Trading
O açúcar é uma matéria-prima muito versátil cujo uso vai além de adoçar nossos alimentos e bebidas .
As aplicações dessa cultura são muitas, desde a preservação e fermentação de produtos alimentícios até a produção de etanol para uso na produção de combustíveis e como composto químico na indústria.
É justamente essa versatilidade que faz do açúcar um ativo valorizado pelos investidores .
Da mesma forma, melhorias nas técnicas de extração, produção e refino, tanto da cana-de-açúcar quanto da beterraba, tiveram um impacto positivo nos mercados globais nos últimos anos.
Para a safra 2023/2024, estima-se uma produção mundial de 187,9 milhões de toneladas de açúcar , 10,6 milhões de toneladas a mais que a safra anterior e um crescimento de 6,0%.
Se você quer aprender a investir em açúcar, fique conosco e aprenda os fundamentos, bem como os instrumentos financeiros que você pode negociar.
O açúcar é uma substância branca cristalizada de sabor adocicado que se obtém das plantações de cana-de-açúcar em países tropicais ou da beterraba sacarina em países de clima mais temperado.
A principal utilização do açúcar é como adoçante , razão pela qual é um componente muito popular da nossa alimentação diária.
No entanto, seu consumo excessivo está associado a diversas doenças como obesidade, diabetes e esteatose hepática, entre outras.
O processo de produção da cana ou beterraba inclui limpeza, cristalização e secagem, bem como a variação do teor de melaço. A partir daí, podem ser obtidas 3 variedades de açúcar:
Existem também outras variedades de açúcar disponíveis apenas para a indústria alimentícia.
O açúcar, em suas diferentes formas, é utilizado em diversas indústrias :
A consultoria Markets and Markets estimou que o mercado de açúcar industrial crescerá de US$ 46,4 bilhões em 2023 para US$ 59,1 bilhões em 2028 , para uma taxa de crescimento anual de 5%:
Juntamente com a China e a Índia, a região da Ásia-Pacífico detém a maior participação de mercado, ainda maior do que as participações da América do Norte e da Europa juntas…
As causas desse crescimento estão centradas no aumento da produção de açúcar industrial de beterraba, bem como de alimentos processados e derivados. O aumento do poder de compra na região asiática também influenciou.
Assim, investir em açúcar pode nos expor a um mercado em crescimento, o que é fundamental para identificarmos as melhores alternativas para alocar nosso capital .
A produção de açúcar abrange todo o mundo e é uma indústria agrícola vital, fornecendo uma matéria-prima essencial para uma ampla gama de produtos.
Cerca de 80% da produção mundial concentra-se em climas tropicais e subtropicais onde a cana-de-açúcar é cultivada , enquanto os 20% restantes provêm da beterraba açucareira cultivada em zonas temperadas.
De acordo com o Relatório sobre Mercados e Comércio Mundiais de Açúcar, publicado em maio de 2023 pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos , os 10 Maiores Produtores Mundiais de Açúcar em milhares de toneladas estimadas para a safra 2023-2024 são os seguintes:
Brasil e Índia lideram amplamente a produção mundial com 42 milhões e 36 milhões de toneladas, respectivamente . Ambas as nações respondem por 41,6% do total global.
A lista dos principais produtores é bastante heterogênea e conta com presença significativa de países emergentes, que ocupam 6 das 10 primeiras colocações .
Vale destacar que os principais exportadores mundiais de açúcar são Brasil, Tailândia, Índia e Austrália.
De acordo com o mesmo relatório, os 10 maiores consumidores mundiais de açúcar em milhares de toneladas estimadas para a temporada 2023-2024 são:
Total mundial: 180.045 (100,0%).
A Índia é o maior consumidor mundial de açúcar com 31 milhões de toneladas métricas, o que representa 17,2% do consumo global .
A União Européia, um bloco de países, ocupa o segundo lugar com 17 milhões de toneladas.
Segue-se a China e os Estados Unidos com 15,6 e 11,5 milhões de toneladas, respectivamente.
Esses 4 países concentram 41,7% de todo o consumo mundial de açúcar, por isso são players importantes no mercado .
Em relação às importações, Indonésia, China e Estados Unidos são os 3 países com maior peso.
São vários os fatores que podem alterar o preço do açúcar nos mercados . Entre os mais relevantes podemos citar:
1. Condições climáticas . Calor extremo ou chuva excessiva podem reduzir a produtividade das lavouras, diminuindo a oferta e elevando o preço.
2. Factores macroeconómicos . O comportamento das matérias-primas está intimamente relacionado ao nível de crescimento econômico, já que, em geral, este último acaba impulsionando o uso de produtos básicos por meio de maior consumo.
3. Preço do etanol . Um aumento na demanda por etanol exige uma quantidade maior de açúcar, o que significa um crescimento na demanda pela safra e preços mais altos.
4. Políticas comerciais . Os subsídios do governo podem incentivar os agricultores a produzir mais açúcar do que o mercado exige, gerando estoques mais altos e reduzindo os preços.
5. Preço das moedas . O valor do dólar americano tem papel fundamental, já que as matérias-primas são negociadas nessa moeda. Um dólar muito forte torna as importações do resto do mundo mais caras e aumenta o valor de suas exportações, enquanto o oposto ocorre com um dólar fraco.
6. Mudanças na dieta alimentar . Estamos cada vez mais conscientes de que o consumo excessivo de açúcar é bastante prejudicial à saúde. A longo prazo, isso pode afetar o consumo de açúcar devido a temores relacionados a doenças como diabetes, obesidade e fígado gorduroso, entre outras.
7. Fatores geopolíticos . Os chamados 'eventos do cisne negro', que causam perturbações negativas nos mercados de eventos políticos, militares, sociais, de saúde ou outros, podem afetar o comportamento das matérias-primas. Como exemplo disso temos a pandemia de Covid-19 em 2020 e a invasão russa da Ucrânia em 2022.
Todos esses aspectos podem afetar a oferta e a demanda de açúcar e, dessa forma, acabar influenciando os preços da matéria-prima.
Como você viu, o açúcar é uma cultura importante devido à sua versatilidade e múltiplas aplicações.
Se você está pensando em investir em açúcar, tem 4 instrumentos principais para isso :
Futuros representam um acordo vinculante entre duas partes para comprar e vender açúcar em uma data futura a um preço predeterminado .
Futuros são contratos de derivativos padronizados negociados em uma bolsa eletrônica, como a New York Mercantile Exchange (NYMEX) ou a Intercontinental Exchange (ICE), por exemplo.
Investir em açúcar através de futuros tem 2 vantagens:
Dentre os principais contratos que podemos negociar temos :
Uma das corretoras onde você pode investir com segurança em futuros de açúcar é a Interactive Brokers.
A compra de ações em dinheiro de empresas agrícolas e outros setores relacionados representa um investimento indireto no mercado de açúcar.
Nesse caso, não estamos adquirindo a matéria-prima, mas ações de empresas que produzem ou comercializam esse produto básico e seus derivados ou outras que participam da cadeia de valor.
Segue abaixo a lista de empresas direta e indiretamente relacionadas ao setor sucroalcooleiro:
Através de uma conta com um corretor regulamentado, você pode comprar todas essas ações e muito mais.
Entre os ETFs mais notórios sobre ativos de açúcar podemos citar :
Esses fundos têm grande peso de derivativos de açúcar, que buscam replicar o preço dessa safra.
Para investir em açúcar temos CFDs que seguem contratos futuros e CFDs que seguem ações de empresas que participam da cadeia de valor do açúcar.
Observe que, ao contrário dos futuros, os CFDs não são negociados em um único mercado. Pelo contrário, será a corretora que fará a contrapartida de todas as suas operações .
Além disso, as comissões que os corretores cobram para negociar CFDs sobre ativos de açúcar são baseadas no spread , que pode ser oneroso.
*A única corretora autorizada pela CVM a oferecer CFDs e Forex no Brasil é a ActivTrades.
Esperamos que este artigo seja um guia para se aprofundar no mercado e nos instrumentos financeiros disponíveis para investir em açúcar .
Recordamos que qualquer investimento comporta um risco inerente, pelo que é necessário salvaguardar o nosso capital através de regras de gestão monetária .
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.