpNVDA3.22
Tesla IncTSLA3.08
PepsiCo IncPEP2.38
Meta Platforms IncMETA2.22
Costco Wholesale CorpCOST2.02
Broadcom IncAVGO1.99
Cisco Systems IncCSCO1.89
T-Mobile US IncTMUS1.76
Texas Instruments IncTXN1.50
Adobe IncADBE1.45
Amgen IncAMGN1.45
Comcast CorpCMCSA1.44
Honeywell International IncHON1.36
Netflix IncNFLX1.30
QUALCOMM IncQCOM1.26


Distribuição por Setores e Geográfica do NASDAQ100

Como eu comentei no início, nem todas as empresas no índice são do setor tecnológico, embora a maioria seja. Na verdade, muitas do setor de consumo defensivo e discricionário também podem ser consideradas tecnológicas, como NFLX, TSLA ou AMZN.

Distribuição por Setores e Geográfica do NASDAQ100

Ao contrário do S&P500, o NASDAQ100 pode ter ações de empresas estrangeiras desde que cumpram o requisito mencionado acima. Por exemplo, JD, BIDU, ASML ou NTES. Mesmo assim, 97% ainda são empresas americanas.

Nasdaq empresas estrangeiras

Como investir no NASDAQ100?

Agora vem a parte mais interessante, como investimos neste índice?

Para investir no NASDAQ100, podemos fazê-lo através de Fundos de Investimento Indexados e também com ETFs indexados. Também é possível comprar contratos de futuros e opções financeiras que negociam no CME Group, mas isso deixamos para outra ocasião.

Temos várias alternativas e podemos dividi-las assim

Melhores ETFs que investem no NADASQ 100

Nombre del ETFTERDivisaOnde contratar
iShares Nasdaq 100 UCITS ETF0,33%GBP, USD, EURInteractive Broker
Invesco EQQQ Nasdaq-100 UCITS ETF0,30%GBP, USD, EURXP Investimentos
Lyxor Nasdaq-100 UCITS ETF0,22%USD, EURNu Invest
Amundi ETF Nasdaq 100 UCITS ETF0,23%USDAvenue
Amundi Nasdaq 100 UCITS ETF0,23%EURAdmirals
Xtrackers Nasdaq 100 UCITS ETF0,20%GBP, USD, EUR, CHFClear Corretora
Invesco NASDAQ-100 Swap UCITS ETF0,20%USD
Invesco Nasdaq-100 Swap UCITS ETF0,25%GBP, USD, EUR

Distribuição dos retornos do NASDAQ100

O gráfico a seguir mostra a distribuição dos retornos do NASDAQ100 para intervalos mensais. Isso é muito útil por 3 questões principalmente:

  • Podemos ter uma ideia de quais retornos são mais prováveis.
  • Quais retornos, tanto extremos positivos quanto extremos negativos, são incomuns e, portanto, haverá altas chances de reversão para a média após eles.
  • Quais retornos negativos são bastante comuns e, consequentemente, não nos assustemos quando os vemos.

A maioria dos retornos mensais está entre -8% e 11%. Isso nos diz que qualquer movimento mensal dentro deste intervalo não é incomum.

Nos últimos anos, o NASDAQ100 teve melhor desempenho do que o S&P500, mas é importante lembrar que os mercados são cíclicos e revertem para a sua média. Na próxima imagem vemos o retorno do preço de ambos os índices representados por seus respectivos ETFs.

Esta é a gráfica que geralmente e incorretamente usam para justificar que o NASDAQ é a melhor investimento. Não é apenas viés de disponibilidade e representatividade, mas também de abordagem. O gráfico de preços não é igual ao dinheiro investido. Se fizermos uma simulação com dinheiro como a da próxima imagem, podemos ver que o comportamento foi diferente.

O QQQ demorou mais de uma década para alcançar o SPY. O desempenho superior do NASDAQ100 foi a partir do meio de 2009. Por isso, antes de nos deixarmos levar pelos gráficos de preços, precisamos ver como o dinheiro investido se comportou e rever os retornos móveis para diferentes intervalos.

Conclusão

Não tudo o que brilha é ouro nem tudo o que teve desempenho notável recentemente o manterá infinitamente. O setor de tecnologia teve várias quedas severas além da bolha dotcom, portanto, não seria surpreendente ver outra no futuro. Quando? Não sei.

Por isso, é preciso ter estratégias que não dependam de adivinhar o que o mercado fará e quando o fará. É melhor que essas estratégias dependam do que está dentro do nosso controle, por exemplo, poupança, contribuições, alocação de capital, perfil de risco e volatilidade, rebalanceamentos, etc.

Artigos Relacionados

Melhores Emissores de ETFs
Quando pensamos em instrumentos de investimento fáceis de usar, pensamos imediatamente em ETFs. Estes instrumentos são, atualmente, os instrumentos com maior crescimento global. Hoje existem 9,7 biliões de dólares investidos nestes instrumentos no...