Trading
As mudanças no estilo de vida dos consumidores e a tendência de optar por refeições leves e saudáveis estão estimulando a demanda por aveia em todo o mundo.
Graças à sua alta concentração de fibras e nutrientes, a aveia é um alimento ideal para equilibrar nossa dieta.
Se você está pensando em investir em aveia, o mercado global desse cereal deve chegar a US$ 9,46 bilhões até 2027, o que representa um crescimento médio anual de 7,3%.
Entre dezembro de 2020 e abril de 2022, os preços futuros da aveia atingiram a máxima recorde de US$ 8,11 por bushel, um aumento de 177,7%. Posteriormente, os preços ficaram bastante deprimidos, embora agora apresentem uma potencial tendência ascendente com um aumento de 46,8% nos últimos 3 meses.
Existem 4 principais instrumentos financeiros para investir em aveia. Se você quer saber quais são, fique conosco e continue lendo.
A aveia é uma variedade de cereal cultivada a partir da grama conhecida como Avena sativa, sua espécie original. Estima-se que a espécie selvagem de aveia já crescia na África Ocidental por volta de 12.000 AC.
Foi um dos últimos cereais a ser domesticado, pois em princípio e por vários milênios, foi considerado uma erva daninha nas lavouras de trigo e cevada.
Seu cultivo começou por volta de 1.500 aC, quando os agricultores do norte da Europa observaram que a aveia crescia melhor do que o trigo no clima frio e úmido.
Este cereal cresce melhor em zonas temperadas e é mais tolerante à chuva do que outros cereais, como o centeio, o trigo ou a cevada.
A aveia é um alimento nutritivo e integral, repleto de vitaminas, minerais e antioxidantes. Além disso, contém mais fibras e proteínas do que a maioria dos cereais.
Embora a aveia seja adequada para consumo humano, uma de suas aplicações mais comuns é como ração animal. No entanto, sua popularidade aumentou muito graças aos benefícios para a saúde associados ao seu consumo frequente, principalmente, um baixo nível de colesterol no sangue.
A popularidade e preferência por alimentos saudáveis está impulsionando o crescimento do mercado de aveia.
Um grande número de consumidores exige cada dia mais que alimentos e bebidas atendam a padrões precisos de saúde, bem-estar e sustentabilidade.
A aveia é amplamente utilizada como uma opção de café da manhã saudável devido ao seu alto valor nutricional. Ajuda a reduzir os níveis de colesterol, triglicerídeos e açúcar no sangue, enquanto, por outro lado, ajuda a controlar a obesidade devido ao seu alto poder de saciedade.
Dentre os setores industriais que comercializam produtos relacionados à aveia podemos citar:
Deve-se notar que a maior parte da aveia colhida é usada na alimentação animal. Nos Estados Unidos, essa proporção chega a impressionantes 95%.
Investir na aveia, por si só, representa uma aposta na alimentação animal e, em última instância, no consumo de carne. No entanto, na medida em que as novas tendências alimentares mais saudáveis forem consolidadas, o setor de alimentação humana continuará crescendo.
Todos os produtos derivados da aveia têm sua origem no grão cru, mas é o seu processamento que lhes confere formas, sabores e diversos usos. Aqui encontramos:
A aveia, em qualquer uma de suas apresentações, é comercializada através de diferentes canais de distribuição que permitem que esses produtos cheguem ao consumidor final.
A cadeia de valor da aveia começa com a produção. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos , os 10 principais países produtores de aveia em todo o mundo para a temporada 2023/2024 (em milhões de toneladas estimadas) são os seguintes:
O principal produtor de aveia em escala global é a União Européia com 7,4 milhões de toneladas, ou 32,9% do total mundial.
Eles são seguidos pela Rússia e Canadá, em segundo e terceiro lugares, com 4,1 e 3,0 milhões de toneladas, respectivamente.
Em quarto e quinto lugar estão Austrália e Brasil com 1,5 e 1,2 milhão de toneladas.
Esses 5 países são responsáveis por pouco mais de 3/4 da produção mundial de aveia, portanto devem ser considerados os players mais importantes do mercado.
De acordo com a mesma fonte, os 10 principais países consumidores de aveia em todo o mundo (em milhões de toneladas estimadas) são os seguintes:
A União Européia também ocupa o primeiro lugar como o maior consumidor de aveia do mundo, com 7,5 milhões de toneladas métricas, o que representa 32,2% do total global.
A Rússia e os Estados Unidos estão em segundo e terceiro lugares com 4,0 e 2,1 milhões de toneladas, respectivamente.
É impressionante que os Estados Unidos tenham saído do sétimo lugar entre os produtores para o terceiro lugar entre os consumidores. Sem dúvida, isso se deve ao peso de sua indústria e ao aproveitamento de quase toda a aveia para alimentar seus diversos rebanhos bovinos.
Na verdade, os Estados Unidos são de longe o maior importador de aveia do mundo, com 1,3 milhão de toneladas…
O Canadá e o Brasil ocupam o quarto e o quinto lugar com 2,0 e 1,2 milhões de toneladas, respectivamente.
Os primeiros 5 países cobrem 72,2% de todo o consumo mundial, por isso desempenham um papel fundamental na demanda de aveia.
O preço da aveia geralmente está relacionado ao preço de outros grãos, como milho, cevada ou trigo. A aveia é influenciada pelos mesmos fatores que afetam todas as commodities agrícolas, incluindo:
Mudanças nesses fatores podem gerar mudanças significativas no preço do cereal, portanto, investir em aveia pode nos permitir nos beneficiar dessas tendências.
Nos mercados você encontrará 4 instrumentos financeiros básicos para investir em aveia:
É um acordo vinculativo entre duas partes para comprar e vender aveia em uma data futura a um preço predeterminado.
Futuros são contratos de derivativos padronizados que são negociados em várias bolsas eletrônicas, como a Chicago Board of Trade (CBOT).
São operadas com margem (alavancagem), por isso seu risco é maior do que na operação de caixa. Além disso, você pode evitar a entrega física por meio do processo de renovação do contrato.
Investir em aveia através de futuros tem 2 grandes vantagens:
O principal contrato para negociar futuros de aveia é o seguinte:
Você pode investir em futuros na seguinte corretora: Interactive Brokers
Nesse caso, não investimos na aveia como 'commodity', mas em uma empresa que participa da cadeia de valor dessa matéria-prima agrícola.
Na indústria da aveia podemos encontrar empresas como:
Procure o melhores corretoras internacionais para comprar ações e selecione uma que se adapte às suas características.
Um ETF nada mais é do que um 'Exchange Traded Fund' e é um instrumento de investimento agrupado semelhante a um fundo mútuo. Os ETFs investem em um grupo específico de ativos, como ações, índices e futuros de aveia, em troca do pagamento de uma taxa de administração .
Infelizmente, não existem ETFs puros que invistam em aveia como ativo básico. No entanto, existem ETFs diversificados que rastreiam outros grãos e cereais, como trigo, milho e soja :
Esses ETFs podem ser usados para desenvolver estratégias inversas com aveia e seus produtos substitutos (milho, trigo, cevada). Ou seja, investir em outras culturas quando a aveia tem um prêmio muito grande sobre seus concorrentes.
Se você deseja encontrar um bom intermediário, deixamos o link para o Melhores Corretoras para Investir em ETFs no Brasil
CFDs ou Contratos por Diferença são derivativos que permitem especular sobre o preço, mas sem realmente adquirir o ativo subjacente .
Eles também são negociados na margem e seu risco é bastante alto devido à alavancagem. Grandes ganhos podem ser obtidos, mas as perdas potenciais aumentam na mesma proporção .
Para investir em aveia temos CFDs que seguem contratos futuros e CFDs que seguem ações de empresas que participam da cadeia de valor da aveia.
Você deve observar que, ao contrário dos futuros, os CFDs não são negociados em um único mercado. Pelo contrário, será a corretora que fará a contrapartida de todas as suas operações .
Da mesma forma, as comissões que as corretoras cobram para negociar com ativos de aveia são baseadas no spread , que pode ser oneroso.
Revise os melhores corretores internacionais para negociar CFDs de aveia. Um dos poucos intermediários que podem negociar legalmente esse derivado no Brasil é ActivTrades
A aveia é um cereal completo e balanceado que proporciona inúmeros benefícios à saúde, além de ser um dos principais alimentos utilizados para o gado.
Assim, essa cultura se beneficia indiretamente da demanda por carne, bem como das novas tendências alimentares mais saudáveis .
Esses motivos podem justificar o investimento em aveia para diversificar nosso portfólio além das ações e títulos tradicionais.
Com base no seu perfil, tolerância ao risco e estratégia, determine se a aveia é um ativo adequado para você. Você pode investir diretamente por meio de derivativos ou indiretamente por meio de ações que participam da cadeia de valor da aveia .
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.